REFORMA DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA ESCOLA DE GOVERNO DA FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO: AVANÇOS E PERSPECTIVAS

Publicado em 15/09/2021 - ISSN: 2595-5187

Título do Trabalho
REFORMA DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA ESCOLA DE GOVERNO DA FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO: AVANÇOS E PERSPECTIVAS
Autores
  • Bruno Dias Magalhães
  • Thiago Zordan Malaguth
  • Maria Isabel Araújo Rodrigues
  • Kamila Pagel de Oliveira
Modalidade
Resumos
Área temática
ST 01 – DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO ENSINO E EXTENSÃO NO CAMPO DE PÚBLICAS
Data de Publicação
15/09/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/enepcp2021/361745-reforma-do-projeto-pedagogico-do-curso-de-graduacao-em-administracao-publica-da-escola-de-governo-da-fundacao-joa
ISSN
2595-5187
Palavras-Chave
Campo de Públicas, Ensino, Graduação, Escola de Governo, Fundação João Pinheiro
Resumo
No âmbito do ensino da Administração Pública no Brasil, a Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro (EG-FJP) constitui um caso singular, uma vez que é, a um só tempo, Escola de Governo e Instituição de Ensino Superior. Nesta condição, contribuiu ativamente para a construção do chamado Campo de Públicas (CP), ao lado de diversas outras organizações. Passados quase 30 anos de sua criação e uma década da construção do campo, o presente artigo debruça-se sobre o processo de reforma curricular do Curso de Graduação em Administração Pública realizado pela EG-FJP no ano de 2020. Ao fazê-lo, enfatizam-se os desafios recentemente elencados como prioritários ao desenvolvimento do CP, a saber: adequação às Diretrizes Curriculares Nacionais; formação acadêmica interdisciplinar; e aperfeiçoamento das matrizes curriculares, do processo de ensino-aprendizagem e da ação docente. De caráter descritivo, o artigo pretende contribuir para a documentação da institucionalização do CP, a partir do relato de um caso. Há evidências de que o processo de reforma estudado pautou-se pelo aprofundamento da busca por uma configuração curricular baseada na superação da dicotomia entre teoria e prática, já iniciada pela instituição na reforma anterior, ocorrida em 2012. Tal busca reflete, por exemplo, a institucionalização da matriz de competências e a previsão da realização de oficinas como atividades complementares, o que na prática representa a tentativa de conexão entre o saber, o saber-fazer e o saber-agir/ser tecnopolíticos, próprios da Administração Pública. A aposta, no entanto, representa um desafio considerável de implementação, ainda a ser avaliado.
Título do Evento
IV ENEPCP ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA DO CAMPO DE PÚBLICAS
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MAGALHÃES, Bruno Dias et al.. REFORMA DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA ESCOLA DE GOVERNO DA FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO: AVANÇOS E PERSPECTIVAS.. In: Anais do Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas. Anais...Brasília(DF) Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/enepcp2021/361745-REFORMA-DO-PROJETO-PEDAGOGICO-DO-CURSO-DE-GRADUACAO-EM-ADMINISTRACAO-PUBLICA-DA-ESCOLA-DE-GOVERNO-DA-FUNDACAO-JOA. Acesso em: 11/05/2025

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