A CONSTRUÇÃO DE TABELAS PERIÓDICAS A PARTIR DE MATERIAIS ALTERNATIVOS ENCONTRADOS NA ESCOLA

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0188-5

DOI
10.29327/1341337.1-6  
Título do Trabalho
A CONSTRUÇÃO DE TABELAS PERIÓDICAS A PARTIR DE MATERIAIS ALTERNATIVOS ENCONTRADOS NA ESCOLA
Autores
  • Tarcia Emanuella Oliveira Silva
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia)
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ensino-de-ciencias-e-seus-novos-horizontes-ii-edicao-391439/784527-a-construcao-de-tabelas-periodicas-a-partir-de-materiais-alternativos-encontrados-na-escola
ISBN
978-65-272-0188-5
Palavras-Chave
Ensino de Química, tabela periódica, materiais reciclados
Resumo
INTRODUÇÃO: Materiais didáticos alternativos são bons instrumentos nas ações didáticas em sala de aula, além de conseguirem mediar e auxiliar nos conhecimentos das aulas expositivas, proporcionando uma aprendizagem mais significativa. Além dos recursos didáticos já utilizados em sala de aula como livros didáticos e banners impressos, existem outras opções de materiais educativos que podem servir de suporte para os alunos. O ensino de Química descontextualizado sem metodologias e estratégias de ensino que motivem a aprendizagem, não conseguem estabelecer uma conexão entre o saber escolar e o cotidiano. A tabela periódica consiste em um instrumento indispensável nas aulas sobre assuntos químicos, entende-la facilita muito na abordagem dos conteúdos relacionados a disciplina. OBJETIVO: O objetivo desse trabalho foi a construção pelos alunos do 9º ano do ensino fundamental II de diversos modelos didáticos de tabelas periódicas com a utilização de materiais alternativos de baixo custo encontrados na escola. METODOLOGIA: Materiais didáticos alternativos são instrumentos que facilitam e auxiliam no contato dos alunos com as primeiras noções de Química. Durante as aulas de Ciências do 9º ano do ensino fundamental II, em uma escola pública estadual de São Paulo, os discentes foram estimulados a construírem modelos didáticos da tabela periódica com a utilização de materiais alternativos encontrados na própria escola, como caixa de ovos da merenda, latinhas de refrigerante, tampinhas de garrafa-pet descartadas no intervalo, palitos de churrasco e caixas de papelão, os alunos foram distribuídos em equipes e foi realizado um sorteio de qual material iria confeccionar o modelo, para que não houvesse repetição de materiais entre os grupos, assim foi possível estimular os alunos a construírem seu próprio modelo didático de estudo, promovendo a criatividade além de uma formação consciente e ecológica, pela utilização de materiais recicláveis. RESULTADOS: Como resultado desse trabalho foram construídas pelos alunos da turma do 9º ano do ensino fundamental II, modelos didáticos de tabelas periódicas, promovendo a criatividade o trabalho em equipe e o olhar para a utilização de recursos alternativos recicláveis. Além da construção da tabela estar associada ao contexto ambiental permitindo interligar diversos conteúdos como a reciclagem, a coleta seletiva, o impacto do lixo urbano, entre outros. A percepção dos elementos químicos que estão presentes no cotidiano, além de demonstrar que a ciência está em permanente mudança. CONCLUSÃO: Esse trabalho permitiu discutir com os alunos que os instrumentos didáticos de material reciclado são alternativos na aprendizagem dentro de uma perspectiva lúdica. A construção de tabelas periódicas utilizando materiais de baixo custo promoveu aos alunos trabalho em equipe, a divisão de tarefas e a aprendizagem através da experiência investigativa dos alunos somada ao conteúdo do livro didático, buscando orientá-los a serem sujeitos ativos de seu próprio conhecimento.
Título do Evento
Ensino de Ciências e seus novos horizontes - II Edição
Título dos Anais do Evento
Anais do Ensino de Ciências e seus novos horizontes: compreendendo os avanços no século vinte e um
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SILVA, Tarcia Emanuella Oliveira. A CONSTRUÇÃO DE TABELAS PERIÓDICAS A PARTIR DE MATERIAIS ALTERNATIVOS ENCONTRADOS NA ESCOLA.. In: Anais do ensino de ciências e seus novos horizontes: compreendendo os avanços no século vinte e um. Anais...Belém(PA) Online, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ensino-de-ciencias-e-seus-novos-horizontes-ii-edicao-391439/784527-A-CONSTRUCAO-DE-TABELAS-PERIODICAS-A-PARTIR-DE-MATERIAIS-ALTERNATIVOS-ENCONTRADOS-NA-ESCOLA. Acesso em: 17/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes