O XADREZ COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA

Publicado em 22/01/2020 - ISBN: 978-85-5722-390-5

Título do Trabalho
O XADREZ COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA
Autores
  • Laina Caroline dos Santos Sousa
  • HANNAH ALLETHIA SILVEIRA SILVA
  • Márcio Guilherme Conceição Almeida
Modalidade
COMUNICAÇÃO ORAL
Área temática
Escola
Data de Publicação
22/01/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ecefis/141720-o-xadrez-como-ferramenta-de-ensino-aprendizagem-nas-aulas-de-educacao-fisica
ISBN
978-85-5722-390-5
Palavras-Chave
Aprendizagem, Ensino, Escola, Xadrez.
Resumo
O xadrez é uma modalidade de destaque no cenário mundial. Relatos descrevem que esta prática surgiu na Índia e que tem como principais benefícios a melhora na tomada de decisão, o aumento do nível de criticidade e concentração do indivíduo além do aumento da disciplina. Recentemente sua prática vem sendo inserida como ferramenta de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física dentro do Estado do Maranhão. Como reflexo desse movimento, iniciou-se o projeto xadrez na escola, uma ação do Governo do Estado, através da Secretaria de Educação (SEDUC/MA), em parceria com o enxadrista Rafael Leitão. Sua implantação ocorreu no ano de 2017, e inicialmente, como um projeto piloto, atendeu a oito escolas. Posteriormente a ação foi estendida e implantada em outras escolas da rede estadual de ensino. O objetivo do presente trabalho é analisar a perspectiva inicial da implantação deste projeto em uma escola da rede estadual de ensino em São Luís - MA, que em parceria com o Programa Residência Pedagógica (subprojeto Educação Física da Universidade Federal do Maranhão), culminou na realização do I Torneio de Jogos de salão. Materiais e Métodos: Para a efetivação deste trabalho utilizamos o diário de campo como ferramenta de registro e descrição das atividades realizadas, desde as aulas teóricas em que foi abordado aspectos históricos, regras e curiosidades, às aulas práticas, aproximando os alunos da execução do jogo e a prática do xadrez. Outra ferramenta importante fora o livro do projeto xadrez na escola, que direcionou e auxiliou em vários momentos do processo de ensino-aprendizagem. Esse material disponibilizado pela SEDUC/MA descreve sobre as peças, movimentações, estratégias e possibilidades dentro do jogo. Após os registros no caderno, sistematizados a cada aula, registramos ainda os principais acontecimentos através de fotografias. Resultados: Por meio desta experiência, além do acúmulo de conhecimento, realizamos o I Torneio de Jogos de salão da escola, onde o xadrez obteve maior destaque, mas também foram oferecidas outras modalidades, entre elas: dama, dominó, "ta te ti", jogo da velha e jogo da onça. Essa experiência foi resultado do desenvolvimento do conteúdo ao longo do último bimestre de aulas. Conclusões: Inicialmente observamos que há uma certa dificuldade e preconceito por parte dos alunos, fato que gera uma espécie de barreira, principalmente pela categorização da Educação Física como uma disciplina exclusivamente das práticas esportivas tradicionalmente conhecidas, desprezando a variedade de conteúdo que a disciplina pode oferecer na perspectiva da cultura corporal de movimento. Porém, através da inserção do projeto na escola, a prática do xadrez tem mudado a visão limitada e pré-concebida dos alunos. Observamos que algumas dificuldades encontradas dentro e fora da sala de aula, como indisciplina, dispersão e falta de concentração e, até mesmo nas relações interpessoais o xadrez tem auxiliado os alunos nesse sentido e tem os levado a descobrir o poder que há em mover uma peça desse gigantesco tabuleiro.
Título do Evento
I ENCONTRO CIENTÍFICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS LENÇÓIS MARANHENSES (ECEFIS Lençóis): Esporte, Saúde e Qualidade de Vida.
Cidade do Evento
Barreirinhas
Título dos Anais do Evento
Anais do encontro científico de educação física dos lençóis maranhenses (ECEFIS lençóis): esporte, saúde e qualidade de vida
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, Laina Caroline dos Santos; SILVA, HANNAH ALLETHIA SILVEIRA; ALMEIDA, Márcio Guilherme Conceição. O XADREZ COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA.. In: Anais do encontro científico de educação física dos lençóis maranhenses (ECEFIS lençóis): esporte, saúde e qualidade de vida. Anais...Barreirinhas(MA) IFMA Campus Barreirinhas, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ecefis/141720-O-XADREZ-COMO-FERRAMENTA-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM-NAS-AULAS-DE-EDUCACAO-FISICA. Acesso em: 18/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes