CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRESENÇA OU INVISIBILIDADE FEMININA?

Publicado em 17/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1121-1

Título do Trabalho
CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRESENÇA OU INVISIBILIDADE FEMININA?
Autores
  • Nadir Fernandes dos Santos
  • Débora Reis Pacheco
  • Elenilton Vieira Godoy
Modalidade
Resumo
Área temática
Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática
Data de Publicação
17/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/e2gsem/846602-curriculos--de-matematica-nos-anos-iniciais-do-ensino-fundamental--presenca-ou-invisibilidade-feminina
ISBN
978-65-272-1121-1
Palavras-Chave
Gênero, matemática, currículos.
Resumo
A pesquisa intitulada “Currículos de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: presença ou invisibilidade feminina?” tem sido realizada pela mestranda Nadir Fernandes dos Santos vinculada à Universidade Federal do Paraná (UFPR) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), sob orientação do Professor Doutor Elenilton Vieira Godoy e coorientação da Professora Doutora Débora Reis Pacheco. A pesquisa está comprometida em olhar para aspectos diversos que atravessam as relações estabelecidas no cotidiano escolar a partir das implicações de gênero e a educação matemática. Busca-se compreender como esses fatores permeiam os processos de ensino e aprendizagem, bem como as práticas pedagógicas e educativas no que se refere ao currículo, às manifestações culturais e saberes, capturando se estas reverberam posturas de enfrentamento ao sexismo e androcentrismo. Serão observadas aulas do componente curricular de matemática em turmas do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, cujas docentes são mulheres. Considerando a relevância de conhecer elementos que impactam as experiências, configuram trajetórias e constituem essas mulheres professoras, serão realizadas entrevistas com essas profissionais, conforme aprovado pelo Comitê de Ética das Ciências Humanas e Sociais, mediante parecer nº 6.666.710 em 23/02/2024. Para tanto, a metodologia adotada será inspirada na Etnografia por possibilitar a descrição da cultura escolar que opera a partir de valores e crenças imbricadas nos imaginários e representações sociais. Assim, serão utilizados recursos escritos, áudio e visuais para registros das observações. É necessário ampliar o debate sobre quais perspectivas têm sido constituídas as relações de gênero no espaço escolar, buscando perceber se estas reproduzem lugares de subalternização às mulheres, se as desigualdades têm sido reforçadas ou enfrentadas, se a hierarquização entre homens e mulheres é marcada no cotidiano escolar. Ao olhar para as práticas pedagógicas será possível perceber se há a adoção de posturas que subvertem normas perversas impostas às mulheres, potencializando uma compreensão de gênero enquanto construção social, buscando ou não romper com uma visão biologizante. Quais currículos têm sido escolhidos? Aqueles cujas relações estabelecidas são de manutenção de lugares diferentes a mulheres e homens, entendendo estes enquanto afeitos à matemática, com propensão a razão, decisões, autoridade e outras características definidas para a ocupação de posições de poder? Às mulheres ainda têm sido designados lugares configurados pela emoção, compreensão de capacidade inata ao cuidado, afeto e docilidade? Essa pesquisa propõe olhar para o cotidiano das escolas, de maneira atenta e sustentada por referenciais teóricos, como Guacira Lopes Louro e Judith Butler, que discutem as vozes e potência das mulheres, reconhecendo e atuando nos processos ancorados em desigualdades sob discursos naturalizados que oprimem e excluem determinados coletivos, a partir da linguagem, por exemplo. Reconhece-se a importância de tensionar essas desconstruções, também, nos anos iniciais do Ensino Fundamental considerando a constituição de identidades e subjetividades das crianças.
Título do Evento
Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática - E²GSEM - 1ª Edição
Título dos Anais do Evento
Anais da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Nadir Fernandes dos; PACHECO, Débora Reis; GODOY, Elenilton Vieira. CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRESENÇA OU INVISIBILIDADE FEMININA?.. In: Anais da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/e2gsem/846602-CURRICULOS--DE-MATEMATICA-NOS-ANOS-INICIAIS-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL--PRESENCA-OU-INVISIBILIDADE-FEMININA. Acesso em: 09/09/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes