APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA EM PRÁTICAS DE PRODUÇÃO POÉTICA

Publicado em 11/01/2021 - ISSN: 2316-266X

DOI
10.29327/coninter2020.280356  
Título do Trabalho
APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA EM PRÁTICAS DE PRODUÇÃO POÉTICA
Autores
  • PENHA ÉLIDA GHIOTTO TUÃO RAMOS
  • Analice de Oliveira Martins
Modalidade
Resumo
Área temática
GT-19 PRÁTICAS LITERÁRIAS E CULTURAIS: NOVOS DESAFIOS, NOVOS RUMOS
Data de Publicação
11/01/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/coninter2020/280356-apropriacao-tecnologica-do-instagram-como-ferramenta-pedagogica-em-praticas-de-producao-poetica
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
Ensino, Autoria, Instagram.
Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre a rede social digital Instagram como uma ferramenta pedagógica possível para o desenvolvimento de uma proposta de escrita autoral em contexto escolar. Para isso, um gênero textual foi adotado como referência, o slam poesia, e estudos foram realizados com base nas contribuições teóricas de Maingueneau (2016), Santaella (2013), Silva (2017) e Tori (2002), Glusberg (2013) e D’Alva (2011), entre outros, a partir de uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo. Foi possível observar que o Instagram, por seu caráter interativo, pode ser usado para estimular o diálogo entre os estudantes, em situações de ensino remoto. Além disso, essa rede permite a publicação e circulação de textos de diferentes matrizes linguísticas, oferecendo recursos que possibilitam o registro de gêneros orais, como o slam, e criam um espaço propício ao exercício da autoria.
Título do Evento
CONINTER 2020
Título dos Anais do Evento
Anais do IX Coninter
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

RAMOS, PENHA ÉLIDA GHIOTTO TUÃO; MARTINS, Analice de Oliveira. APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA EM PRÁTICAS DE PRODUÇÃO POÉTICA.. In: Anais do 9º Coninter. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/coninter2020/280356-APROPRIACAO-TECNOLOGICA-DO-INSTAGRAM-COMO-FERRAMENTA-PEDAGOGICA-EM-PRATICAS-DE-PRODUCAO-POETICA. Acesso em: 15/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes