"PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA": TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS E IDENTIDADE DE TRANSEXUAIS E TRAVESTIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA

Publicado em 17/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1121-1

Título do Trabalho
"PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA": TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS E IDENTIDADE DE TRANSEXUAIS E TRAVESTIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA
Autores
  • Cicero Augusto dos Santos
  • Klinger Teodoro Ciriaco
Modalidade
Resumo
Área temática
Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática
Data de Publicação
17/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/e2gsem/847732-para-alem-dos-muros-da-escola--trajetorias-educacionais-e-identidade-de-transexuais-e-travestis-na-educacao-mat
ISBN
978-65-272-1121-1
Palavras-Chave
Pesquisa Narrativa, Transexual e Travesti, Identidade, Gênero e Educação Matemática; Longevidade escolar
Resumo
O presente trabalho parte de uma proposta de tese de doutoramento, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que apresenta como enfoque a análise das trajetórias educacionais de pessoas transexuais e travestis em sua história de vida, sobretudo, na área da Educação Matemática. Para este fim, buscamos compreender a longevidade escolar destas pessoas, seus caminhos formativos e as dificuldades enfrentadas ao longo do processo de escolarização básica até a pós-graduação como espaço-tempo de resistência. A pesquisa de doutorado será conduzida com professoras que se identificam como transexuais e/ou travestis. A seleção das participantes fundamenta-se a partir do critério de relevância de suas experiências para a compreensão de trajetórias de longevidade escolar em Educação Matemática, com base em mapeamento em grupos de pesquisas brasileiros que discutem a temática em uma interseccionalidade com Gênero. Um critério secundário relevante ainda é: ser licenciada em Pedagogia e/ou Matemática; ter concluído ou estar cursando pós-graduação (mestrado ou doutorado) com pesquisa em Educação Matemática; e ter atuado como professora na Educação Básica. A partir de uma abordagem pós-estruturalista, a pesquisa intenciona compreender suas experiências ao mesmo tempo em que se examina os desafios, conquistas e influências das relações de gênero no ambiente escolar e acadêmico. A metodologia proposta, baseada na entrevista narrativa de caráter biográfico, oferece uma forma única de capturar as vozes e as experiências das participantes. A produção e consequente análise de dados seguirá as seis etapas propostas pelo sociólogo alemão Fritz Schütze, que são 1. Transcrição detalhada das entrevistas; 2. Análise formal do texto, identificando quais são as passagens explicativas, ordenando os acontecimentos, considerando o que revelam a respeito do curso de vida de cada participante; 3. Descrição estrutural dos conteúdos, momento no qual o pesquisador deve se ater à narração central, ou seja, o momento em que é colocado o questionamento para as participantes sobre suas trajetórias; 4. Abstração analítica dos conteúdos obtidos através das narrativas. 5. Comparação contrastiva entre as histórias individuais, fazendo a distinção entre os aspectos principais das biografias, identificando fatos que são individuais e aqueles que são semelhantes nas trajetórias das participantes; 6. Elaboração do modelo teórico. Essas etapas fornecerão uma base sólida para a reflexão sobre as experiências educacionais das professoras transexuais e travestis e contribuirão para o avanço do conhecimento na área. Em termos de resultados esperados, a pesquisa contribui para a discussão sobre inclusão e diversidade na Educação Matemática, destacando a importância de reconhecer e valorizar as identidades de gênero diversas no contexto educacional. Ao destacar as vozes e as experiências de professoras transexuais e travestis, o estudo oferece uma perspectiva crítica sobre as práticas pedagógicas e as políticas educacionais, promovendo a reflexão e o diálogo sobre questões de gênero, sexualidade e inclusão.
Título do Evento
Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática - E²GSEM - 1ª Edição
Título dos Anais do Evento
Anais da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Cicero Augusto dos; CIRIACO, Klinger Teodoro. "PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA": TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS E IDENTIDADE DE TRANSEXUAIS E TRAVESTIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA.. In: Anais da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/e2gsem/847732-PARA-ALEM-DOS-MUROS-DA-ESCOLA--TRAJETORIAS-EDUCACIONAIS-E-IDENTIDADE-DE-TRANSEXUAIS-E-TRAVESTIS-NA-EDUCACAO-MAT. Acesso em: 16/05/2025

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