LESÃO RADIOLÚCIDA ASSOCIADA A ELEMENTO DENTAL VITAL: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DA DISPLASIA CEMENTO ÓSSEA PERIAPICAL.

Publicado em 17/02/2020 - ISSN: 1518-8418

Título do Trabalho
LESÃO RADIOLÚCIDA ASSOCIADA A ELEMENTO DENTAL VITAL: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DA DISPLASIA CEMENTO ÓSSEA PERIAPICAL.
Autores
  • Thayna Mayara Veloso Dos Santos
  • Gabriele de Oliveira Carvalho
  • Bruna Franco dos Santos
  • Priscila Helena Machado Cavichi
  • Pasqual Bonzanini Neto
Modalidade
ACADÊMICO – Revisão de Literatura (painel)
Área temática
Odontologia
Data de Publicação
17/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/coumc/204683-lesao-radiolucida-associada-a-elemento-dental-vital--a-importancia-do-diagnostico-diferencial-da-displasia-cement
ISSN
1518-8418
Palavras-Chave
Displasia Cementária, Lesão Periapical, Lesão Fibro Óssea.
Resumo
Introdução: A Displasia Cemento Óssea Periapical (DCOP) consiste em uma lesão fibro óssea que acomete com mais frequência a região dos incisivos inferiores. É uma condição idiopática e comum em mulheres afro descendentes entre 30 e 50 anos. Tem como característica clínica a ausência de sintomatologia, porém em seu exame radiográfico é possível identificar três estágios distintos, sendo o primeiro definido como uma área radiolúcida envolvendo raízes de dentes com vitalidade pulpar. A segunda fase, denominada como cementoblástica, apresenta uma densidade mista, ilustrando o momento em que o tecido ósseo é substituído por tecido fibroso. Na terceira fase, ocorre o ápice da maturação de tecido fibroso. Objetivo: Revisar conceitos referentes a Displasia Cemento Óssea Periapical e relatar a importância do seu diagnóstico para um tratamento correto. Metodologia A pesquisa consiste em uma revisão de literatura através de portais eletrônicos como CAPES, PuB Med e SciELO em inglês e português e compreende os anos de 2015 até 2019. Resultados: A Displasia Cemento Óssea Periapical é semelhante a outras alterações radiográficas, contudo apresenta a característica de afetar dentes vitais o que induz ao profissional cirurgião dentista a diagnósticos errôneos, acarretando tratamentos impróprios e prejuízo ao paciente. Conclusão: o cirurgião dentista deve estar atento durante a anamnese e aos exames complementares para assim, realizar o diagnóstico diferencial e o tratamento correto, conforme a necessidade de cada caso.
Título do Evento
XLI Jornada Odontológica - XVII Congresso Odontológico da UMC
Cidade do Evento
Mogi das Cruzes
Título dos Anais do Evento
Anais da jornada odontológica e congresso odontológico da universidade de Mogi das Cruzes
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Thayna Mayara Veloso Dos et al.. LESÃO RADIOLÚCIDA ASSOCIADA A ELEMENTO DENTAL VITAL: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DA DISPLASIA CEMENTO ÓSSEA PERIAPICAL... In: Anais da jornada odontológica e congresso odontológico da universidade de Mogi das Cruzes. Anais...Mogi das Cruzes(SP) UMC, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/COUMC/204683-LESAO-RADIOLUCIDA-ASSOCIADA-A-ELEMENTO-DENTAL-VITAL--A-IMPORTANCIA-DO-DIAGNOSTICO-DIFERENCIAL-DA-DISPLASIA-CEMENT. Acesso em: 14/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes