É HISTO! UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS DE STREAMING EM ÁUDIO E REDES SOCIAIS COMO ALIADAS NA EDUCAÇÃO MÉDICA.

Publicado em 24/12/2021 - ISBN: 978-65-5941-507-6

Título do Trabalho
É HISTO! UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS DE STREAMING EM ÁUDIO E REDES SOCIAIS COMO ALIADAS NA EDUCAÇÃO MÉDICA.
Autores
  • Luciana Alcoforado
  • Cristina Carneiro da Cunha
  • Ana Carolina lima Da Silva
  • Mariana Gama e Silva
Modalidade
TEMA LIVRE
Área temática
Inovação em educação em saúde
Data de Publicação
24/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/consaude_hc_ufpe/427326-e-histo-utilizacao-de-plataformas-de-streaming-em-audio-e-redes-sociais-como-aliadas-na-educacao-medica
ISBN
978-65-5941-507-6
Palavras-Chave
Podcasts, Redes Sociais, Educação médica.
Resumo
A popularização das plataformas de streaming e redes sociais tornam-se mais presentes no entretenimento e busca de informação, mas também no âmbito educacional. Os cursos de saúde, em especial medicina, considerados difíceis e com grande conteúdo sendo necessário meios para despertar o interesse e facilitar o aprendizado dos acadêmicos. Assim, a utilização de novas estratégias pedagógicas que facilitem o processo de ensino–aprendizagem é de grande importância no processo de construção do conhecimento. Objetivo: Relatar a experiência de utilização de mídias de áudio em plataformas de streaming, bem como das redes sociais, como ferramentas para o ensino de histologia. Relato de experiência: As disciplinas que incluem conteúdos de histologia são ofertadas para alunos do primeiro período do curso de medicina. Diante do cenário de pandemia , surgiu a necessidade de reestruturar a oferta e monitoria dessas disciplinas, ampliando o uso das mídias digitais. Foram utilizadas plataformas de streaming, tais como Spotify e Anchor, e redes sociais para auxiliar os alunos na compreensão dos assuntos abordados em aula. Para isso, foi criado o canal de podcast e Instagram “É HISTO”, com perfil presente tanto nas redes sociais quanto nas plataformas de streaming. Semanalmente, eram gravados conteúdos de áudio para tais plataformas, além da realização de postagens sobre os assuntos ministrados nas disciplinas, bem como atividades como quiz, pesquisas interativas e casos clínicos. O material podia ser acessado através do celular, tablets e computadores, dispositivos muito utilizados pelos estudantes, assegurando fatores indispensáveis para estes, tais como, mobilidade, agilidade e acesso em qualquer ambiente. Reflexão sobre a experiência: A utilização das plataformas de streaming de áudio e redes sociais dinamizou o compartilhamento de informações e ajudou na complementação e sedimentação dos conteúdos ministrados em sala de aula. Observou-se uma boa adesão e feedback positivo dos discentes que experienciaram os podcasts e posts publicados. Além disso, aumentou o interesse e amenizou dificuldades dos discentes em relação à disciplina. Conclusões: Essa experiência tornou ainda mais evidente a relevância da utilização de tecnologias para dar suporte as necessidades educacionais, sendo o streaming e as redes sociais tendências que podem apresentar resultados positivos no ensino dos cursos médicos
Título do Evento
I CONGRESSO INTERNACIONAL EM SAÚDE DO HC-UFPE - INOVAÇÃO E INTERPROFISSIONALIDADE
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Internacional em Saúde do Hospital das Clínicas da UFPE: Inovação e Interprofissionalidade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALCOFORADO, Luciana et al.. É HISTO! UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS DE STREAMING EM ÁUDIO E REDES SOCIAIS COMO ALIADAS NA EDUCAÇÃO MÉDICA... In: Anais do Congresso Internacional em Saúde do Hospital das Clínicas da UFPE: Inovação e Interprofissionalidade. Anais...Recife(PE) Plataforma Virtual, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/consaude_hc_ufpe/427326-E-HISTO-UTILIZACAO-DE-PLATAFORMAS-DE-STREAMING-EM-AUDIO-E-REDES-SOCIAIS-COMO-ALIADAS-NA-EDUCACAO-MEDICA. Acesso em: 02/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes