RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DA REDE SOCIAL INSTAGRAM COMO FERRAMENTA PARA DISSEMINAÇÃO DE CONTEÚDO SOBRE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Publicado em 06/02/2023 - ISBN: 978-85-5722-598-5

Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DA REDE SOCIAL INSTAGRAM COMO FERRAMENTA PARA DISSEMINAÇÃO DE CONTEÚDO SOBRE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
Autores
  • Manuela Quint Willadino
  • Greta Gabriela Rychescki
  • AURORA CLAUDINO DE LIMA
  • Danielle de Olinda Marques
  • Ana Luísa Baurich Vidor
  • Vanessa Vefago Cararo
  • Aline Chinenye Anyanwu
  • Ana Caroline Andriola Massiroli
  • Clara Nogueira Pacheco
  • Francilene Kunradi Vieira
Modalidade
Resumo - Pôster
Área temática
Nutrição básica e aplicada
Data de Publicação
06/02/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/csn2022/515553-relato-de-experiencia--o-uso-da-rede-social-instagram-como-ferramenta-para-disseminacao-de-conteudo-sobre-aliment
ISBN
978-85-5722-598-5
Palavras-Chave
Palavras-chave: Mídia social; Promoção de saúde; Alimentação; Nutrição; Informações científicas.
Resumo
Introdução: Nos últimos anos, as redes sociais vieram se tornando um importante meio de divulgação científica e acesso a conhecimentos. Com a pandemia de Covid-19 e a substituição de diversas atividades presenciais para o formato remoto, o Instagram se fortaleceu como meio de divulgação e produção educacional em nutrição. A partir de setembro de 2021, dentro do Programa de Educação Tutorial do curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (PET Nutrição UFSC), iniciou-se uma nova gestão do cargo de Marketing e, com isso, foram implementadas novas temáticas nas postagens da rede social. Objetivo: Analisar o alcance das publicações relacionadas à alimentação e nutrição por meio do Instagram do grupo PET Nutrição UFSC (@petnutriufsc), as quais têm por objetivo contribuir para a promoção da saúde, prevenção de doenças, formação de opiniões e disseminação de informações científicas, além de divulgar eventos realizados pelo grupo. Método: O perfil do Instagram é gerenciado pelos petianos integrantes do cargo de marketing, responsáveis pelo cronograma, confecção e publicação das postagens, compartilhamento nos stories e respostas aos comentários. Os temas são definidos pela demanda e afinidade dos petianos, assuntos relevantes e também conforme o alcance das postagens. O alcance das postagens é analisado por meio do número de contas alcançadas em cada postagem. Resultados: O perfil tem, no total, 469 publicações. Em agosto de 2021, iniciou-se séries de postagens com diferentes temas, como: “Parece mas não é”, intestino e alimentação, vitaminas, cursos do UNA-SUS e notícias da nutrição. Além disso, alguns posts únicos com temas variados também foram realizados, por exemplo: rotulagem nutricional, habilidades culinárias, tipos de dietas, ética profissional, câncer, entre outros. A série com maior alcance foi a de “Notícias da Nutrição’’, que aborda as principais notícias relacionadas à nutrição e alimentação do momento. A postagem da série com maior alcance teve 646 contas alcançadas, 102 curtidas e 20 encaminhamentos. Os três posts da série de cursos do UNA-SUS, com alcances de 1.212, 615 e 535 contas, tiveram uma média de 787 visualizações. O perfil teve um crescimento médio de 9% no número de seguidores em menos de um ano (1822 seguidores em 13/09/21; 1990 seguidores em 29/04/22), dos quais 42,9% residem na Grande Florianópolis, 40,6% tem de 25 a 34 anos e 81,4% são mulheres. Conclusão: De acordo com os resultados apresentados, o alcance das publicações possibilita um maior acesso à informação pela comunidade externa. Ademais, capacita os integrantes responsáveis pelas postagens que obtêm conhecimento na elaboração dos materiais. Assim, demonstra-se a relevância do Instagram no processo de promoção de saúde, prevenção de doenças, formação de opiniões e disseminação de informações científicas relacionados à nutrição.
Título do Evento
II Congresso de Nutrição e Saúde (online)
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Nutrição e Saúde
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

WILLADINO, Manuela Quint et al.. RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DA REDE SOCIAL INSTAGRAM COMO FERRAMENTA PARA DISSEMINAÇÃO DE CONTEÚDO SOBRE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO.. In: Anais do Congresso de Nutrição e Saúde. Anais...Diamantina(MG) evento online, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/csn2022/515553-RELATO-DE-EXPERIENCIA--O-USO-DA-REDE-SOCIAL-INSTAGRAM-COMO-FERRAMENTA-PARA-DISSEMINACAO-DE-CONTEUDO-SOBRE-ALIMENT. Acesso em: 23/06/2025

Trabalho

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