O ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM.

Publicado em 02/09/2020 - ISBN: 978-65-88243-24-4

Título do Trabalho
O ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
Autores
  • WAGNER ANDRADE OLIVEIRA
  • Ramille Do Socorro Santos Cunha
Modalidade
Resumos simples
Área temática
Educação Especial
Data de Publicação
02/09/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/diadopedagogo/249548-o-aluno-com-altas-habilidadessuperdotacao-e-seu-processo-de-aprendizagem
ISBN
978-65-88243-24-4
Palavras-Chave
Altas Habilidades, Superdotação, Educação
Resumo
O presente artigo irá discorrer sobre o aluno com necessidades especiais: Superdotação/Altas Habilidades salientando a importância do processo de ensino. Deste modo, esta pesquisa abordará a problemática de suas origens, marcos legais que embasam a política da educação inclusiva no Brasil, dificuldades no processo de ensino e aprendizagem e a relação família e escola. Esta pesquisa está pautada em cunho bibliográfico, respaldando-se em análises de documentos normativos que está destinada a apresentar conceitos e práticas dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação. A pesquisa Bibliográfica foi realizada através de estudos e pesquisas em diversos materiais como: Livros, Revistas, Artigos, Sites da Internet e entre outros, buscando unir maior número de dados e fundamentação teórica para embasar esse artigo. Por conseguinte, abordaremos suas teorias, assim como a importância de uma intervenção pedagógica através de práticas educativas que sejam adequadas para alunos que apresentam habilidades intelectuais superiores e leis que assegura os mesmos. Evidencia-se, que é de suma importância lutar por uma escola inclusiva, na qual busque uma reformulação curricular das escolas, visando uma estruturação educacional como dos cursos de formação de professores, no intuito de responder às necessidades específicas de cada aluno com Altas Habilidades/Superdotação, notando-se que atualmente estes são uns dos principais desafios a serem concretizados no meio educacional. Diante do exposto, no presente artigo buscou-se ressaltar o conceito de Altas Habilidades/Superdotação em uma perspectiva educacional e social. Deste modo, observou-se a partir do mesmo que apesar das diretrizes legais e parâmetros curriculares voltados para a Superdotação, não são suficientes para surtirem efeitos satisfatórios na prática.
Título do Evento
I CONGRESSO ONLINE DE PEDAGOGIA: a relevância do movimento estudantil de pedagogia (MEPe) na formação identitária do pedagogo no século XXI.
Título dos Anais do Evento
Anais do I CONGRESSO ONLINE DE PEDAGOGIA: a relevância do movimento estudantil de pedagogia (MEPe) na formação identitária do pedagogo no século XXI.
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, WAGNER ANDRADE; CUNHA, Ramille Do Socorro Santos. O ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM... In: Anais do I CONGRESSO ONLINE DE PEDAGOGIA: a relevância do movimento estudantil de pedagogia (MEPe) na formação identitária do pedagogo no século XXI.. Anais...Santa Inês(MA) UEMA / CESSIN, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/diadopedagogo/249548-O-ALUNO-COM-ALTAS-HABILIDADESSUPERDOTACAO-E-SEU-PROCESSO-DE-APRENDIZAGEM. Acesso em: 15/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes