OBSERVANDO E ILUSTRANDO A BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0188-5

Título do Trabalho
OBSERVANDO E ILUSTRANDO A BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Daniela Sotério De Souza
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia)
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ensino-de-ciencias-e-seus-novos-horizontes-ii-edicao-391439/781344-observando-e-ilustrando-a-biologia--um-relato-de-experiencia
ISBN
978-65-272-0188-5
Palavras-Chave
Ensino; Ciência; Ilustrações.
Resumo
INTRODUÇÃO: O ensino de Biologia é difícil, tendo em vista a grande quantidade de conceitos que precisam ser trabalhados em sala. Uma alternativa para o ensino tradicional são as aulas práticas, e a Ilustração Científica (IC) é uma grande aliada no ensino de Biologia, ao simplificar muito dos conceitos científicos e portanto simplificando estes conhecimentos. OBJETIVOS: Relatar a experiência vivenciada durante uma aula sobre Ilustração Científica, ministrada em uma disciplina de eletiva. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo, adquirido durante a regência como Residente Pedagógica de Biologia, em uma aula realizada 30/10/2023, na disciplina de eletiva “Seres Fantásticos e Onde Habitam”, que inclui estudantes do 9º ano, 1º ano e 2º ano, na Escola Cidadã Integral Técnica Professor Lordão, Picuí (PB). RELATO DE EXPERIÊNCIA: Inicialmente a aula foi direcionada a uma exposição teórica sobre o tema IC, em que foi destacado sua importância como colaboradora na simplificação dos conceitos científicos. Além disso, nesta aula os discentes aprenderam as principais técnicas da IC, desta forma os mesmos puderam realizar suas próprias ilustrações. Após as exposições iniciais, os alunos foram orientados a sair da sala e buscar um ou mais elementos da natureza para que pudessem realizar a prática de IC. Por conseguinte, ao retornarem a sala cada um recebeu uma folha A4, para que pudessem fazer suas ilustrações a partir de suas observações ou registros. DISCUSSÃO: A maior parte das ilustrações foram de flores e folhas, que estão presentes dentro da escola. Além disso, os alunos também fizeram ilustrações de insetos, como borboletas, e também aracnídeos conhecidos do bioma Caatinga, o qual estão inseridos estas espécies. Este tipo de prática leva o aluno a refletir sobre a beleza do ambiente, mas também sobre a importância da preservação e conservação de espécies, além de desenvolver suas habilidades motoras e cognitivas. CONCLUSÃO: Observou-se que na utilização da Ilustração Científica os alunos demonstraram bastante interesse quanto à elaboração de suas ilustrações, de forma que todos buscaram aplicar as técnicas as quais foram apresentados. Como também, todos participaram de forma significativa da prática. Portanto, esta prática se mostrou uma excelente alternativa para o ensino de Biologia, uma vez que é uma prática que eleva o senso crítico dos jovens, os aproximando da natureza.
Título do Evento
Ensino de Ciências e seus novos horizontes - II Edição
Título dos Anais do Evento
Anais do Ensino de Ciências e seus novos horizontes: compreendendo os avanços no século vinte e um
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Daniela Sotério De. OBSERVANDO E ILUSTRANDO A BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais do ensino de ciências e seus novos horizontes: compreendendo os avanços no século vinte e um. Anais...Belém(PA) Online, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ensino-de-ciencias-e-seus-novos-horizontes-ii-edicao-391439/781344-OBSERVANDO-E-ILUSTRANDO-A-BIOLOGIA--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 13/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes