A INTERSECCIONALIDADE DE GÊNERO E RAÇA NA EXPERIÊNCIA DAS MULHERES NEGRAS

Publicado em 27/03/2026 - ISBN: 978-65-272-2294-1

Título do Trabalho
A INTERSECCIONALIDADE DE GÊNERO E RAÇA NA EXPERIÊNCIA DAS MULHERES NEGRAS
Autores
  • Maria Clara Destito Yano
  • Maria Eduarda Oliveira dos Santos
Modalidade
Submissão de resumos
Área temática
Direitos Humanos, Justiça Social e Grupos Vulnerabilizados
Data de Publicação
27/03/2026
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
pt-BR
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/encontro-nepecc/1328563-a-interseccionalidade-de-genero-e-raca-na-experiencia-das-mulheres-negras
ISBN
978-65-272-2294-1
Palavras-Chave
Direitos humanos; Gênero; Igualdade; Justiça social; Mulher negra.
Resumo
Sob a luz das ideias de Patricia Hill Collins, Kimberlé Crenshaw e Pierre Bourdieu, especialmente em “O Poder Simbólico” de 1989, nota-se que o homem exerce “poder simbólico” sobre a mulher, mesmo na inexistência de fatos científicos que comprovem a superioridade masculina na sociedade(Machado, De Moura e Albach, 2024).Esse poder fica mais evidente com relação à questão das mulheres negras que, historicamente, enfrentam ao mesmo tempo uma subjugação de gênero e raça, o que contribui para que estejam entre as que enfrentam maiores violências e estigmas (Hooks,2019); portanto faz-se necessário a aplicação da justiça social nas injustiças enfrentadas pelas mulheres, principalmente as mulheres negras por meio do reconhecimento destas desigualdades estruturais e da busca por sua integração nas esferas políticas,econômicas e sociais (Alves Neta, Silva e Da Silva, 2024). A própria desigualdade de gênero pode ser considerada uma “afronta à igualização proposta pelos Direitos Humanos desde a sua fundação no século XVIII”(Tedeschi e Colling, 2014, p. 23), conforme o Artigo 1.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 no qual “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos…”. Percebe-se que, na sociedade, há um afastamento das mulheres negras de seus direitos, visto que elas não gozam da proteção destes, como no “Caso Janaína”, que ficou conhecido pela esterilização compulsória de uma mulher negra sem seu total consentimento, revelando uma violação da autonomia reprodutiva, além de representar entraves à justiça social e aos direitos humanos(Schulman,2018).A pesquisa tem como objetivo evidenciar a vulnerabilidade dos direitos humanos das mulheres negras, como no caso de Janaína, em razão das opressões interseccionais de gênero e raça que ainda persistem na sociedade contemporânea e a necessidade de proteção e promoção dos direitos humanos para essas mulheres.A pesquisa adota como metodologia uma abordagem qualitativa e revisão bibliográfica, com base na epistemologia feminista negra, que reconhece as vivências de mulheres negras como saber legítimo e evidencia a interseccionalidade de raça, gênero e classe na constituição das desigualdades sociais.Conclui-se que a permanência do poder simbólico masculino, sobretudo em detrimento das mulheres negras, revela violações aos princípios da igualdade e da dignidade da pessoa humana, impondo ao Estado o dever de reconhecer essas múltiplas opressões e adotar políticas públicas aptas a assegurar sua plena inclusão social, política e econômica.Assim, promover a justiça social torna-se imperativo para assegurar a dignidade e igualdade que todos os indivíduos deveriam ter, conforme os preceitos universais de direitos humanos.
Título do Evento
VI Encontro do NEPECC “Constitucionalismo, justiça social e instituições eficazes: desafios contemporâneos para o Brasil”
Cidade do Evento
Franca
Título dos Anais do Evento
Constitucionalismo, Justiça Social e Instituições Eficazes: desafios contemporâneos para o Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

YANO, Maria Clara Destito; SANTOS, Maria Eduarda Oliveira dos. A INTERSECCIONALIDADE DE GÊNERO E RAÇA NA EXPERIÊNCIA DAS MULHERES NEGRAS.. In: Constitucionalismo, Justiça Social e Instituições Eficazes: desafios contemporâneos para o Brasil. Anais...Franca(SP) UNESP, 2026. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/encontro-nepecc/1328563-A-INTERSECCIONALIDADE-DE-GENERO-E-RACA-NA-EXPERIENCIA-DAS-MULHERES-NEGRAS. Acesso em: 29/05/2026

Trabalho

Even3 Publicacoes