AQUENDANDO SABERES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM UMA CIDADE DO AGRESTE PERNAMBUCANO

Publicado em 17/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1121-1

Título do Trabalho
AQUENDANDO SABERES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM UMA CIDADE DO AGRESTE PERNAMBUCANO
Autores
  • José Ivanildo Felisberto de Carvalho
  • Davi da Silva Nascimento
  • Weslley de Arruda Maciel
Modalidade
Resumo
Área temática
Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática
Data de Publicação
17/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/e2gsem/848925-aquendando-saberes--relato-de-uma-experiencia-formativa-com-professores-de-ciencias-e-matematica-em-uma-cidade-do
ISBN
978-65-272-1121-1
Palavras-Chave
Professores de Matemática, Experiência Formativa, Pedagogia Queer, Diversidade LGBTQ+
Resumo
É indispensável que todos que compõem o espaço da escola estejam preparados para não silenciar práticas diante a exclusão e marginalização dos corpos no que concerne a gênero e sexualidade; esse preparo deveria se fazer presente desde a formação docente. Contudo, nem sempre é o que acontece, sobretudo, nas licenciaturas das ciências ditas exatas. Quando uma parcela da população não desfruta de alguns direitos e é discriminada por alguma subjetividade, como sua sexualidade e/ou seu gênero, diversos ao padrão cis-heteronormativo, a luta em prol da igualdade se transforma em uma luta pela obtenção dos mesmos privilégios desfrutados pela classe dominante (Detoni; Guse; Waise, 2022). Neste sentido, apresentamos o relato de uma proposta formativa (Aquendando Saberes) vivenciada com professories de matemática e ciências em um município do agreste pernambucano. A ação aconteceu no início do ano letivo de 2024. Tivemos como objetivo vivenciar reflexões e atividades que desloquem o lugar das ciências e matemática como campos neutros e, avancem para um território outro comprometidos com uma educação verdadeiramente democrática e diversa. Dentre as atividades reflexivas apresentamos aos professories duas questões que envolvem o conceito de combinatória para a formação de casais. A primeira consta no processo seletivo 2019 para o mestrado em ensino de matemática da UFRJ em que mobiliza o que se toma como casal na atividade, se casal de pessoas ou casal de um homem e uma mulher; a segunda atividade foi extraída de Souza e Silva (2017) ao qual apresenta questões de combinatória em livros didáticos aos quais já está disposto a norma homem e mulher. Professories ficaram perplexos como nunca antes eles pensariam que atividades matemáticas poderiam estar a favor de uma postura discriminatória, e assim, se refletiu também sobre a não neutralidade no Ensino de Matemática. Na continuidade das ações discutimos sobre as siglas LGBTQIA+, o termo Queer e Pedagogia Queer. Apresentamos ainda uma professora de matemática trans - Erikah Alcantara. Em um terceiro momento, solicitamos a criação de atividades que evidenciem a diversidade e/ou que indivíduos LGBTQIA+ se reconheçam. A seguir algumas das atividades construídas. 1. Carlos e Eduardo têm três filhos, Maria, José e Fabiana. Todos foram ao cinema e ao ocuparem os cinco lugares teriam que ficar na mesma fila. Quantas são as possibilidades de ocupar o espaço destinado, sabendo que os PAIS devem permanecer juntos? 2. Em uma pesquisa realizada com 5.000 entrevistados (na atividade há uma tabela), obtivemos os seguintes dados sobre a sexualidade. Assexuais 5,76%; Lésbicas 0,95%; Gays 1,37%; Bissexuais 2,12%; Transgênero 0,68% e Não-binaries 1,18%. Complete com a frequência absoluta e construa um gráfico. 3. Na sigla LGBTQIA+, qual a probabilidade de sortearmos uma vogal entre todas as letras? 4. Realize uma pesquisa sobre a ocorrência (ou não) da homossexualidade no Reino Animal. Como considerações deste relato apontamos que professories em contextos formativos que provoquem outros olhares para o ensino se constituem como espaços potencializadores para uma prática didática comprometida com a diversidade sexual e com as questões de gênero, e neste caso aqui relatado, com as questões LGBTQIA+.
Título do Evento
Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática - E²GSEM - 1ª Edição
Título dos Anais do Evento
Anais da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARVALHO, José Ivanildo Felisberto de; NASCIMENTO, Davi da Silva; MACIEL, Weslley de Arruda. AQUENDANDO SABERES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM UMA CIDADE DO AGRESTE PERNAMBUCANO.. In: Anais da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/e2gsem/848925-AQUENDANDO-SABERES--RELATO-DE-UMA-EXPERIENCIA-FORMATIVA-COM-PROFESSORES-DE-CIENCIAS-E-MATEMATICA-EM-UMA-CIDADE-DO. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

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