POR MAIS MENINAS NA MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM MACAÉ

Publicado em 17/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1121-1

Título do Trabalho
POR MAIS MENINAS NA MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM MACAÉ
Autores
  • Raquel Costa da Silva Nascimento
Modalidade
Resumo
Área temática
Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática
Data de Publicação
17/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/e2gsem/849671-por-mais-meninas-na-matematica--experiencias-de-uma-escola-publica%a0em%a0macae
ISBN
978-65-272-1121-1
Palavras-Chave
meninas na ciência, stem, matemática, tecnologia
Resumo
Em 2022, iniciamos na Escola Municipal Professor Elza Ibrahim, localizada em Macaé, o Projeto Por mais Meninas e Mulheres na Matemática. O projeto está no 2° ano e, inicialmente, contou com a participação de 3 alunas, bolsistas, da Unidade Escolar e uma professora orientadora. O objetivo principal do projeto é despertar o interesse das meninas nas áreas de STEM. O projeto foi focado em alguns grupos de meninas, e em algumas turmas específicas, dada a dimensão da escola, porém seus resultados são perceptíveis em todo o ambiente escolar. Semanalmente, tínhamos oficinas relacionadas as áreas de Matemática, Robótica e Programação para buscar atrair a atenção do grupo de cerca de dez alunas, além das bolsistas, para essas áreas. Além dessas ações, criamos uma turma de Robótica fixa composta apenas de meninas (as citadas e mais dez). Em Setembro de 2022, realizamos um grande evento, em parceria com o Instituto Federal Fluminense de Macaé, na qual 100 estudantes do Ensino Fundamental (Anos Finais) estiveram envolvidos. Neste encontro, chamado "Despertar Científico", no qual priorizamos a participação das meninas, as alunas e os alunos discutiram um pouco sobre ciência e tecnologia por meio de palestras e debates, assim como participaram de oficinas de Robótica e Programação. Outra ação desenvolvida por nós, foi a elaboração de um Jornal que era distribuído na escola mensalmente, o qual chamamos de Conexão Ciência. Neste, tínhamos diversas sessões, dentre elas a biografia de uma cientista mulher, alguma novidade sobre as áreas STEM, uma parte sobre meio ambiente, entre outras. Todas essas ações mudaram o ambiente escolar, principalmente após o Despertar Científico. Na escola, os alunos já esperavam pelo Jornal Mensal, sempre estavam acompanhando as atualizações nos Murais expostos , onde conheciam um pouco mais sobre as mulheres na Ciência a cada quinzena. Vale lembrar que também tínhamos um mural, que tinha quase as mesmas informações do jornal. Em 2023, tivemos a oportunidade de dar continuidade ao projeto, então novas ações foram incorporadas, como: a Criação de um Instagram - @garotascuriosas, e um Podcast onde falamos sobre essas mulheres fantástica que revolucionam o nosso mundo. Atualmente, trabalhamos com uma turma de Robótica, na qual realizamos aulas de Programação em Scratch e Robótica em Arduino. Além disso, realizamos oficinas que visam despertar o interesse das meninas por Tecnologia e Matemática, através das ações que são desenvolvidas. Acompanhando o desempenho de algumas alunas, podemos concluir o quanto esse envolvimento é importante, pois todas essas ações citadas refletem diretamente no rendimento escolar delas e no interesse pelas aulas de matemática, ciências e tecnologias, fato observado principalmente pelo crescimento das alunas ao longo dos dois anos do projeto. Temos percebido que conhecer a vida e obra das mulheres cientistas é um passo fundamental para empoderar as alunas, promover a diversidade e igualdade de gênero na ciência, e inspirar futuras gerações a seguirem carreiras científicas.
Título do Evento
Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática - E²GSEM - 1ª Edição
Título dos Anais do Evento
Anais da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NASCIMENTO, Raquel Costa da Silva. POR MAIS MENINAS NA MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM MACAÉ.. In: Anais da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/e2gsem/849671-POR-MAIS-MENINAS-NA-MATEMATICA--EXPERIENCIAS-DE-UMA-ESCOLA-PUBLICA%a0EM%a0MACAE. Acesso em: 30/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes