PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS PARA INTERVENÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Publicado em 06/02/2023 - ISBN: 978-85-5722-598-5

Título do Trabalho
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS PARA INTERVENÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Autores
  • Thales Rodrigues Pereira
  • Maria Fernanda Gomes da Silva
  • Luciana Neri Nobre
  • Edson da Silva
Modalidade
Resumo - Pôster
Área temática
Nutrição e saúde coletiva
Data de Publicação
06/02/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/csn2022/519515-planejamento-e-desenvolvimento-de-jogos-digitais-para-intervencoes-de-educacao-alimentar-e-nutricional
ISBN
978-85-5722-598-5
Palavras-Chave
Guia Alimentar, Educação Alimentar e Nutricional, Jogo
Resumo
Introdução: O Guia Alimentar para a População Brasileira é um documento oficial brasileiro orientador de práticas alimentares saudáveis, configurando-se como instrumento norteador de ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e indutor de programas e políticas de saúde no Sistema Único de Saúde e em outros setores. As recomendações sobre escolhas alimentares no Guia, abordam a Classificação NOVA dos alimentos, e, baseando-se nela, estudos têm mostrado um crescimento exponencial no consumo de produtos ultraprocessados, bem como evidências científicas dos impactos desses alimentos ??na qualidade nutricional na saúde, nas doenças e das dietas em geral. Neste contexto, metodologias focadas em políticas públicas saudáveis têm sido desenvolvidas para orientar a implementação e difusão do Guia Alimentar na sociedade, bem como instrutivos e materiais educativos desenvolvidos para esta finalidade. Tendo em vista essas ações, o uso de jogos educativos digitais podem promover experiências de aprendizagem eficazes e efetivas. Os jogos permitem apresentar situações novas e discutir melhores formas de resolução, além de possibilitar a construção de conhecimentos e treinamento, pois a combinação de estímulos e elementos artísticos variados favorecem o processo de aprendizagem na saúde de adultos e idosos. Objetivos: Desenvolver jogos digitais, pautados nas orientações do Guia Alimentar para a população brasileira, focados em ações de EAN com adultos. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica, cujo objetivo foi o desenvolvimento de três jogos educativos com enfoque na ‘Classificação NOVA’. A concepção dos jogos se dividiu em quatro fases: 1) pesquisa exploratório-descritiva acerca dos temas a serem abordados no material de referência; 2) elaboração dos conteúdos e seleção de imagens de domínio público em combinação com os formatos e layouts para cada jogo; 3) estruturação dos jogos na plataforma Wordwall® e 4) revisão do conteúdo digital pelos pesquisadores. Todas essas fases consideraram aspectos do Design da Informação, que consiste na organização da informação (o conteúdo e suas unidades de significado, textos e ilustrações) e no planejamento e implementação de sua apresentação visual, aspectos que visam tornar a comunicação de informações mais efetiva. Resultados: Os três jogos desenvolvidos têm como propósito fortalecer através do reforço as informações trabalhadas em três animações educativas, desenvolvidas em paralelo a esta pesquisa. O formato e layout dos jogos foram escolhidos dentre as possibilidades oferecidas na plataforma Wordwall® visando a melhor estratégia para a abordagem do conteúdo, sendo adotados: o “Questionário”, a “Classificação de grupo” e o “Abra a caixa”. A fase futura dessa pesquisa é a validação dos jogos quanto à sua adequação ao público-alvo. Conclusões: Este trabalho tem mostrado que é possível criar um material educativo atrativo, engajador e de baixo custo para a EAN. Para avaliar o impacto desse tipo de jogo no processo de aprendizagem, são necessários mais estudos, todavia, o desenvolvimento de novas estratégias para aprimorar a EAN é de extrema importância. Apoio: CNPq, CAPES, PPGCN/UFVJM.
Título do Evento
II Congresso de Nutrição e Saúde (online)
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Nutrição e Saúde
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Thales Rodrigues et al.. PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS PARA INTERVENÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL.. In: Anais do Congresso de Nutrição e Saúde. Anais...Diamantina(MG) evento online, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/csn2022/519515-PLANEJAMENTO-E-DESENVOLVIMENTO-DE-JOGOS-DIGITAIS-PARA-INTERVENCOES-DE-EDUCACAO-ALIMENTAR-E-NUTRICIONAL. Acesso em: 21/05/2025

Trabalho

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