A ANÁLISE DO ÍNDICE FITOQUÍMICO COM BASE NOS VALORES DE CALORIAS OBTIDOS DA ALIMENTAÇÃO DE PACIENTES DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA.

Publicado em 06/02/2023 - ISBN: 978-85-5722-598-5

Título do Trabalho
A ANÁLISE DO ÍNDICE FITOQUÍMICO COM BASE NOS VALORES DE CALORIAS OBTIDOS DA ALIMENTAÇÃO DE PACIENTES DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA.
Autores
  • Luma de Sousa Moreira
Modalidade
Resumo - Pôster
Área temática
Nutrição e saúde coletiva
Data de Publicação
06/02/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/csn2022/519177-a-analise-do-indice-fitoquimico-com-base-nos-valores-de-calorias-obtidos-da-alimentacao-de-pacientes-da-rede-publ
ISBN
978-85-5722-598-5
Palavras-Chave
Índice fitoquímico, alimentação, recordatório
Resumo
O presente trabalho consiste na análise dos índices fitoquímicos obtidos por meio da coleta de informações alimentares de alguns pacientes da rede pública de saúde do município de Fortaleza. Para isso, inicialmente, foram realizadas visitas semanais em 12 postos da capital nas quais foram abordados alguns usuários dos postos que se enquadravam nos critérios de sobrepeso e obesidade tipo 1, sendo eles questionados se tinham interesse em participar da pesquisa. Aceita a proposta, os entrevistandos respondiam quesitos acerca do letramento em saúde, dados de identificação e socioeconômicos, como também sobre alimentos consumidos e a frequência desse consumo e, a partir daí, era realizado um acompanhamento mensal para observar a evolução desses pacientes. Após a coleta dos dados, estas informações eram repassadas a uma planilha online, instrumento por meio do qual era possível fazer o monitoramento de todos os pacientes cadastrados na pesquisa. Para a análise dos índices fitoquímicos, foram averiguados os recordatórios alimentares desses pacientes, nos quais os alimentos consumidos eram divididos em 7 grupos, foram eles: Frutas e sucos de frutas, Vegetais e tubérculos, Leguminosas, Grãos integrais, Sementes e Nozes, Óleo de oliva e Soja e derivados. Desta feita, foi realizado um cálculo em que, a princípio, eram somadas todas as calorias determinantes em cada uma destas subcategorias sendo, após isso, estes resultados divididos pelo valor total de calorias consumidas diariamente pelo paciente. Em seguida, tais montantes eram multiplicados por 100 com o fito de alcançar o seu percentual. Após a obtenção de um resultado por categoria, todos eles eram somados para, assim, verificar se a alimentação do paciente estava acima de 30, o qual seria o parâmetro ideal, considerando-se tal alimentação como adequada no que tange aos índices fitoquímicos. Percebeu-se, ao final da análise, que dos 89 pacientes investigados, apenas 53 possuíam resultados superiores ao valor supramencionados, logo, o que corresponde a, 59% do espaço amostral, ou seja, estando 41% dos pacientes abaixo do padrão ideal para ser classificada como alimentação adequada seguindo os parâmetros do índice fitoquímico.
Título do Evento
II Congresso de Nutrição e Saúde (online)
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Nutrição e Saúde
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MOREIRA, Luma de Sousa. A ANÁLISE DO ÍNDICE FITOQUÍMICO COM BASE NOS VALORES DE CALORIAS OBTIDOS DA ALIMENTAÇÃO DE PACIENTES DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA... In: Anais do Congresso de Nutrição e Saúde. Anais...Diamantina(MG) evento online, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/csn2022/519177-A-ANALISE-DO-INDICE-FITOQUIMICO-COM-BASE-NOS-VALORES-DE-CALORIAS-OBTIDOS-DA-ALIMENTACAO-DE-PACIENTES-DA-REDE-PUBL. Acesso em: 24/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes