ALIMENTOS BÁSICOS: DISPONIBILIDADE DO TRADICIONAL ARROZ, FEIJÃO E FARINHA NO COMÉRCIO ON-LINE BRASILEIRO

Publicado em 06/02/2023 - ISBN: 978-85-5722-598-5

DOI
10.29327/1176996.2-2  
Título do Trabalho
ALIMENTOS BÁSICOS: DISPONIBILIDADE DO TRADICIONAL ARROZ, FEIJÃO E FARINHA NO COMÉRCIO ON-LINE BRASILEIRO
Autores
  • Caroline Santana Figueredo
  • Caroline Moreira
  • Camila Duarte
  • Deborah Otero
  • Martha Luisa Machado
Modalidade
Resumo - Pôster
Área temática
Nutrição e saúde coletiva
Data de Publicação
06/02/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/csn2022/516257-alimentos-basicos--disponibilidade-do-tradicional-arroz-feijao-e-farinha-no-comercio-on-line-brasileiro
ISBN
978-85-5722-598-5
Palavras-Chave
Cesta básica, Comércio eletrônico, Supermercado, Consumidor, Brasil.
Resumo
No Brasil, o tradicional prato de arroz com feijão corresponde a cerca de um quarto da alimentação dos brasileiros, levando em consideração o total de calorias consumidas diariamente. A farinha de mandioca, item complementar a esse prato, também aparece como forma de substituição do arroz, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Esses alimentos lideram as categorias de compra e venda do mercado on-line, ambiente que vem crescendo em popularidade entre os consumidores, com tendência de aumento expressivo de vendas durante e após a pandemia de COVID-19. Objetivou-se com esse trabalho identificar a disponibilidade de três itens básicos da alimentação dos brasileiros no comércio on-line de alimentos no Brasil. A coleta de dados foi realizada no site da maior rede supermercadista com venda on-line no país, segundo o ranking da Associação Brasileira de Supermercados em 2021. Entre novembro de 2021 e abril de 2022, sucedeu-se a coleta de informações de todos os alimentos básicos (arroz, feijão e farinha) disponibilizados para venda na plataforma e-commerce da rede supermercadista. Os dados foram inseridos e analisados em planilhas do Microsoft Excel e os resultados apresentados em número absoluto e percentual. Foram identificados 139 produtos, dentre estes 78 arrozes (56,1%), 33 feijões (23,7%) e 28 farinhas (20,2%), com uma totalidade de 28 marcas distintas. Apenas três marcas se repetiram entre os produtos, representando 10,7%, e o arroz foi o que apresentou maior diversidade de opções, representando 67,9% das marcas totais. Dentre os arrozes a maioria era do tipo branco (35,9%), seguido do integral (26,9%), parboilizado (20,5%), arroz para risoto (12,8%) e arroz preto (1,3%), vermelho (1,3%) e selvagem (1,3%). Quanto aos feijões, a maioria era do tipo carioca (48,5%), seguido pelo preto (30,3%), branco (9,1%), vermelho (6,1%) e fradinho (6,1%). Já entre as farinhas, somente 17,9% eram de mandioca, comumente utilizada em substituição ao arroz ou em acompanhamento ao prato de arroz com feijão. A farinha mais disponibilizada foi a de trigo (25,0%), seguida pela de tapioca (17,9%), de milho (14,3%), de castanha de caju (7,1%), de rosca (7,1%), mix de farinhas (7,1%) e, por fim, a de arroz (3,6%). Dentre os alimentos básicos, a maioria dos produtos disponíveis para venda são aqueles mais consumidos pelos brasileiros como o arroz branco e o feijão carioca. Embora a farinha de trigo esteja mais disponível para venda on-line, provavelmente em decorrência da sua versatilidade como ingrediente principal em diversas preparações culinárias, as farinhas de mandioca e de tapioca também apresentam presença marcante. O comércio on-line, por apresentar prateleira infinita, tem grande potencial para oportunizar ampla variedade de produtos ao consumidor. Entretanto, observou-se menor disponibilidade e variedade de feijões e farinhas quando comparados ao arroz. Supermercados on-line devem atentar-se para a gestão de categorias, no intuito de promover melhores experiências ao consumidor, disponibilizando mais opções e contribuindo para uma maior diversidade alimentar para a tradicional dieta dos brasileiros.
Título do Evento
II Congresso de Nutrição e Saúde (online)
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Nutrição e Saúde
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

FIGUEREDO, Caroline Santana et al.. ALIMENTOS BÁSICOS: DISPONIBILIDADE DO TRADICIONAL ARROZ, FEIJÃO E FARINHA NO COMÉRCIO ON-LINE BRASILEIRO.. In: Anais do Congresso de Nutrição e Saúde. Anais...Diamantina(MG) evento online, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/csn2022/516257-ALIMENTOS-BASICOS--DISPONIBILIDADE-DO-TRADICIONAL-ARROZ-FEIJAO-E-FARINHA-NO-COMERCIO-ON-LINE-BRASILEIRO. Acesso em: 11/08/2025

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