FLÁVIO DE CARVALHO: EROTISMO E CONTEMPORANEIDADE

Publicado em 17/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1124-2

Título do Trabalho
FLÁVIO DE CARVALHO: EROTISMO E CONTEMPORANEIDADE
Autores
  • Leandro Sousa Alves
Modalidade
Apresentação oral
Área temática
Artes da Cena e seus Modo(s) de fazer e Maneira(s) de existir
Data de Publicação
17/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/epa-ufu-encontro-de-pesquisas-em-andamento-2024-478671/945522-flavio-de-carvalho--erotismo-e-contemporaneidade
ISBN
978-65-272-1124-2
Palavras-Chave
Flávio de Carvalho, erotismo, transgressão, cena contemporânea.
Resumo
Este trabalho é um desdobramento da pesquisa de doutorado, em fase inicial, intitulada O escandaloso corpo do sul do mundo: o erotismo em cena e na construção cultural brasileira. A pesquisa reflete sobre o erotismo como elemento estético e político na criação de artistas do corpo no Brasil. Para isso, esta investigação fundamenta- se nos estudos e reflexões sobre erotismo de Geoges Bataille e na trajetória artística de Flávio de Carvalho, com o objetivo de identificar e relacionar elementos comuns entre os dois pensadores, refletir sobre a potência e as reverberações da transgressão em cena e levantar questões sobre a práxis da arte contemporânea. O multiartista Flávio de Carvalho desenvolveu seu trabalho em muitas linguagens diferentes. Entre essas linguagens destaco: as artes visuais, a arquitetura, a cenografia, a dramaturgia, o teatro e a performance. Aqui, decido olhar para suas práticas no campo da performance e do natimorto Teatro da Experiência. Carvalho (1931) e Bataille (1987) relacionam diretamente a religiosidade ao campo erótico. Carvalho (1931) através da performance Experiência Nº 2. reflete sobre sua ação ao caminhar em sentido oposto em uma procissão de Corpus Christi e as reverberações nos transuentes. O artista utiliza termos e ideias relacionados à libido e à violência na sua reflexão. Do mesmo modo, Bataille (1987) vê o erótico como o rompimento dos pactos sociais e o gozo como momento de arrebatamento, enxergando na experiência da fé o mesmo princípio. Desse modo, coloco-me a pensar sobre as práticas artísticas contemporâneas e o contexto político- religioso que vivemos em diálogo com os escritos dos pensadores estudados. Bibliografia BATAILLE, G. O Erotismo. Trad. Antônio Carlos Viana. São Paulo: LePM editora, 1987. CARVALHO, Flávio de. A Origem Animal de Deus e O Bailado do Deus Morto. São Paulo: Difel, 1973. ____________________. Experiência Nº 2. São Paulo: Irmãos Ferraz, 1931. LEITE, Rui Moreira. Flávio de Carvalho (1899-1973): entre a experiência e a experimentação. 1994. 2 v. Tese (Doutorado em história da arte) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Título do Evento
EPA - Encontro de Pesquisas em Andamento 2024
Cidade do Evento
Uberlândia
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro de Pesquisas em Andamento (EPA) do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC - UFU)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALVES, Leandro Sousa. FLÁVIO DE CARVALHO: EROTISMO E CONTEMPORANEIDADE.. In: Anais do Encontro de Pesquisas em Andamento (EPA) do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC - UFU). Anais...Uberlândia(MG) UFU, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/epa-ufu-encontro-de-pesquisas-em-andamento-2024-478671/945522-FLAVIO-DE-CARVALHO--EROTISMO-E-CONTEMPORANEIDADE. Acesso em: 01/07/2025

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