PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS NO PROCESSO PEDAGÓGICO ATRAVÉS DO LIVRO DIDÁTICO DE ARTE

Publicado em 02/09/2020 - ISBN: 978-65-88243-24-4

Título do Trabalho
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS NO PROCESSO PEDAGÓGICO ATRAVÉS DO LIVRO DIDÁTICO DE ARTE
Autores
  • MIRIAN FERREIRA DA SILVA BOGEA
  • DIEGO TED RODRIGUES BOGEA
Modalidade
Resumos simples
Área temática
Didática e Currículo
Data de Publicação
02/09/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/diadopedagogo/249935-pressupostos-teorico-metodologicos-no-processo-pedagogico-atraves-do-livro-didatico-de-arte
ISBN
978-65-88243-24-4
Palavras-Chave
Didática, Currículo, Livro
Resumo
Este resumo tem como objetivo o relato sobre a análise do livro didático de Arte, seus pressupostos teóricos e metodológicos, bem como o processo de mediação por parte dos docentes em sala de aula, suas implicações nas aulas de Arte e no processo de ensino e aprendizagem da disciplina. O trabalho de pesquisa debruça-se sobre a perspectiva do livro didático como elemento metodológico presente no trabalho do Professor de Arte, como esse artefato é utilizado pelo professor e ainda o resultado dessa utilização levando em conta que a experiência educativa em diversas escolas, é permeada por aprendizagens adquiridas de forma passiva, pronta e acabada, e nesse contexto o livro didático tem sido a via de acesso para tal metodologia aplicada. Trata-se de um estudo bibliográfico com pesquisa de campo em quatro escolas da rede privada de São Luís do Maranhão, verificando como se estruturam diversos livros didáticos de Arte, sendo que um deles especificamente tem sido utilizado comumente nas quatro escolas. O trabalho foi realizado no segundo semestre do ano de 2018 e foi feito a partir de instrumentos como a observação não-participante, entrevista e diário de campo. Foram analisadas as metodologias de trabalho do professor de Arte e como essas metodologias se alinhavam aos dispositivos legais referentes ao currículo dos alunos tendo como ênfase a utilização do livro didático de Arte. A partir desta identificação, podemos inferir como resultados deste trabalho, a percepção de que o Livro didático de Arte se constitui num elemento importante na produção de conhecimento em sala de aula, todavia, não se constitui como a única via possível de construção de conhecimento em Arte- Educação. Tomamos parte das obras de Lajolo (1996), Barbosa (2002) e Ferraz e Fusari (2001) no que tange à compreensão do ensino de Arte e Livro didático como artifício cultural.
Título do Evento
I CONGRESSO ONLINE DE PEDAGOGIA: a relevância do movimento estudantil de pedagogia (MEPe) na formação identitária do pedagogo no século XXI.
Título dos Anais do Evento
Anais do I CONGRESSO ONLINE DE PEDAGOGIA: a relevância do movimento estudantil de pedagogia (MEPe) na formação identitária do pedagogo no século XXI.
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BOGEA, MIRIAN FERREIRA DA SILVA; BOGEA, DIEGO TED RODRIGUES. PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS NO PROCESSO PEDAGÓGICO ATRAVÉS DO LIVRO DIDÁTICO DE ARTE.. In: Anais do I CONGRESSO ONLINE DE PEDAGOGIA: a relevância do movimento estudantil de pedagogia (MEPe) na formação identitária do pedagogo no século XXI.. Anais...Santa Inês(MA) UEMA / CESSIN, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/diadopedagogo/249935-PRESSUPOSTOS-TEORICO-METODOLOGICOS-NO-PROCESSO-PEDAGOGICO-ATRAVES-DO-LIVRO-DIDATICO-DE-ARTE. Acesso em: 10/06/2025

Trabalho

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