ANSIEDADE INFANTIL NO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO

Publicado em 06/02/2023 - ISBN: 978-85-5722-591-6

Título do Trabalho
ANSIEDADE INFANTIL NO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO
Autores
  • Abigail Maria Venancio Barbosa
  • Raphaela Machado Cruz
  • Analúcia Ferreira Marangoni
  • Analucia Ferreira Marangoni
Modalidade
Acadêmico - Revisão de literatura
Área temática
Odontopediatria
Data de Publicação
06/02/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/coumc2022/553649-ansiedade-infantil-no-tratamento-odontologico
ISBN
978-85-5722-591-6
Palavras-Chave
Ansiedade, Ansiedade no Tratamento Odontológico e Criança
Resumo
Introdução: A ansiedade e o medo constituem um dos maiores obstáculos para a realização dos atendimentos odontológicos. O condicionamento de crianças ansiosas é muito importante para facilitar o atendimento estes sentimentos. Os meios farmacológicos podem ser utilizados para promover a sedação em alguns pacientes quando as técnicas usuais de manejo do comportamento forem insuficientes para o condicionamento. Desta maneira, a utilização dos manejos farmacológicos pode ser uma alternativa para a realização de um tratamento que gere menor ansiedade às crianças. Relacionado a isso, os ansiolíticos são uma classe de fármacos usados em Odontologia para diminuir a ansiedade e a tensão, produzindo efeito calmante, visto que afetam áreas do cérebro que controlam a ansiedade e o estado de alerta, relaxando os músculos. Objetivo: Frente a isso, o presente estudo tem como objetivo avaliar as situações de ansiedade infantil no tratamento odontológico em que se deve lançar mão dos meios farmacológicos. Material e método: Os artigos utilizados nessa revisão foram retirados das bases de dados PubMED e LILACS por meio das palavras-chave: Ansiedade, Ansiedade no Tratamento Odontológico e Criança, no período de 2001 a 2019. Resultados: As técnicas de manejo comportamental para diminuir a ansiedade das crianças frente ao tratamento odontológico é amplamente aceita pela literatura, como “tell-show-do” (falar, mostrar, fazer), técnica da modelagem e controle de voz, e demonstram excelente resultado. Entretanto, é possível que algumas não respondam de forma positiva ao condicionamento, podendo o profissional, nestes casos, lançar mão de meios farmacológicos para adaptar a situação clínica ao comportamento da criança, como complemento às técnicas comportamentais. Conclusão: Pode-se concluir que os agentes farmacológicos podem ser usados como complemento às técnicas comportamentais para auxiliar no manejo da ansiedade em pacientes pediátricos odontológicos; entretanto, evidencia-se que os meios “tell-show-do”, modelagem, controle de voz, entre outros, são de extrema importância e devem ser utilizados preferencialmente para que a criança se adapte ao tratamento odontológico e estabeleça uma relação de confiança com o profissional.
Título do Evento
20° Congresso Odontológico da Universidade de Mogi das Cruzes - XLIV Jornada Odontológica
Cidade do Evento
Mogi das Cruzes
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Odontológico da Universidade de Mogi das Cruzes
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARBOSA, Abigail Maria Venancio et al.. ANSIEDADE INFANTIL NO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO.. In: Anais do Congresso Odontológico da Universidade de Mogi das Cruzes. Anais...Mogi das Cruzes(SP) UMC, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/coumc2022/553649-ANSIEDADE-INFANTIL-NO-TRATAMENTO-ODONTOLOGICO. Acesso em: 06/05/2025

Trabalho

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