ESTRATÉGIAS DIAMÉSICAS COMO PROMOTORAS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A DISTÂNCIA DO PORTUGUES COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS (NEE)

Publicado em 11/01/2021 - ISSN: 2316-266X

DOI
10.29327/coninter2020.295947  
Título do Trabalho
ESTRATÉGIAS DIAMÉSICAS COMO PROMOTORAS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A DISTÂNCIA DO PORTUGUES COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS (NEE)
Autores
  • Maria Antonietta Rossi
Modalidade
Resumo
Área temática
GT-18 MULTIMODALIDADE E VARIAÇÃO DIAMÉSICA: NORMALIDADE E DESAFIOS NO ENSINO DO PORTUGUÊS COMO PRÁTICA ON-LINE
Data de Publicação
11/01/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/coninter2020/295947-estrategias-diamesicas-como-promotoras-da-aprendizagem-significativa-a-distancia-do-portugues-como-lingua-estrang
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
Necessidades Educativas Especiais (NEE), Estratégias diamésicas, Competência Comunicativa.
Resumo
O presente trabalho visa discutir metodologias didáticas inclusivas a utilizar em contextos de Educação a Distância (EaD) finalizadas à promoção da Aprendizagem Significativa do Português como Língua Estrangeira (PLE), Língua Segunda (L2) ou Adicional (PLA) para os alunos italofónos portadores de Necessidades Educativas Especiais (NEE), nomeadamente de Transtornos Específicos de Aprendizagem (TEAp) como Dislexia, Disgrafia e Disortografia, cada vez mais numerosos em ambientes quer escolares, quer académicos. Considerando as dificuldades que estes alunos manifestam na habilidade linguística da escrita e na memorização de itens lexicais, propomos estratégias diamésicas e ferramentas digitais apropriadas a fim de promover a competência comunicativa oral em língua portuguesa e a fixação cognitiva a longo prazo de novas palavras.
Título do Evento
CONINTER 2020
Título dos Anais do Evento
Anais do IX Coninter
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

ROSSI, Maria Antonietta. ESTRATÉGIAS DIAMÉSICAS COMO PROMOTORAS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A DISTÂNCIA DO PORTUGUES COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS (NEE).. In: Anais do 9º Coninter. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/coninter2020/295947-ESTRATEGIAS-DIAMESICAS-COMO-PROMOTORAS-DA-APRENDIZAGEM-SIGNIFICATIVA-A-DISTANCIA-DO-PORTUGUES-COMO-LINGUA-ESTRANG. Acesso em: 17/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes