A METODOLOGIA DE LYGIA CLARK COMO MECANISMO DE ENSINO DE ARTE CONTEMPORÂNEA

Publicado em 30/01/2020 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
A METODOLOGIA DE LYGIA CLARK COMO MECANISMO DE ENSINO DE ARTE CONTEMPORÂNEA
Autores
  • Nádia Maria Gomes Paes Fernandes
  • Maria Elza de Sales Braga
  • ROZILDA ANGELO DA SILVA
  • Verônica Leitão Gomes Pessanha
  • Eliane Rangel Monteiro Rosa
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
[GT 11] Informação, educação e tecnologias
Data de Publicação
30/01/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/coninter2019/180576-a-metodologia-de-lygia-clark-como-mecanismo-de-ensino-de-arte-contemporanea
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
objeto sensorial, educação, Arte contemporânea
Resumo
A arte contemporânea, como tema que faz parte das discussões sobre educação, foi o tema escolhido para as análise deste estudo por ser uma temática pedagógica que nos últimos tempos ganhou visibilidade em função da Lei de Diretrizes e Base, que ratifica a obrigatoriedade do ensino de arte nas escolas de Educação Básica ( Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). O objetivo da abordagem foi identificar como a arte contemporânea vem sendo aplicada nas escolas e se professores privilegiam as produções artísticas de seus alunos, se promovem o desenvolvimento cultural de todos os estudantes, defendida na Lei 9394 de 1996, que é o modelo oficial. O estudo discute de forma crítica-reflexivo a arte contemporânea e a metodologia de Lygia Clark, apontando suas falhas nos processos de acompanhamento da progressão da aprendizagem dos alunos em geral e, sobretudo, as unidades escolares repensem a prática pedagógica cotidiana em busca de uma arte, que ao diagnosticar dificuldades, procure vencê-las através de mecanismos legais, visando o sucesso escolar. A escola hoje enfrenta enormes desafios, pois as novas tecnologias e os avanços conquistados pelas disciplinas afins da Educação compravam que é urgente investir em novas formas de transposição didática, Contudo, os educadores reconhecem que entre ensinar arte contemporânea é muito complexo, pois não são bem formados para lidar com tantas diversidades de idéias. A escola que temos é velha para os nossos tempos como afirma Pedro Demo, mas o sonho é parte da natureza dos educadores, e quando Paulo Freire diz que sem esperança e sonhos a racionalidade toma conta da prática docente, optamos por sonhar que um dia, quem sabe breve, as escolas deste país e dessa região estarão preparadas para deixar fluir o pensamento criativo dos nossos estudantes. Existem boas referências teóricas dos pensadores que contribuíram com propostas pedagógicas e no cenário artístico brasileiro há amplo material que pode ser aproveitado nas escolas. Todo esse conhecimento teórico e prático, toda essa riqueza artística pode ser acessível ao educando por meio do professor como um mediador. Essa mediação se manifesta na pesquisa e organização intencional de meios em que os educandos possam ter contato com diversos materiais e desenvolvam a sua percepção e intelecto. A proposta do objeto pedagógico (cortina sensorial, tapete sensorial e saco com conchas) foi muito proveitosa ao colocar possibilidades e estímulos que ajudem o educando a expressar a sua forma de perceber o mundo. Sua característica mais marcante foi a busca pela interatividade com o público. Conforme Lygia se afastava dos suportes tradicionais da arte, como telas e molduras aprofundavam cada vez mais esse conceito de participação. Segundo Rosa Lavelberg, uma das autoras dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) na área de artes, “não há clareza por parte de muitos professores, diretores e gestores de como se planeja e operacionaliza o currículo na área de arte. Na prática, com exceção feita, infelizmente há poucas experiências, mas que felizmente ocorrem em número crescente”. Para aplicar este meio e outros, acredita-se na formação continuada do professor, agregando conhecimentos e o apoio das instituições de educação. O desafio é atuar e colaborar para que a escola seja um espaço aberto ao estímulo da criatividade, sendo um tempo de aprendizagem e autoconhecimento que leve a expressão liberta e segura. Deve-se lembrar que o potencial de uma criança é uma riqueza a ser apreciada e incentivada, as suas faculdades estão em desenvolvimento e há um mundo de estímulos ao seu redor. Portanto o processo criativo e imagético está alicerçado na experiência e toda experiência humana tem sua riqueza e formas de realização.
Título do Evento
VIII CONINTER
Cidade do Evento
Maceió
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERNANDES, Nádia Maria Gomes Paes et al.. A METODOLOGIA DE LYGIA CLARK COMO MECANISMO DE ENSINO DE ARTE CONTEMPORÂNEA.. In: Anais do VIII CONINTER. Anais...Maceió(AL) Unit/AL, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/coninter2019/180576-A-METODOLOGIA-DE-LYGIA-CLARK-COMO-MECANISMO-DE-ENSINO-DE-ARTE-CONTEMPORANEA. Acesso em: 09/08/2025

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