AVALIAÇÃO EM PROFUNDIDADE DA POLÍTICA DE COTAS A PARTIR DAS TRAJETÓRIAS DE JOVENS ESTUDANTES DA UFC EM SITUAÇÃO DE POBREZA

Publicado em 15/09/2021 - ISSN: 2595-5187

Título do Trabalho
AVALIAÇÃO EM PROFUNDIDADE DA POLÍTICA DE COTAS A PARTIR DAS TRAJETÓRIAS DE JOVENS ESTUDANTES DA UFC EM SITUAÇÃO DE POBREZA
Autores
  • Vladinise Pinheiro de Sousa
  • Leila Maria Passos de Souza Bezerra
Modalidade
Resumos
Área temática
ST 10 - AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Data de Publicação
15/09/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/enepcp2021/363079-avaliacao-em-profundidade-da-politica-de-cotas-a-partir-das-trajetorias-de-jovens-estudantes-da-ufc-em-situacao-d
ISSN
2595-5187
Palavras-Chave
Avaliação de Políticas Públicas, Política de Cotas, Universidade Federal do Ceará.
Resumo
O presente trabalho apresenta como objetivo avaliar a Política de Cotas no contexto da Universidade Federal do Ceará, considerando as experiências dos (as) estudantes beneficiados (as) pela política, especificamente aqueles favorecidos pelas cotas destinadas a estudantes oriundos da escola pública e que possuem renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa. Dentre esse grupo de estudantes (beneficiados pela Cota L1), foram definidos dois cursos da UFC, Medicina e Direito. Visando compreender os diferentes sentidos e significados da referida política na UFC, esta pesquisa fundamentou-se na optou-se pela proposta avaliativa baseada na perspectiva contra-hegemônica de avaliação, a partir dos eixos analíticos da Avaliação em Profundidade, concebida por Rodrigues (2008) fundada no paradigma hermenêutico de Lejano (2012). Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, inserida no campo da pesquisa social em que foram utilizadas técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Para o alcance dos objetivos propostos, no intuito de analisar os principais normativos que regem a implantação do sistema de cotas, foram realizadas pesquisas documentais nos documentos oficiais da política. Para a coleta dos dados, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os atores fundamentais da pesquisa. Verificou-se que a política tem representado uma conquista para estudantes de escolas públicas, resvalando essa conquista às famílias e ao meio que fazem parte. Apesar da contribuição da Política de Cotas no sentido de inserção desses segmentos na universidade, destacou-se a necessidade de apresentar condições de permanência, que considerem as múltiplas configurações de pobreza que se apresentam aos (às) estudantes em situação de pobreza, que vão além da questão do ingresso.
Título do Evento
IV ENEPCP ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA DO CAMPO DE PÚBLICAS
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, Vladinise Pinheiro de; BEZERRA, Leila Maria Passos de Souza. AVALIAÇÃO EM PROFUNDIDADE DA POLÍTICA DE COTAS A PARTIR DAS TRAJETÓRIAS DE JOVENS ESTUDANTES DA UFC EM SITUAÇÃO DE POBREZA.. In: Anais do Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas. Anais...Brasília(DF) Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/enepcp2021/363079-AVALIACAO-EM-PROFUNDIDADE-DA-POLITICA-DE-COTAS-A-PARTIR-DAS-TRAJETORIAS-DE-JOVENS-ESTUDANTES-DA-UFC-EM-SITUACAO-D. Acesso em: 09/05/2025

Trabalho

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