TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA PÚBLICA: CONDIÇÕES DE TRABALHO, SAÚDE E SUBJETIVIDADE

Publicado em 24/11/2023 - ISSN: 2318-9517

Título do Trabalho
TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA PÚBLICA: CONDIÇÕES DE TRABALHO, SAÚDE E SUBJETIVIDADE
Autores
  • Sandra Jacqueline Barbosa
  • José Roberto Montes Heloani
Modalidade
Comunicação oral para os grupos temáticos (Edital 03/2022)
Área temática
GT 09: Trabalho e Saúde
Data de Publicação
24/11/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/encontro-abet-2023/641188-trabalho-docente-na-escola-publica--condicoes-de-trabalho-saude-e-subjetividade
ISSN
2318-9517
Palavras-Chave
neoliberalismo, trabalho docente, condições de trabalho, subjetividade, saúde.
Resumo
O artigo versa sobre parte de uma pesquisa em andamento no curso de doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O estudo trata das subjetividades constituídas no trabalho docente realizado nas escolas públicas do Distrito Federal e dos desdobramentos deste tipo de trabalho na saúde mental das professoras. Neste artigo optou-se pelo recorte das Condições de Trabalho, categoria sugerida como tema de discussão no grupo focal. O objetivo é refletir sobre como o sujeito em sua subjetividade pode ser atingido pelos valores da sociedade neoliberal; como as mudanças na organização do mundo do trabalho chegam à organização do trabalho pedagógico; como se relacionam os elementos objetivos das políticas públicas nacional e local e sua influência na escola. A perspectiva teórico-metodológica está entre o materialismo histórico-dialética e a psicodinâmica do trabalho; trabalha-se com a pesquisa qualitativa, considerando-se a historicidade, as relações e as percepções dos professores que atendem à Educação Básica. A técnica de coleta de dados foi o Grupo Focal. Os resultados preliminares mostram que o trabalho docente se encontra altamente precarizado em razão da contratação temporária de Professores e de Educadores Sociais Voluntários, em detrimento do contrato efetivo; do elevado número de alunos por sala e da estrutura física da escola inadequada. As professoras sentem-se desvalorizadas pelo Estado, pela sociedade e pelas famílias.
Título do Evento
XVIII Encontro Nacional da ABET
Cidade do Evento
Brasília
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional da ABET Crises e horizontes do trabalho a partir da periferia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARBOSA, Sandra Jacqueline; HELOANI, José Roberto Montes. TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA PÚBLICA: CONDIÇÕES DE TRABALHO, SAÚDE E SUBJETIVIDADE.. In: Anais do Encontro Nacional da ABET. Anais...Brasília(DF) UnB, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/encontro-abet-2023/641188-TRABALHO-DOCENTE-NA-ESCOLA-PUBLICA--CONDICOES-DE-TRABALHO-SAUDE-E-SUBJETIVIDADE. Acesso em: 05/08/2025

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