CIÊNCIAS EXATAS: “A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PÚBLICO.” UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Publicado em 17/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1121-1

Título do Trabalho
CIÊNCIAS EXATAS: “A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PÚBLICO.” UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Autores
  • Alexandar Maria de Carvalho Alves
Modalidade
Resumo
Área temática
Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática
Data de Publicação
17/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/e2gsem/849599-ciencias-exatas--a-historia-da-matematica-como-estrategia-de-ensino-publico-um-relato-de-experiencia
ISBN
978-65-272-1121-1
Palavras-Chave
História da Matemática; UFTM/IFTM Cursistas; Docentes licenciados em Matemática; Ciências exatas; Contextualização/ Jogos.
Resumo
A curiosidade sobre a história da aprendizagem matemática é um assunto natural ao ser humano. Pois, no decorrer do processo pedagógico do estudante, percebemos que há a necessidade de contextualização desses conteúdos fragmentados pelo processo de ensino, isto é, requer-se de pesquisas e averiguações como facilitador da aprendizagem. Este relato de experiência procura analisar a evolução desse processo, a que serão submetidos, através desta pesquisa, que permeia os aspectos quantitativos e qualitativos, com o intuito de aprofundar e motivar o interesse ao conhecimento da ciência exata, por meio da contextualização da História da Matemática. Mediante esse contexto, se faz necessário a busca pelas respostas das seguintes questões investigativas: A História da matemática, motiva o interesse dos alunos quanto as suas participações no evento da ciência exata? Quais são as estratégias conceituais de aprendizagem, que serão utilizadas pelos docentes na construção dos conceitos matemáticos propostos? A Escola Estadual Lauro Fontoura é composta por (18) integrantes, sendo (9) discentes, (4) especialistas e (5) integrantes universitários UFTM/IFTM, juntamente aos docentes licenciados em Matemática ela propõe para o 2º ano do ensino médio, atividades mediadoras de laboratório das ciências exatas que ocorrem anualmente, através das olimpíadas da Matemática. O objetivo da mostra é promover a integração entre os discentes do ensino médio e estudantes licenciados participantes da olimpíada que ocorrerá no segundo semestre de 2024, com o intuito de disseminar a aplicação das atividades matemáticas As atividades foram elaboradas em parceria com os participantes do projeto através de conteúdos diversificados como: a) operações, expressões contendo geometria e álgebra de maneira interativa, por meio de jogos e brincadeiras, b) adequação de material impresso audiovisual de cunho informativo sobre a história da matemática, visto que acreditamos que essa metodologia lúdica pode favorecer o ensino e a aprendizagem dos alunos. Desse modo, a organização e o planejamento das atividades lúdicas, procurarão envolver os alunos com conteúdo operacional de operações, geometria e álgebra. Observou-se com os resultados obtidos da mostra de 2023, que os dados coletados do questionário semiestruturado realizado pelos estudantes, apresentaram quociente de 72,6% de acertos e 27,4% de erros. A partir de então, ressalta-se que o uso de jogos e atividades matemáticas propostas no evento, são recursos lúdicos importantes, para a promoção do ensino e aprendizagem da ciência exata, dos estudantes do ensino básico. A aprendizagem matemática é vista como sendo uma das mais complexas, pelas suas características convencionais de resolução de problemas por meio de cálculos operacionais considerados básicos e que já deveriam ser assimilados no ensino médio. Destacamos neste processo que a Mostra matemática, traz uma possibilidade para os discentes e futuros professores licenciados na disciplina de Matemática. E ainda, possibilita nossos olhares para a diversidade, visto que, pode impulsionar a criatividade e inovar os recursos didáticos para a aprendizagem das ciências exatas.
Título do Evento
Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática - E²GSEM - 1ª Edição
Título dos Anais do Evento
Anais da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALVES, Alexandar Maria de Carvalho. CIÊNCIAS EXATAS: “A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PÚBLICO.” UM RELATO DE EXPERIÊNCIA... In: Anais da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/e2gsem/849599-CIENCIAS-EXATAS--A-HISTORIA-DA-MATEMATICA-COMO-ESTRATEGIA-DE-ENSINO-PUBLICO-UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 07/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes