O USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA PARA DISSEMINAÇÃO DE CONTEÚDOS SOBRE COMPORTAMENTO ALIMENTAR E EMAGRECIMENTO

Publicado em 06/02/2023 - ISBN: 978-85-5722-598-5

Título do Trabalho
O USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA PARA DISSEMINAÇÃO DE CONTEÚDOS SOBRE COMPORTAMENTO ALIMENTAR E EMAGRECIMENTO
Autores
  • Clara Nogueira Pacheco
  • Beatrice Orthmann
  • Amanda Corrêa da Rosa
  • Milena Santa Anna Fuhrmann
  • Talissa Dezanetti
  • Greta Gabriela Rychescki
  • Vitória Tondo Santini
  • Brunna Cristina Bremer Boaventura
Modalidade
Resumo - Pôster
Área temática
Nutrição básica e aplicada
Data de Publicação
06/02/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/csn2022/513448-o-uso-do-instagram-como-ferramenta-para-disseminacao-de-conteudos-sobre-comportamento-alimentar-e-emagrecimento
ISBN
978-85-5722-598-5
Palavras-Chave
comportamento alimentar; mídias sociais; perda de peso.
Resumo
Introdução: A obesidade é uma doença multifatorial que, atualmente, é um dos principais problemas de saúde pública. O comportamento alimentar é influenciado por diversos fatores e é um dos principais pilares de avaliação e gestão do peso em indivíduos com a doença, unido a nutrição, atividade física e fármacos, visando um tratamento de sustentabilidade a longo prazo. Visto isso, o Projeto NUTRI.COM foi criado em 2020 com o intuito de auxiliar estudantes de nutrição e nutricionistas em formação a aprimorar seus conhecimentos sobre o tema, além de conscientizar e ajudar indivíduos com sobrepeso e obesidade. Objetivo: Objetivou-se disponibilizar informações relacionadas ao comportamento alimentar e estratégias de emagrecimento, no intuito de contribuir para mudanças comportamentais, promover a autonomia alimentar, auxiliar na formação de opiniões e na disseminação de informações científicas, além de divulgar formações externas e processos seletivos realizados pelo projeto. Método: Foi criado um perfil no instagram (@nutri.com.ufsc), que é gerenciado por alguns membros da gestão do projeto NUTRI.COM. Através deste perfil são realizados posts, storys, reels, IGTVs e lives. Nesse sentido, os membros são responsáveis por criar um cronograma de postagens, confeccionar e postar, além de responder os directs, comentários e cuidar da conta. As temáticas são relacionadas ao comportamento alimentar, livros e artigos científicos discutidos pelo grupo. Resultados: As postagens tiveram início em fevereiro de 2021, tendo até o momento 178 postagens sobre desafios do processo de emagrecimento, como lidar como eles, conteúdos teóricos-científicos, estratégias para evitar o reganho de peso, divulgações de cursos, palestras e processos seletivos, entre outros. Os posts com maiores alcances foram “Emagrecimento é mais que só fechar a boca” (n = 12.986) e “Nosso cérebro trabalha como um aeroporto” (n = 11.466), sendo esses mesmos os mais curtidos (280 e 274, respectivamente) e os com maior número de salvamentos (61 e 202, respectivamente). Além dos posts, aproveitou-se da ferramenta Reels do Instagram para produção de conteúdos relacionados aos mesmos temas das postagens. Foram produzidos 30 Reels, sendo o de maior alcance o “Reveja sua relação com a comida” (n = 9.344). O vídeo com maior número de curtidas e encaminhamentos foi o “Você se prioriza?” (n = 280 e 23, respectivamente). O engajamento atingiu 3,94% e a média de curtidas e comentários dos últimos 20 posts foi de 74 e 10 respectivamente. Atualmente, a conta possui 2.260 seguidores, sendo que teve um aumento de 77,1% de seguidores (934 seguidores) nos últimos 3 meses, sendo a maioria deles de Florianópolis (37,7%), com faixa etária entre 25 e 34 anos (34,3%) e do gênero feminino (88,8%). Conclusão: Considerando os resultados apresentados, o impacto e alcance das publicações possibilitam maior acessibilidade à informação e estratégias de perda de peso, tanto para o público em geral quanto estudantes e profissionais da saúde. Além disso, as postagens capacitam os integrantes responsáveis pela rede que, também, obtêm conhecimento na elaboração dos materiais. Assim, o Instagram demonstra ser uma importante ferramenta no processo de promoção de saúde, mudanças de comportamento, autonomia alimentar e disseminação de informações científicas relacionados à nutrição.
Título do Evento
II Congresso de Nutrição e Saúde (online)
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Nutrição e Saúde
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PACHECO, Clara Nogueira et al.. O USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA PARA DISSEMINAÇÃO DE CONTEÚDOS SOBRE COMPORTAMENTO ALIMENTAR E EMAGRECIMENTO.. In: Anais do Congresso de Nutrição e Saúde. Anais...Diamantina(MG) evento online, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/csn2022/513448-O-USO-DO-INSTAGRAM-COMO-FERRAMENTA-PARA-DISSEMINACAO-DE-CONTEUDOS-SOBRE-COMPORTAMENTO-ALIMENTAR-E-EMAGRECIMENTO. Acesso em: 17/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes