FÍSICA INTERATIVA: ABORDAGEM DIDÁTICA COM KAHOOT

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0188-5

Título do Trabalho
FÍSICA INTERATIVA: ABORDAGEM DIDÁTICA COM KAHOOT
Autores
  • Tiago Alves Pereira
  • Hidra Santana E Silva
  • Guilherme Melo Figueirêdo
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Ensino de Ciências
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ensino-de-ciencias-e-seus-novos-horizontes-ii-edicao-391439/779702-fisica-interativa--abordagem-didatica-com-kahoot
ISBN
978-65-272-0188-5
Palavras-Chave
Kahoot, Ensino, Física.
Resumo
INTRODUÇÃO: A pesquisa de novas e emocionantes formas de transmitir conhecimento é uma constante no sistema educacional moderno. A combinação de tecnologias e ferramentas interativas tem se mostrado uma estratégia eficaz para promover o aprendizado significativo neste contexto. OBJETIVOS: O objetivo desse relato é disseminar a área da Física Interativa e apresenta um método de ensino baseado no Kahoot, uma plataforma de aprendizado online nas turmas do ensino médio no estágio supervisionado do curso de Física do CESC UEMA na escola Thales Ribeiro Gonçalves. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A primeira coisa a fazer foi fazer quizzes específicos sobre o conteúdo de ondas. Os quizzes incluíam conceitos básicos como as características básicas das ondas e fenômenos mais complexos. O Kahoot oferece uma variedade de formatos para avaliar a compreensão dos alunos e permite perguntas de múltipla escolha, verdadeiras ou falsas, e até mesmo questões relacionadas. A sala de aula se transformou em um local vibrante durante o dia da atividade. Os alunos entraram na competição com uma energia contagiante. O ambiente competitivo do Kahoot tornou o aprendizado quase divertido, desafiando os alunos a responder rapidamente. DISCUSSÃO: Os resultados de cada pergunta foram mostrados imediatamente, levando a uma discussão imediata sobre as respostas corretas e incorretas. A utilização dessa técnica imediata ofereceu uma oportunidade valiosa para resolver questões e consolidar ideias, estabelecendo assim um ciclo contínuo de aprendizado. Uma das características mais notáveis foi a inclusão de líderes em tempo real que destacavam os alunos mais bem classificados na competição. Além de aumentar a competição, isso reconheceu publicamente o trabalho e o conhecimento dos alunos. Após a atividade, uma reflexão coletiva resultou em não apenas uma melhor compreensão do conteúdo das ondas, mas também um aumento significativo na confiança dos alunos no assunto. CONCLUSÃO: A utilização do Kahoot não apenas ajudou os alunos a superar a rotina da sala de aula, mas também reinventou a maneira como os alunos veem o desafio intelectual da física. Por fim, usar o Kahoot como uma ferramenta de ensino para abordar o conteúdo de onda em Física foi uma experiência enriquecedora e transformadora para os educadores e alunos. A atmosfera competitiva e envolvente criada pela plataforma reinventou a dinâmica da sala de aula e melhorou a compreensão das ondas por um longo período de tempo. A interatividade instantânea e a competição amigável não apenas quebraram barreiras de ensino convencionais, mas também incentivaram os alunos a se envolverem de forma ativa e entusiasmada.
Título do Evento
Ensino de Ciências e seus novos horizontes - II Edição
Título dos Anais do Evento
Anais do Ensino de Ciências e seus novos horizontes: compreendendo os avanços no século vinte e um
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Tiago Alves; SILVA, Hidra Santana E; FIGUEIRÊDO, Guilherme Melo. FÍSICA INTERATIVA: ABORDAGEM DIDÁTICA COM KAHOOT.. In: Anais do ensino de ciências e seus novos horizontes: compreendendo os avanços no século vinte e um. Anais...Belém(PA) Online, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ensino-de-ciencias-e-seus-novos-horizontes-ii-edicao-391439/779702-FISICA-INTERATIVA--ABORDAGEM-DIDATICA-COM-KAHOOT. Acesso em: 08/06/2025

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