FEMINISMOS - VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: UM PORFOLIO DE ATIVIDADES ENVOLVENDO MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA, DISCUSSÕES CIRCUNSPECTAS E MUITA LUTA!

Publicado em 17/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1121-1

Título do Trabalho
FEMINISMOS - VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: UM PORFOLIO DE ATIVIDADES ENVOLVENDO MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA, DISCUSSÕES CIRCUNSPECTAS E MUITA LUTA!
Autores
  • Luan Lourenci Vargas
Modalidade
Resumo
Área temática
Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática
Data de Publicação
17/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/e2gsem/849747-feminismos---violencia-contra-a-mulher--um-porfolio-de-atividades-envolvendo-matematica-estatistica-discussoes-
ISBN
978-65-272-1121-1
Palavras-Chave
Educação emancipatória, Educação matemática crítica, Portfolio de atividades, Violência contra mulher
Resumo
O portfolio de atividades intitulado “Feminismos – Violência contra a mulher”, elaborado em conjunto da colega de graduação Catharina Werner, na disciplina “Gênero e Sexualidade na Educação”, eletiva do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi construído como atividade de caráter extensionista e teve como justificativa as ideias da Prof.ª Dr.ª Maite Larrauri sobre o intolerável: o que consideramos intolerável é aquilo normalizado pelos intolerantes. Das quatro áreas de conhecimentos definidas para o ensino médio pela Base Nacional Comum Curricular e de acordo com a matriz curricular do Novo Ensino Médio no Rio Grande do Sul, a Matemática é uma das disciplinas com mais períodos nas três séries do Ensino Médio. Considerando, portanto, a quantidade de tempo que nos é destinada em sala de aula, pensamos então como trabalhar o tema “violência contra a mulher” com o objetivo de trazer produções audiovisuais em que o protagonismo e/ou a autoria é majoritariamente de pessoas que se identificam como mulheres, sejam elas cis ou trans. Além disso, buscamos dividir com os professores das demais disciplinas a necessidade de trabalhar esses temas que geram, em contraponto, ataques e violências à nossa ocupação profissional pela parcela conservadora da comunidade escolar, social e política. Foi possível, ao fazer desdobramentos reflexivos sobre os materiais, associar as discussões decorrentes das produções que foram selecionadas com conteúdos e conceitos matemáticos, enriquecendo a característica pedagógica do portfolio tendo em vista a Educação Matemática Crítica. Tais práticas envolvem: 1) entrevistar indivíduos de diferentes grupos sociais sobre o tema “violência doméstica’ e tratar estatisticamente os dados coletados, os estudantes elaborariam as informações estatísticas e os resultados fundamentariam as discussões da turma; 2) pesquisar situações de violência em letras de músicas, coletar dados secundários sobre tais tipos de violência de acordo com a classe social das vítimas, elaborando uma tabela e gráficos associados para balizar o debate entre os discentes; 3) a leitura do livro “Tá todo mundo mal” (da autora Jout Jout) e do poema “Verdade seja dita” (da autora Mel Duarte) para a comparação dos assuntos abordados nas produções e a análise das diferentes formas de manifestação dessas mulheres e a legitimidade do que trazem independente da maneira que fazem; 4) a análise de como a mulher é retratada em pinturas históricas (no sentido de tempo decorrido), considerando obras como “Mujer maltrada con un bastón” (do artista Francisco Goya) e “Las hijas de Cid” (do artista Ignacio Pinazo), e da maneira que são representadas em obras contemporâneas, como a coleção “Stop telling women to smile” (da autora Tatyana Fazlalizadeh), trabalhando também sobre a ligação entre tempo-cultura-arte-corpos-mulher. Logo, com o desenvolvimento e divulgação do portfolio, pretendemos endossar as ideias de Paulo Freire quanto ao cunho político da educação: descartando a pseudoneutralidade, assumindo nossa posição pedagógica e trabalhando para fortalecê-la. Independente da opressão sofrida, pois não tornar-nos-emos intolerantes, seguiremos defendendo e exercendo a educação emancipatória, dando visibilidade às relações de poder na nossa sociedade e trabalhando temáticas delicadas, porque não se nasce intolerante, torna-se intolerante.
Título do Evento
Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática - E²GSEM - 1ª Edição
Título dos Anais do Evento
Anais da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VARGAS, Luan Lourenci. FEMINISMOS - VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: UM PORFOLIO DE ATIVIDADES ENVOLVENDO MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA, DISCUSSÕES CIRCUNSPECTAS E MUITA LUTA!.. In: Anais da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/e2gsem/849747-FEMINISMOS---VIOLENCIA-CONTRA-A-MULHER--UM-PORFOLIO-DE-ATIVIDADES-ENVOLVENDO-MATEMATICA-ESTATISTICA-DISCUSSOES-. Acesso em: 13/06/2025

Trabalho

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