PODCAST OU AUDIODRAMA? A MISE EN SCÈNE COM NÃO ATORES 60+ A PARTIR DO TEATRO ESTÁTICO DE MAURICE MAETERLINCK

Publicado em 17/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1124-2

Título do Trabalho
PODCAST OU AUDIODRAMA? A MISE EN SCÈNE COM NÃO ATORES 60+ A PARTIR DO TEATRO ESTÁTICO DE MAURICE MAETERLINCK
Autores
  • Gabriel Fontoura Motta
Modalidade
Apresentação oral
Área temática
Artes da Cena e seus Modo(s) de fazer e Maneira(s) de existir
Data de Publicação
17/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/epa-ufu-encontro-de-pesquisas-em-andamento-2024-478671/942872-podcast-ou-audiodrama--a-mise-en-scene-com-nao-atores-60-a-partir-do-teatro--estatico-de-maurice-maeterlinck
ISBN
978-65-272-1124-2
Palavras-Chave
Capitalismo Cognitivo; Ensino de Idiomas; Pulsão de Ficção; Sensibilidade Pedagógica; Teatro Online
Resumo
Este estudo investiga o processo criativo do audiodrama Los Ciegos, produzido no contexto do curso autoral de teatro online ¿Hablas Español?, focado no ensino do espanhol como língua estrangeira (ELE) com o uso do Teatro do Oprimido de Augusto Boal e dos Jogos Teatrais de Viola Spolin em tecnovívio (Dubatti, J, 2021). Participam do projeto indivíduos com mais de 60 anos, provenientes do programa de extensão "universIDADE" da Unicamp. O problema central da pesquisa questiona os impactos do “Capitalismo Cognitivo” na diminuição da percepção de alteridade em nosso “Corpo Vibrátil” (Rolnik, 2006). Busca-se explorar como o teatro, enquanto arte ancestral, pode auxiliar na crítica das narrativas sociais e digitais consumidas, promovendo criatividade, sensibilidade e expressão crítica. Resultados preliminares indicam uma melhora significativa nos sintomas de isolamento e depressão em um contexto pós-pandêmico, com conscientização sobre fake news, desbloqueio criativo e expressão pessoal. Referências: BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. DUBATTI, Jorge. Experiência teatral, experiência tecnovivial: nem identidade, nem campeonato, nem superação evolucionista, nem destruição, nem vínculos simétricos. Rebento, São Paulo, no. 14, Jan-Jun 2021. FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010. MAETERLINCK, Maurice. LOS CIEGOS. (1890) Versión libre del Teatro Matacandelas, Bogotá, Colômbia. Sobre traducciones de G. Martínez Sierra, Antonio Villasalva y Carlos Vásquez. Año 2001. ROLNIK, S. Cartografia sentimental. Porto Alegre: Sulina, 2006. SPERBER, Suzi Frankl. Does suspension of disbelief – and of belief - explain the phenomenon of welcoming fake news?” Published in IJAHSSS Journal, Volume 5 Issue 8, Debasthan, Assam, August 2020. Manuscript Id : 1179451192 / ISSN: 2582-1601 SPOLIN, V. JOGOS TEATRAIS: O FICHÁRIO DE VIOLA SPOLIN. Tradução: Ingrid Koudela. S.P.: Perspectiva, 2001. SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). Tradução de Raquel Imanishi Rodrigues. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
Título do Evento
EPA - Encontro de Pesquisas em Andamento 2024
Cidade do Evento
Uberlândia
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro de Pesquisas em Andamento (EPA) do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC - UFU)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MOTTA, Gabriel Fontoura. PODCAST OU AUDIODRAMA? A MISE EN SCÈNE COM NÃO ATORES 60+ A PARTIR DO TEATRO ESTÁTICO DE MAURICE MAETERLINCK.. In: Anais do Encontro de Pesquisas em Andamento (EPA) do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC - UFU). Anais...Uberlândia(MG) UFU, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/epa-ufu-encontro-de-pesquisas-em-andamento-2024-478671/942872-PODCAST-OU-AUDIODRAMA--A-MISE-EN-SCENE-COM-NAO-ATORES-60-A-PARTIR-DO-TEATRO--ESTATICO-DE-MAURICE-MAETERLINCK. Acesso em: 17/06/2025

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