POLÍTICA NACIONAL DE CUIDADOS: UM NOVO CAMPO DE BATALHA PARA A DEFENSORIA PÚBLICA NA LUTA POR JUSTIÇA SOCIAL

Publicado em 27/03/2026 - ISBN: 978-65-272-2294-1

Título do Trabalho
POLÍTICA NACIONAL DE CUIDADOS: UM NOVO CAMPO DE BATALHA PARA A DEFENSORIA PÚBLICA NA LUTA POR JUSTIÇA SOCIAL
Autores
  • Gabriel Rodrigo de Sousa
  • Fábio Rosa Neto
Modalidade
Submissão de resumos
Área temática
Direitos Humanos, Justiça Social e Grupos Vulnerabilizados
Data de Publicação
27/03/2026
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
pt-BR
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/encontro-nepecc/1294983-politica-nacional-de-cuidados--um-novo-campo-de-batalha-para-a-defensoria-publica-na-luta-por-justica-social
ISBN
978-65-272-2294-1
Palavras-Chave
Defensoria Pública; Política Nacional de Cuidados; acesso à justiça; direitos fundamentais;
Resumo
O artigo analisa as interfaces entre a Defensoria Pública e a Política Nacional de Cuidados, entendendo o cuidado como um bem público essencial que perpassa saúde, assistência social, educação e trabalho. A partir de uma abordagem jurídico-institucional, identifica-se a base constitucional e infraconstitucional das competências da Defensoria para tutela coletiva e indução de políticas que perpassam limites decorrentes da separação de poderes, da reserva do possível e do federalismo, e propõem-se diretrizes de desenho institucional para uma atuação estratégica e dialógica. O percurso metodológico combina análise normativa (CF/1988, LC 80/1994, LOAS, LBI, Estatuto da Pessoa Idosa, Lei da Ação Civil Pública), leitura de jurisprudência constitucional e infraconstitucional (com ênfase no reconhecimento da legitimidade da Defensoria para ação civil pública pelo STF) sobre demandas de cuidado e gargalos de oferta. Argumenta-se que a Defensoria, na condição de custos vulnerabilis e agente de acesso à justiça, pode estruturar agendas de atuação extrajudicial e judicial orientadas a resultados, com monitoramento e participação social, contribuindo para a construção e execução de uma Política Nacional de Cuidados efetiva e centrada em direitos.
Título do Evento
VI Encontro do NEPECC “Constitucionalismo, justiça social e instituições eficazes: desafios contemporâneos para o Brasil”
Cidade do Evento
Franca
Título dos Anais do Evento
Constitucionalismo, Justiça Social e Instituições Eficazes: desafios contemporâneos para o Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, Gabriel Rodrigo de; NETO, Fábio Rosa. POLÍTICA NACIONAL DE CUIDADOS: UM NOVO CAMPO DE BATALHA PARA A DEFENSORIA PÚBLICA NA LUTA POR JUSTIÇA SOCIAL.. In: Constitucionalismo, Justiça Social e Instituições Eficazes: desafios contemporâneos para o Brasil. Anais...Franca(SP) UNESP, 2026. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/encontro-nepecc/1294983-POLITICA-NACIONAL-DE-CUIDADOS--UM-NOVO-CAMPO-DE-BATALHA-PARA-A-DEFENSORIA-PUBLICA-NA-LUTA-POR-JUSTICA-SOCIAL. Acesso em: 22/05/2026

Trabalho

Even3 Publicacoes