INTELIGIBILIDADES DISCENTES NAS PRÁTICAS DO TEATRO IMAGEM: COMO AS IDENTIDADES DE GÊNERO E SEXUALIDADE SÃO COMPREENDIDAS EM UMA EREM DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE?

Publicado em 17/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1124-2

Título do Trabalho
INTELIGIBILIDADES DISCENTES NAS PRÁTICAS DO TEATRO IMAGEM: COMO AS IDENTIDADES DE GÊNERO E SEXUALIDADE SÃO COMPREENDIDAS EM UMA EREM DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE?
Autores
  • Guilherme Natan de Jesus Mergulhão
Modalidade
Apresentação oral
Área temática
Artes da Cena e seus Modo(s) de fazer e Maneira(s) de existir
Data de Publicação
17/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/epa-ufu-encontro-de-pesquisas-em-andamento-2024-478671/937683-inteligibilidades-discentes-nas-praticas-do-teatro-imagem--como-as-identidades-de-genero-e-sexualidade-sao-compre
ISBN
978-65-272-1124-2
Palavras-Chave
Escola, gênero e sexualidade, Teatro Imagem, inteligibilidades discentes.
Resumo
Esta pesquisa, viabilizada pela etapa 2023/2024 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco (PIBIC/UFPE), buscou compreender como os estudantes de uma Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) do Recife entendem as questões de gênero e sexualidade, especialmente sob o recorte do Teatro Imagem, de Augusto Boal. O projeto foi uma continuação da pesquisa desenvolvida ano passado, no mesmo programa, que investigava as inteligibilidades de professores acerca do assunto. As metodologias escolhidas desta vez foram as práticas artístico-pedagógicas teatrais, guiadas pelo viés do Teatro do Oprimido, e a aplicação de uma entrevista coletiva. Os dados extraídos tiveram uma análise feita a partir da presença da interdiscursividade nas falas discentes e do diálogo com eixos teóricos, como Boal (2019), que vai explicitar o significado social das suas práticas teatrais; Butler (2022), pilar importante para o debate acerca de gênero e sexualidade na contemporaneidade; Louro, Felipe e Goellner (2013), pesquisadoras que deslocam tais debates para a área pedagógica; e Miskolci (2015), defensor de uma educação associada aos preceitos da Teoria Queer. Foi constatado, sobretudo, que os discentes da instituição apresentaram-se curiosos para iniciar uma investigação prática e corporal sobre o debate de gênero e sexualidade. Em relação aos docentes, os estudantes mostraram ter discursos mais atualizados e progressistas sobre a sexo-gênero dissidência, além de advogarem pelo questionamento de sistemas discursivos que impõem padrões de uma heterossexualidade compulsória.
Título do Evento
EPA - Encontro de Pesquisas em Andamento 2024
Cidade do Evento
Uberlândia
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro de Pesquisas em Andamento (EPA) do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC - UFU)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MERGULHÃO, Guilherme Natan de Jesus. INTELIGIBILIDADES DISCENTES NAS PRÁTICAS DO TEATRO IMAGEM: COMO AS IDENTIDADES DE GÊNERO E SEXUALIDADE SÃO COMPREENDIDAS EM UMA EREM DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE?.. In: Anais do Encontro de Pesquisas em Andamento (EPA) do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC - UFU). Anais...Uberlândia(MG) UFU, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/epa-ufu-encontro-de-pesquisas-em-andamento-2024-478671/937683-INTELIGIBILIDADES-DISCENTES-NAS-PRATICAS-DO-TEATRO-IMAGEM--COMO-AS-IDENTIDADES-DE-GENERO-E-SEXUALIDADE-SAO-COMPRE. Acesso em: 30/07/2025

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