APRENDIZAGEM COLETIVA EM SAÚDE MENTAL: POR UMA FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA PARA O SUS

Publicado em 31/05/2019 - ISBN: 978-85-5722-221-2

Título do Trabalho
APRENDIZAGEM COLETIVA EM SAÚDE MENTAL: POR UMA FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA PARA O SUS
Autores
  • Pedro Henrique Capaverde
  • Mateus Villarroel Alcantara Saraiva Leão
  • Mariana Tavares Cavalcanti Liberato
  • Daianny Silva Fernandes
  • Ially Maria Lima De Assis
  • SALES, Giovanna Gomes Sousa
  • RABELO, Sarah Cavalcante
  • Laura Tissiane Vasconcelos Brito
Modalidade
Resumo simples - apresentação oral
Área temática
EIXO A - Políticas de produção do conhecimento na relação com novas abordagens em saúde mental
Data de Publicação
31/05/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/encontrointernacionalgam/137772-aprendizagem-coletiva-em-saude-mental--por-uma-formacao-em-psicologia-para-o-sus
ISBN
978-85-5722-221-2
Palavras-Chave
Formação em psicologia, Saúde Mental, Aprendizagem Significativa
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência de aprendizagem coletiva de bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará no campo da Saúde Mental no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS).. Instigados por uma visita a uma Unidade Básica de Saúde e pelas demandas apresentadas pela equipe, estudantes organizaram-se para criar espaços de interlocução sobre as possibilidades de atuação no contexto citado. Embora o tema da Saúde Mental e o Sistema Único de Saúde (SUS) estejam contemplados na grade curricular do curso, são abordados mais diretamente em apenas duas disciplinas obrigatórias, de modo que alunos interessados precisam buscar vias alternativas de aprofundamento. Para enfrentar essa deficiência na formação em psicologia voltada para o SUS, espera-se que os discentes sensibilizados com o tema desenvolvam seu percurso de aprendizagem de forma mais autônoma e livre. Varela et al. (2016) assinalam, atualmente no campo dos serviços públicos de saúde, um crescente interesse por uma formação ampliada, para além do que é ensinado pelos mestres, refletindo uma abertura às exigências de adaptação típicas da vida profissional no contexto do SUS. Nosso grupo, atuando em campo e sendo convocado a refletir sobre abordagens em saúde mental, constatou a necessidade de estratégias facilitadoras do processo de aprendizagem no espaço universitário. O grupo realizou estudos sobre experiências e perspectivas ético-teóricas e, diante da complexidade do assunto, tomou-se a iniciativa de convidar uma docente responsável pelas discussões de Saúde Coletiva para orientar pesquisas e intervenções. Formalizou-se um grupo de estudos aberto à graduação para colaborar com essa formação no curso. A atividade teve 9 encontros e média de 13 participantes, sendo bem avaliada pela relevância e aplicabilidade. Apoia-se nos conceitos de aprendizagem significativa e ativa, que enfatizam um “desconforto mobilizador” por questões práticas que provocam a curiosidade e a articulação com experiências anteriores, reservando ao professor uma posição facilitadora (COLL, 2003 apud FEUERWERKER; CECÍLIO, 2007, p. 968). Os resultados incidem sobre o reconhecimento coletivo de que estes esforços foram transformadores da relação com o campo de extensão junto ao SUS que estava sendo articulado simultaneamente pelos alunos, reforçando o dever da formação em saúde não se restringir ao conhecimento técnico-científico, mas pautar também o compromisso ético-político com a "efetivação de serviços de saúde resolutivos, voltados para as necessidade de saúde da população" (BISCARDE; PEREIRA-SANTOS; SILVA, 2014, p.178). BISCARDE, D. G. S.; PEREIRA-SANTOS, M; SILVA, L. B. Formação em saúde, extensão universitária e Sistema Único de Saúde (SUS): conexões necessárias entre conhecimento e intervenção centradas na realidade e repercussões no processo formativo. Interface (Botucatu), Botucatu, vol. 18, n. 48, 2014, p. 177-186. FEUERWERKER, L. C. M.; CECÍLIO, L. C. de O. O hospital e a formação em saúde: desafios atuais. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, vol. 12, n. 4, 2007, p. 965-971. VARELA, D. S. da S. et al. Diretrizes Curriculares Nacionais e a Formação de Profissionais para o SUS. Revista Brasileira de Educação e Saúde, vol. 6, n. 3, 2016, p. 39-43.
Título do Evento
Encontro Internacional da Gestão Autônoma da Medicação
Cidade do Evento
Santa Maria
Título dos Anais do Evento
Anais do encontro internacional da Gestão Autônoma da Medicação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CAPAVERDE, Pedro Henrique et al.. APRENDIZAGEM COLETIVA EM SAÚDE MENTAL: POR UMA FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA PARA O SUS.. In: Anais do encontro internacional da Gestão Autônoma da Medicação. Anais...Santa Maria(RS) UFSM, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/encontrointernacionalgam/137772-APRENDIZAGEM-COLETIVA-EM-SAUDE-MENTAL--POR-UMA-FORMACAO-EM-PSICOLOGIA-PARA-O-SUS. Acesso em: 17/07/2025

Trabalho

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