NÍVEL DE COMPLEXIDADE – A INVESTIGAÇÃO DE UM PROCEDIMENTO PARA PENSAR A CONSTRUÇÃO DA CENA ATRAVÉS DO JOGO

Publicado em 17/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1124-2

Título do Trabalho
NÍVEL DE COMPLEXIDADE – A INVESTIGAÇÃO DE UM PROCEDIMENTO PARA PENSAR A CONSTRUÇÃO DA CENA ATRAVÉS DO JOGO
Autores
  • Call Oliver
Modalidade
Apresentação oral
Área temática
Artes da Cena e seus Modo(s) de fazer e Maneira(s) de existir
Data de Publicação
17/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/epa-ufu-encontro-de-pesquisas-em-andamento-2024-478671/928298-nivel-de-complexidade--a-investigacao-de-um-procedimento-para-pensar-a-construcao-da-cena-atraves-do-jogo
ISBN
978-65-272-1124-2
Palavras-Chave
teatro-jogo, jogo, jogo teatral, encenação
Resumo
Caillois (1990) propõe uma categorização para esta atividade que nossa sociedade chama de jogo. Segundo o autor, o agrupamento onde encontramos aqueles jogos utilizados no teatro, em sua grande maioria, estão categorizados como mimicry (simulação). Nesta pesquisa o intuito principal, é colocar os jogos separados em outras categorias (agôn – competição, alea – acaso/azar e ilinx – vertigem) em fricção com estes, tão utilizados pelo teatro, a fim de rever, experimentar e mapear novas possibilidades de construção de cena através do jogo. A pesquisa nesta etapa, investiga qual o melhor caminho para propor este acumulo gradativo de focos durante o jogo em fluxo (nível de complexidade), a fim de permitir que o jogador tenha consciência dos múltiplos acontecimentos dentro e fora de uma cena, durante um compartilhamento. Onde a atenção do jogador deve focar durante o jogo? E quando algo imprevisto acontece, como pode o jogador manter focos específicos enquanto modula o acontecimento a favor da própria prática? Utilizando a perspectiva do sistema de jogos teatrais de Spolin (2028), a fim de repensar a utilidade do foco no jogo, a pesquisa irá se desdobrar para a separação do processo de criação e o compartilhamento cênico, na perspectiva do “Ator compositor” apoiado por Mateo Bonfito (2009), com o olhar para a encenação através do jogo, refletindo junto ao “Encenação em jogo” de Marco Bulhões Martins (2004), “Jogar, representar” de Jean-Pierre Ryngaert (2009), dentre outros autores que embasam a pesquisa. Bibliografia BONFITO, Mateo. O Ator compositor; São Paulo. Perspectiva, 2009. CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens. Lisboa. Cotovia, 1990. HUIZINGA, Johan. Homo Ludens; São Paulo. Perspectiva, 2000. MARTINS, Marcos Bulhões. Encenação em jogo; São Paulo. Hucitec, 2004. RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, Representar: prácas dramácas e formação. São Paulo: COSAC & NAIFY, 2009.
Título do Evento
EPA - Encontro de Pesquisas em Andamento 2024
Cidade do Evento
Uberlândia
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro de Pesquisas em Andamento (EPA) do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC - UFU)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVER, Call. NÍVEL DE COMPLEXIDADE – A INVESTIGAÇÃO DE UM PROCEDIMENTO PARA PENSAR A CONSTRUÇÃO DA CENA ATRAVÉS DO JOGO.. In: Anais do Encontro de Pesquisas em Andamento (EPA) do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC - UFU). Anais...Uberlândia(MG) UFU, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/epa-ufu-encontro-de-pesquisas-em-andamento-2024-478671/928298-NIVEL-DE-COMPLEXIDADE--A-INVESTIGACAO-DE-UM-PROCEDIMENTO-PARA-PENSAR-A-CONSTRUCAO-DA-CENA-ATRAVES-DO-JOGO. Acesso em: 21/06/2025

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