USUALIDADE DE EXPERIMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0188-5

Título do Trabalho
USUALIDADE DE EXPERIMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
  • Glaúcio Simão Alves
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Ensino de Ciências
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ensino-de-ciencias-e-seus-novos-horizontes-ii-edicao-391439/785125-usualidade-de-experimento-no-ensino-de-ciencias-nos-anos-finais-do-ensino-fundamental
ISBN
978-65-272-0188-5
Palavras-Chave
Ensino-Aprendizagem, Experimentos, Investigalção Científica, Metodologia Ativa.
Resumo
INTRODUÇÃO: O ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental visa promover a compreensão dos fenômenos naturais e desenvolver o pensamento científico nos alunos. Nesse contexto, os experimentos são ferramentas pedagógicas que estimulam a aprendizagem ativa, promovendo a investigação e a descoberta. Este trabalho discutirá a importância do ensino-aprendizagem por meio de experimentos no ensino de Ciências e apresentará experimentos inovadores que podem ser aplicados nesse contexto. OBJETIVOS: O objetivo principal deste projeto é promover o ensino-aprendizagem por meio de experimentos no ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental. Pretende-se despertar a curiosidade, o pensamento crítico e a participação ativa dos alunos, além de facilitar a compreensão de conceitos científicos. Busca-se também desenvolver habilidades práticas, como observação, coleta e análise de dados, e aperfeiçoar a capacidade dos alunos em identificar problemas e buscar soluções utilizando o método científico. METODOLOGIA: A metodologia adotada consiste na utilização de experimentos inovadores adaptados para o ensino de Ciências. Um exemplo é o experimento “Bexigas Solares”, que tem o objetivo de demonstrar o efeito da radiação solar no aquecimento do ar. Nesse experimento, os alunos enchem bexigas de diferentes cores e as expõem ao sol, observando a diferença de temperatura entre elas. Outro exemplo é o experimento “Reações Químicas Coloridas”, que explora as reações que ocorrem ao combinar diferentes substâncias químicas. Os alunos realizam misturas em tubos de ensaio, observando as mudanças de cor e identificando as reações químicas envolvidas. Adicionalmente, o experimento “Horta Vertical Sustentável” permite que os alunos cultivem plantas em espaços reduzidos, utilizando garrafas PET e técnicas de cultivo vertical. Neste experimento, os alunos aprendem sobre conceitos de sustentabilidade, nutrição vegetal e importância da agricultura urbana. RESULTADOS: Espera-se que a aplicação desses experimentos inovadores proporcione resultados positivos, como o aumento do interesse e envolvimento dos alunos no estudo de Ciências, bem como a melhoria da compreensão dos conceitos abordados. Por meio dos experimentos, os alunos têm a oportunidade de vivenciar situações científicas reais, como a observação, a manipulação de materiais e a coleta de dados. Dessa forma, desenvolvem habilidades práticas e cognitivas, como o raciocínio lógico e a capacidade de análise de resultados. CONCLUSÃO: Os experimentos inovadores representam uma forma eficiente e envolvente de promover o ensino-aprendizagem de Ciências nos anos finais do ensino fundamental. Através dos experimentos os alunos têm a oportunidade de explorar conceitos científicos de forma prática e lúdica. Além de estimular a curiosidade, o método científico e o pensamento crítico. Os resultados obtidos demonstram a importância de promover um ensino de Ciências mais participativo e significativo, possibilitando aos alunos uma aprendizagem mais completa e efetiva. Portanto, a adoção de experimentos inovadores no ensino de Ciências é crucial para despertar o interesse pela disciplina, aprendizagem e participação ativa em sala de aula.
Título do Evento
Ensino de Ciências e seus novos horizontes - II Edição
Título dos Anais do Evento
Anais do Ensino de Ciências e seus novos horizontes: compreendendo os avanços no século vinte e um
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALVES, Glaúcio Simão. USUALIDADE DE EXPERIMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: Anais do ensino de ciências e seus novos horizontes: compreendendo os avanços no século vinte e um. Anais...Belém(PA) Online, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ensino-de-ciencias-e-seus-novos-horizontes-ii-edicao-391439/785125-USUALIDADE-DE-EXPERIMENTO-NO-ENSINO-DE-CIENCIAS-NOS-ANOS-FINAIS-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL. Acesso em: 12/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes