O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET): INFLUÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Publicado em 07/02/2024 - ISSN: 2526-5113

Título do Trabalho
O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET): INFLUÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Autores
  • Tácito de Deus Ferreira Soares
  • Vanessa de Paula Cintra
  • Rafael Peixoto
  • Ana Luiza Muniz Corrêa
  • Andrew Edward Silva Macedo
  • Caline Lara Ferreira de Assumpção
  • Gabriel Borges Carneiro
  • Isabela Cristina Oliveira
  • João Victor Balan
  • Julie Clara Oliveira de Souza
  • Luís Estêvão Soares Chaud Scorsato
  • Luis Otávio Cardoso
  • Maria Luiza Souza e Silva
  • Renan Antunes Bernardo
  • Thiago Henrique Soares
  • Tiago Nascimento Lacerda
  • Victor Dourado Coelho
Modalidade
Apresentação de trabalhos
Área temática
Todas as áreas
Data de Publicação
07/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/enapet2023/681683-o-programa-de-educacao-tutorial-(pet)--influencias-na-formacao-inicial-de-futuros-professores-de-matematica
ISSN
2526-5113
Palavras-Chave
Prática pedagógica; Conhecimento Matemático para o Ensino; Mostra de Matemática; Cursos de Nivelamento; Seminários de pesquisa.
Resumo
O presente trabalho aborda a importância da formação inicial de professores, com ênfase na integração entre teoria e prática pedagógica. É destacado a necessidade de uma formação que proporcione reflexões e vivências relacionadas à prática docente, conforme sugerido por Gatti (2013). Assim, é apresentado o contexto do Programa de Educação Tutorial (PET) Matemática, evidenciando três atividades principais: "Os matemaníacos" (Mostra de Matemática itinerante), "Seminários de pesquisa" (quando os petianos apresentam suas investigações) e "Cursos de Nivelamento" (oferecidos no início de cada semestre para revisão de conteúdos do Ensino Básico). Essas atividades, integrando ensino, pesquisa e extensão, visam atender aos objetivos do programa, promovendo a formação integral dos alunos bolsistas. A análise das respostas dos petianos destaca a importância dessas experiências na preparação para a prática docente, proporcionando segurança e habilidades de ensino. Destaca-se ainda a ênfase na formação crítica, no uso de recursos tecnológicos e na promoção de valores como solidariedade e convivência com a diversidade, conforme preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Conclui-se, com a expectativa de que a participação em projetos como o PET Matemática influencie positivamente a prática docente futura dos envolvidos.
Título do Evento
ENAPET 2023
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional dos Grupos PET
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOARES, Tácito de Deus Ferreira et al.. O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET): INFLUÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA.. In: Anais do Encontro Nacional dos Grupos PET. Anais...Uberaba(MG) UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/enapet2023/681683-O-PROGRAMA-DE-EDUCACAO-TUTORIAL-(PET)--INFLUENCIAS-NA-FORMACAO-INICIAL-DE-FUTUROS-PROFESSORES-DE-MATEMATICA. Acesso em: 15/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes