ASTRONOMIA: AULA PRÁTICA COM O TELESCÓPIO PARA AS TURMAS DE FÍSICA DA UEMA

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0188-5

Título do Trabalho
ASTRONOMIA: AULA PRÁTICA COM O TELESCÓPIO PARA AS TURMAS DE FÍSICA DA UEMA
Autores
  • Tiago Alves Pereira
  • Guilherme Melo Figueirêdo
  • Hidra Santana E Silva
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Ensino de Ciências
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ensino-de-ciencias-e-seus-novos-horizontes-ii-edicao-391439/777247-astronomia--aula-pratica-com-o-telescopio-para-as-turmas-de-fisica-da-uema
ISBN
978-65-272-0188-5
Palavras-Chave
Astronomia, Física, Telescópio.
Resumo
INTRODUÇÃO: A astronomia, uma ciência milenar que desafia os limites da compreensão humana do vasto cosmos, tem se mostrado um campo de estudo fascinante e fundamental para o avanço do conhecimento científico. As aulas práticas são essenciais para a educação acadêmica, pois permitem aos alunos uma compreensão maior da área. OBJETIVOS: O presente trabalho examina a utilização do telescópio como ferramenta pedagógica para os alunos da área de física da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para aprender astronomia.RELATO DE EXPERIÊNCIA: A aula marcada apenas com os alunos que tinham interesse aconteceu no final da tarde. Às 17:20 estávamos com o telescópio montado e em cima da passarela do Mirante da Balaiada, sendo assim tivemos uma melhor observação dos corpos celestes. Começamos pela observação do sol já se pondo, alaranjado e desaparecendo aos poucos no horizonte. Logo depois com a explicação do professor configuramos o telescópio em direção a lua, onde pudemos observar as crateras e seu fraco brilho advindo da luz solar. Ainda foi observado mais algumas estrelas já que o céu estava com poucas nuvens. Na Universidade Estadual do Maranhão, usar um telescópio para ensinar foi uma experiência enriquecedora para os alunos de física. A escolha do local para realizar a aula no Mirante da Balaiada no final da tarde permitiu uma vista incrível do céu. DISCUSSÃO: A participação dos alunos envolvidos melhorou a qualidade da interação, o que permitiu uma integração eficaz entre teoria e prática. Uma compreensão gradual dos fenômenos astronômicos foi facilitada pela observação sequencial, que começa com o pôr do sol e prossegue até a lua e as estrelas. Além de melhorar o aprendizado teórico, a experiência despertou o interesse e a curiosidade pela astronomia, destacando o potencial do telescópio como uma ferramenta educacional útil. CONCLUSÃO: A combinação de teoria e prática, juntamente com a participação ativa dos alunos, demonstrou a importância dessa abordagem educacional. A experiência foi enriquecedora porque o local de observação foi escolhido cuidadosamente e os corpos celestes foram observados com cuidado. Os resultados mostram que o uso de um telescópio não apenas ajuda a ensinar em sala de aula, mas também desperta um maior interesse e apreciação pela astronomia.
Título do Evento
Ensino de Ciências e seus novos horizontes - II Edição
Título dos Anais do Evento
Anais do Ensino de Ciências e seus novos horizontes: compreendendo os avanços no século vinte e um
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Tiago Alves; FIGUEIRÊDO, Guilherme Melo; SILVA, Hidra Santana E. ASTRONOMIA: AULA PRÁTICA COM O TELESCÓPIO PARA AS TURMAS DE FÍSICA DA UEMA.. In: Anais do ensino de ciências e seus novos horizontes: compreendendo os avanços no século vinte e um. Anais...Belém(PA) Online, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ensino-de-ciencias-e-seus-novos-horizontes-ii-edicao-391439/777247-ASTRONOMIA--AULA-PRATICA-COM-O-TELESCOPIO-PARA-AS-TURMAS-DE-FISICA-DA-UEMA. Acesso em: 15/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes