“ENEM, CHEGO JUNTO, CHEGO BEM”: CONHECENDO E SUPERANDO OBSTÁCULOS DO ENSINO MÉDIO NO CEARÁ

Publicado em 15/09/2021 - ISSN: 2595-5187

Título do Trabalho
“ENEM, CHEGO JUNTO, CHEGO BEM”: CONHECENDO E SUPERANDO OBSTÁCULOS DO ENSINO MÉDIO NO CEARÁ
Autores
  • Flora de Paula Gonçalves Holanda Maia
  • Ana Paula Karruz
Modalidade
Resumos
Área temática
ST 13 - DESENHO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: ANALISANDO PROBLEMAS, OBJETIVOS, INSTRUMENTOS E GOVERNANÇA
Data de Publicação
15/09/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/enepcp2021/362502-enem-chego-junto-chego-bem--conhecendo-e-superando-obstaculos-do-ensino-medio-no-ceara
ISSN
2595-5187
Palavras-Chave
Ensino Médio, Ensino Superior, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), "ENEM, Chego Junto, Chego Bem", Advocacy Coalition, Policy Mix.
Resumo
A despeito das políticas recentes de democratização, a transição para o ensino superior ainda tem ocorrido de forma muito desigual, a começar da participação em processos seletivos. Em geral, a proporção de alunos da rede estadual que participam do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) é muito menor que na rede privada. Apesar da relevância estratégica para o desenvolvimento socioeconômico, existem pouquíssimas políticas continuadas de transição para o ensino superior. Um exemplo de relevo é o “ENEM, Chego Junto, Chego Bem” (ECJCB), programa cearense que considera a diversidade dos obstáculos encarados pelos alunos da rede estadual de ensino médio (e.g., falta de motivação e de perspectiva profissional, de compreensão das sistemáticas de seleção para o ensino superior, e de documentos para inscrição no ENEM). Este trabalho objetiva descrever como se deu o desenho do ECJCB, levando em conta o processo de entendimento do problema e de sua multidimensionalidade, as ideias dos formuladores, os instrumentos de implementação e os sistemas de governança adotados. Além disso, busca caracterizar o mix de ações e atributos da política, analisando complementariedades e aspectos do ECJCB que expliquem sua continuidade. São mobilizadas teorias sobre agenda e desenho de política pública, em particular o Advocacy Coalition Framework e os escritos sobre policy design, robustez de desenho e resiliência. A pesquisa apoia-se em dados qualitativos, produzidos via entrevistas semiestruturadas com atores do alto e médio escalão da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e análise documental. Resultados preliminares indicam a relevância de crenças compartilhadas entre formuladores, como a crença na capacidade dos alunos e das escolas públicas e a crença na autonomia dos jovens. São também salientes as estratégias de mobilização da rede estadual, como a coordenação estabelecida entre a Seduc e as 20 Coordenadorias Regionais e a distribuição de incentivos simbólicos a escolas de destaque.
Título do Evento
IV ENEPCP ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA DO CAMPO DE PÚBLICAS
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MAIA, Flora de Paula Gonçalves Holanda; KARRUZ, Ana Paula. “ENEM, CHEGO JUNTO, CHEGO BEM”: CONHECENDO E SUPERANDO OBSTÁCULOS DO ENSINO MÉDIO NO CEARÁ.. In: Anais do Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas. Anais...Brasília(DF) Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/enepcp2021/362502-ENEM-CHEGO-JUNTO-CHEGO-BEM--CONHECENDO-E-SUPERANDO-OBSTACULOS-DO-ENSINO-MEDIO-NO-CEARA. Acesso em: 30/06/2025

Trabalho

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