CALCULANDO O VALOR DO TRABALHO INVISÍVEL: UM RELATO DO PROGRAMA MULHERES MIL

Publicado em 17/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1121-1

Título do Trabalho
CALCULANDO O VALOR DO TRABALHO INVISÍVEL: UM RELATO DO PROGRAMA MULHERES MIL
Autores
  • Luiza Gabriela Razêra de Souza
Modalidade
Resumo
Área temática
Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática
Data de Publicação
17/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/e2gsem/861966-calculando-o-valor-do-trabalho-invisivel--um-relato-do-programa-mulheres-mil
ISBN
978-65-272-1121-1
Palavras-Chave
Programa Mulheres Mil; Educação Financeira; Trabalho não remunerado
Resumo
Na década de 80 a pesquisadora Valerie Walkerdine, pioneira em investigar relações de gênero e Educação Matemática, concluiu sua obra intitulada Count Girls Out: Girls and Mathematics (1989), questionando o que aconteceria se em aulas de matemática para adultos, as mulheres começassem a calcular o custo de seu trabalho não remunerado. Baseando-se nessa suspeita, o presente relato de experiência aborda como ocorreram oito horas de aulas do componente curricular Matemática Aplicada e Noções de Educação Financeira, ofertado ao público do Curso de Agente Cultural vinculado ao Programa Mulheres Mil no ano de 2024. O Programa Mulheres Mil iniciado em 2011 e relançado em 2023, tem como objetivo amenizar as desigualdades de gênero além de ser uma forma de instituições de ensino inscritas no programa, interagirem com comunidades locais por meio da socialização do conhecimento, buscando minimizar os impactos do machismo e racismo estrutural. O curso em questão, ofertado pelo Instituto Federal do Paraná em um campus situado no interior do estado, tem como objetivo oferecer formação inicial e continuada para mulheres com 16 anos ou mais de idade, que se encontrem em vulnerabilidade e risco social, vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, moradoras de locais com infraestrutura deficitária. As aulas do componente curricular Matemática Aplicada e Noções de Educação Financeira, ocorreram em dois encontros de quatro horas cada, atendendo a um público de trinta mulheres matriculadas no curso. No primeiro dia de encontro, para atender a demanda registrada no Projeto Pedagógico do Curso que se trata da recomposição de conteúdos básicos de matemática, foi lançado mão de conceitos de estatística descritiva básica, em que as estudantes realizaram uma pesquisa entre elas mesmas com a finalidade de conhecer, e se reconhecer, no perfil do qual se encontravam. Ao tabular os dados construindo gráficos e tabelas e retomando conteúdos matemáticos como as quatro operações, uso de unidades de medida na régua e transferidor e razão e proporção, puderam perceber quais eram seus modos de vida em comum e dificuldades enfrentadas. No segundo dia de encontro, focalizado em trabalhar Noções de Educação Financeira, foi tomado como referencial teórico as investigações da pesquisadora Silvia Federici, as quais denunciam o trabalho não remunerado das mulheres, invisibilizado pelas teorias econômicas capitalistas, apesar de servir de base para o funcionamento da maquinaria econômica. A partir das reflexões realizadas durante a aula, as estudantes realizaram atividades em que calcularam o custo de seu trabalho não remunerado em que todas desempenham no ambiente doméstico. Por fim, estudaram conteúdos que são necessários para a compreensão da lógica do capital, tais como porcentagem, juros simples e composto, lucro e prejuízo, imposto de renda e noções de empreendedorismo.
Título do Evento
Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática - E²GSEM - 1ª Edição
Título dos Anais do Evento
Anais da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Luiza Gabriela Razêra de. CALCULANDO O VALOR DO TRABALHO INVISÍVEL: UM RELATO DO PROGRAMA MULHERES MIL.. In: Anais da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/e2gsem/861966-CALCULANDO-O-VALOR-DO-TRABALHO-INVISIVEL--UM-RELATO-DO-PROGRAMA-MULHERES-MIL. Acesso em: 16/07/2025

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