Título do Trabalho
ALFABETIZAÇÃO INTERCULTURAL: PROPOSTA DE MATERIAL PEDAGÓGICO ADAPTADO
Autores
  • Rebeca Gabriele Mendes Palheta
  • Raynna Christinny Silva de Sousa
Modalidade
Resumo - IV Congresso Latino-Americano de Estudantes e Egressos de Pós-Graduação em Educação
Área temática
Educação Comunitária e Intercultural
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/diversidade-educativa-latino-americana/899863-alfabetizacao-intercultural--proposta-de-material-pedagogico-adaptado
ISBN
978-65-272-0834-1
Palavras-Chave
LIBRAS; Alfabetização e Letramento; Educação Bilíngue.
Resumo
A Educação Inclusiva é um grande desafio para os pedagogos que escolhem atuar na sala de aula dentro da educação básica, fazer com que esses alunos se sintam acolhidos e inseridos no processo de ensino é tarefa primordial do educador, por se tratar de um direito constituído de acordo com a Lei nº. 13.1463. Sendo assim, é preciso pensar em métodos e estratégias que incluam esses alunos e os façam compreender os conteúdos propostos, nesse sentido, os materiais didáticos adaptados entram como ferramenta de grande auxílio para a prática do professor no processo de ensino e aprendizagem para alunos com necessidades especiais. O desenvolvimento humano através do meio, a linguagem é responsável pela regulação da atividade psíquica humana, pois é ela que permeia a estruturação dos processos cognitivos. Assim, é assumida como constitutiva do sujeito, pois possibilita interações fundamentais para a construção do conhecimento. Ademais, além da alfabetização em Libras, é importante que os surdos também tenham a oportunidade de serem alfabetizados na língua majoritária do país, como o Português. A alfabetização em Português permite que os surdos participem mais plenamente na sociedade e compreendam informações escritas em contextos como educação, emprego e serviços públicos. Portanto, o objetivo da pesquisa e desenvolver a alfabetização e letramento em alunos surdos por meio das Libras através de um material adaptado e promover a interação entre alunos surdos e ouvintes. Para esta pesquisa, utilizamos a fundamentação teórica da pesquisa qualitativa que possibilita construir e revisar novas abordagens, conceitos e categorias referentes ao fato estudado de uma sociedade respeitando a diversidade existente. Também, será realizado um questionário semiestruturado disponibilizado no Whatsapp através de um link pelo Google Forms com professores alfabetizadores e do AEE para avaliar se o material produzido é eficiente. Soma-se a isso, a leitura de textos relevantes para a pesquisa com foco nos autores que aborda sobre a aprendizagem humana e que retrata sobre a alfabetização e letramento. Partindo disso, foi criado como proposta pedagógica um material adaptado com o alfabeto em libras, na plataforma Canva, destaca-se que os elementos do material são da nossa região amazônica aproximando de sua realidade regional. Os resultados da pesquisa revelaram a importância da formação em Libras para os professores que trabalham com alunos surdos. Aqueles que possuíam essa formação demonstraram uma compreensão mais profunda das necessidades específicas desses alunos e sugeriram melhorias mais pertinentes para o material adaptado em Libras. Ficou evidente que o processo de alfabetização e letramento para alunos surdos requer abordagens distintas daquelas usadas para alunos ouvintes. Enquanto a língua portuguesa se baseia na modalidade oral-auditiva, a Libras é visual-gestual, demandando adaptações específicas para atender às necessidades desses alunos, sendo assim, faz-se necessário um constante aprimoramento das metodologias de ensino, para que de fato aja inclusão no ambiente escolar.
Título do Evento
Diversidade Educativa Latino-americana: contextos, desafios e oportunidades
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Latino-americano de Estudantes e Egressos de Pós-graduação em Educação: Diversidade educativa latino-americana: Contextos, desafios e oportunidades
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PALHETA, Rebeca Gabriele Mendes; SOUSA, Raynna Christinny Silva de. ALFABETIZAÇÃO INTERCULTURAL: PROPOSTA DE MATERIAL PEDAGÓGICO ADAPTADO.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/diversidade-educativa-latino-americana/899863-ALFABETIZACAO-INTERCULTURAL--PROPOSTA-DE-MATERIAL-PEDAGOGICO-ADAPTADO. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes