DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA PROMOVER A EQUIDADE ENTRE OS GÊNEROS NAS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVAS DOCENTES

Publicado em 17/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1121-1

Título do Trabalho
DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA PROMOVER A EQUIDADE ENTRE OS GÊNEROS NAS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVAS DOCENTES
Autores
  • Juliana de Oliveira Hessel Vianna
  • Ana Letícia Losano
Modalidade
Resumo
Área temática
Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática
Data de Publicação
17/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/e2gsem/849188-desafios-e-possibilidades-para-promover-a-equidade-entre-os-generos-nas-experiencias-de-aprendizagem-da-matematic
ISBN
978-65-272-1121-1
Palavras-Chave
Equidade; Experiências de Aprendizagem da Matemática; Educação Infantil; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Professoras.
Resumo
Este trabalho apresenta recortes de uma pesquisa cujos objetivos foram descrever as relações (re)produzidas entre os discursos de gênero e as experiências de aprendizagem da matemática por professoras da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, participantes de um grupo focal; e compreender, na perspectiva das participantes, as possibilidades de promover a equidade de gênero no ensino da matemática bem como os desafios neste processo. A pesquisa adotou uma metodologia qualitativa de natureza exploratória. A coleta de dados foi realizada através de um grupo focal, por meio de gravações em vídeo dos encontros, registros das relatoras e diário de campo da pesquisadora. Os dados foram analisados utilizando a Análise do Discurso como procedimento analítico. Aqui apresentamos um recorte dessa pesquisa centrado nos desafios e possibilidades docentes para promover a equidade entre os gêneros nas experiências de aprendizagem da matemática. A análise revelou alguns desafios encontrados pelas docentes nessa direção, por exemplo os bancos de imagens, que consultam na hora de elaborar uma atividade, contêm ilustrações sexistas assim como os livros didáticos. Para promover a aprendizagem da matemática com maior equidade entre os gêneros, elas apontaram possibilidades como dar mais destaque e suporte para as meninas na sala de aula e romper com estereótipos de gênero presentes nas tarefas utilizadas. Os dados mostram, ademais, a importância de ações formativas nas escolas, para que se possa refletir e pensar coletivamente em possíveis ações para este movimento de equidade na matemática envolvendo toda comunidade escolar e as famílias.
Título do Evento
Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática - E²GSEM - 1ª Edição
Título dos Anais do Evento
Anais da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VIANNA, Juliana de Oliveira Hessel; LOSANO, Ana Letícia. DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA PROMOVER A EQUIDADE ENTRE OS GÊNEROS NAS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVAS DOCENTES.. In: Anais da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/e2gsem/849188-DESAFIOS-E-POSSIBILIDADES-PARA-PROMOVER-A-EQUIDADE-ENTRE-OS-GENEROS-NAS-EXPERIENCIAS-DE-APRENDIZAGEM-DA-MATEMATIC. Acesso em: 12/07/2025

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