DIFICULDADES NA INTERPRETAÇÃO: PORQUÊ OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO POSSUEM TANTA DIFICULDADE NA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS?

Publicado em 02/09/2020 - ISBN: 978-65-88243-24-4

Título do Trabalho
DIFICULDADES NA INTERPRETAÇÃO: PORQUÊ OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO POSSUEM TANTA DIFICULDADE NA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS?
Autores
  • Thaisa Queiroz Mendes
  • Vanessa de Amorim Oliveira
  • Gleyciane de Araújo Nascimento
Modalidade
Resumos simples
Área temática
Linguagens, Letramento e Alfabetização
Data de Publicação
02/09/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/diadopedagogo/249566-dificuldades-na-interpretacao--porque-os-estudantes-do-ensino-medio-possuem-tanta-dificuldade-na-interpretacao-de
ISBN
978-65-88243-24-4
Palavras-Chave
Dificuldade de aprendizagem, interpretação, leitura
Resumo
Este trabalho apresenta um debate acerca da dificuldade de interpretação de textos pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio. Tendo como objetivo geral reconhecer quais problemas implicam nessa dificuldade, mediante a isso está especificando qual a origem dessa dificuldade, e que essa problemática poderia está voltada para eixos da família, escola e o próprio estudante, ao que nos leva a uma hipótese que esses alunos não tiveram uma base adequada nos anos iniciais da educação. A interpretação é de fundamental importância para todos os indivíduos de uma sociedade, seja para interpretar um simples anúncio de publicidade como para interpretar uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para interpretar qualquer tipo de texto é preciso ser um bom leitor, mas a falta de leitura tem afetado muito o desenvolvimento intelectual dos indivíduos, os estudos fundamenta-se nos teóricos Cunha, Marisa Lajolo, Zilberman, Pacheco entre outros. Sendo assim o projeto envolveu aplicações de um questionário com os próprios alunos do 3º ano, entrevistas semiestruturados com uma professora de língua portuguesa, uma coordenadora pedagógica e um professor da Universidade Estadual do Maranhão especialista na área do nosso projeto. A interpretação de texto tem sido um grande problema principalmente nos últimos anos escolares, sendo mais especificamente no 3° ano, os resultados obtidos revela um contraste entre o que os alunos leem e o que os professores desejam que esses alunos leiam, e são leituras completamente opostas. Pode-se concluir com esse projeto que os alunos fazem uma leitura porém eles não compreende, pois não foram ensinados nos anos iniciais a compreender mais somente a decodificar palavras, nos sendo visível que os professores deveriam usar a tecnologia seu favor.
Título do Evento
I CONGRESSO ONLINE DE PEDAGOGIA: a relevância do movimento estudantil de pedagogia (MEPe) na formação identitária do pedagogo no século XXI.
Título dos Anais do Evento
Anais do I CONGRESSO ONLINE DE PEDAGOGIA: a relevância do movimento estudantil de pedagogia (MEPe) na formação identitária do pedagogo no século XXI.
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MENDES, Thaisa Queiroz; OLIVEIRA, Vanessa de Amorim; NASCIMENTO, Gleyciane de Araújo. DIFICULDADES NA INTERPRETAÇÃO: PORQUÊ OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO POSSUEM TANTA DIFICULDADE NA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS?.. In: Anais do I CONGRESSO ONLINE DE PEDAGOGIA: a relevância do movimento estudantil de pedagogia (MEPe) na formação identitária do pedagogo no século XXI.. Anais...Santa Inês(MA) UEMA / CESSIN, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/diadopedagogo/249566-DIFICULDADES-NA-INTERPRETACAO--PORQUE-OS-ESTUDANTES-DO-ENSINO-MEDIO-POSSUEM-TANTA-DIFICULDADE-NA-INTERPRETACAO-DE. Acesso em: 17/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes