A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO ALUNO DO CAMPO: (IM)POSSIBILIDADES A PARTIR DO LIVRO GIRASSOL –SABERES E FAZERES DO CAMPO – LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Publicado em 30/01/2020

Título do Trabalho
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO ALUNO DO CAMPO: (IM)POSSIBILIDADES A PARTIR DO LIVRO GIRASSOL –SABERES E FAZERES DO CAMPO – LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
Autores
  • JACIARA DE ABREU SANTOS
  • Jaklane de Abreu Santos
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
[GT 5] Diversidade e políticas de afirmação
Data de Publicação
30/01/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/coninter2019/180524-a-construcao-da-identidade-do-aluno-do-campo--(im)possibilidades-a-partir-do-livro-girassol-saberes-e-fazeres-do
ISSN
Palavras-Chave
Construção de Identidade, Aluno do Campo, Livro Girassol.
Resumo
O presente trabalho emerge da necessidade de investigar como se dá a construção identitária do aluno do campo levando em consideração o livro didático Girassol – Saberes e fazeres do campo – Letramento e alfabetização do 1º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa busca desenvolver uma análise das (im)possibilidades existentes no contexto didá tico do livro adotado por um grande número de escolas rurais, principalmente no Sertão alagoano. Teoricamente se buscou as constituintes da formação do aluno campesino e a influência nessa construção a partir da utilização do livro didático nas escolas do campo. Sequentemente é construído um diálogo entre as bases teóricas de Santos, CF (1988), Carvalho e Marques (2011), Arroyo (2004), PNLD (2007), PNLD Campo (2011), Lajolo (1996), Wanderley (2000), entre outros e análise das imagens, dos discursos posto no livro, assim como uma dicotomia entre os posicionamentos didáticos da obra e o que está posto nas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica no Campo (2002). A partir desse estudo pode se considerar que o livro didático tem poder auxiliar e ideológico na construção da identidade do aluno do campo e dessa forma, através da análise do livro da coleção Girassol, é possível dizer que o mesmo não dá possibilidades afirmativas na construção do aluno campesino, uma vez que, a obra é descontextualizada, desvinculada da tecnologia e dos outros espaços que interagem com o campo, não dando possibilidade de produzir discursos políticos e identitários por meio do seu conteúdo, imagens e problematização referentes aos temas postos no mesmo, dando lugar a predominância do urbanocentrismo, longe de um novo modelo de campo.
Título do Evento
VIII CONINTER
Cidade do Evento
Maceió
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, JACIARA DE ABREU; SANTOS, Jaklane de Abreu. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO ALUNO DO CAMPO: (IM)POSSIBILIDADES A PARTIR DO LIVRO GIRASSOL –SABERES E FAZERES DO CAMPO – LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO.. In: Anais do VIII CONINTER. Anais...Maceió(AL) Unit/AL, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/coninter2019/180524-A-CONSTRUCAO-DA-IDENTIDADE-DO-ALUNO-DO-CAMPO--(IM)POSSIBILIDADES-A-PARTIR-DO-LIVRO-GIRASSOL-SABERES-E-FAZERES-DO. Acesso em: 16/12/2025

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