ATLETISMO ESCOLAR: A CONTRIBUIÇÃO DO ATLETISMO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NO AMBITO ESCOLAR.

Publicado em 03/01/2023 - ISBN: 978-85-5722-522-0

Título do Trabalho
ATLETISMO ESCOLAR: A CONTRIBUIÇÃO DO ATLETISMO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NO AMBITO ESCOLAR.
Autores
  • Liniker Saravy gomes
  • Maria de Fátima Brum
  • Marcio Lomba
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Educação Física - Licenciatura
Data de Publicação
03/01/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conigran2022/502612-atletismo-escolar--a-contribuicao-do-atletismo-para-o-desenvolvimento-infantil-no-ambito-escolar
ISBN
978-85-5722-522-0
Palavras-Chave
Atletismo; Educação; Sociabilização; Desenvolvimento Psicomotor; Saúde.
Resumo
ATLETISMO ESCOLAR: A CONTRIBUIÇÃO DO ATLETISMO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NO CONTEXTO ESCOLAR GOMES, Liniker Saravy ; BRUM, Maria de Fátima ;LOMBA, Márcio Luiz Lomba RESUMO Introdução: O homem nos primórdios de sua evolução implementava atividades físicas como correr, saltar, lutar, nadar, empurrar, puxar, arremessar objetos, atirar lanças, arco e flecha, para garantir a sua sobrevivência e perpetuar seus aspectos culturais, suas crenças e valores. A pratica de atividades físicas e o esporte assumiram diversos papeis e valores longo da evolução da humanidade, inclusive na educação (DARIDO; RANGEL, 2005; AZEVEDO, BERGAMANN, 2012; MELLO, 2015). Objetivo: Compreender as contribuições da prática do Atletismo na Educação Física infantil escolar. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo desenvolvido por meio de revisão bibliográfica, onde ocorreu exame literário de obras selecionadas na base de dados da Scientific Eletronic Library On Line (SCIELO), do National Archives, da Open Doar, da Open Library, da Digital Library Of The Commons Repository, do Google Scholl, do Portal de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação e no Conselho Federal de Educação Física (CONFEF). Resultados: A falta de planejamento pedagógico e de implementação de aulas teóricas na Educação Física, pode interromper a completude do desenvolvimento humano, proposta na prática do Atletismo nas escolas. Os conhecimentos históricos, filosóficos, políticos e antropológicos, acompanhados do ensino e aprendizado prático, contribui para a formação de hábitos e valores que serão utilizados durante toda a vida, sendo, portanto, fundamentais para a efetividade do processo de educação dos indivíduos (CARDEAL, 2012; GOMES; MATTHIESEN; GINCIENE, 2011; NASCIMENTO, 2010; MELLO, 2015; ROSA, 2016; PIERIHUBER, 2013). Planejar e implementar uma didática pedagógica na Educação Física, no ensino regular, que contemple as modalidades do Atletismo oportunizará o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, por possibilitar o desenvolvimento psicomotor, a evolução da capacidade cognitiva, o aprendizado sobre a importância do respeito a regras, melhora no comportamento e na disciplina, no processo de sociabilização, além influenciar direta e indiretamente na formação do caráter, dos valores e dos aspectos morais no decorrer do processo de evolução (CARDEAL, 2012; GOMES; MATTHIESEN; GINCIENE, 2011; NASCIMENTO, 2010; ROSA, 2016; PIERIHUBER, 2013; SEDORKO; DISTEFANO,2012; GOMES, 2008; GOMES, 2010;DELGADO, 2017; PIERI;HUBER, 2012, GONÇALVES;MACEDO, 2017). Considerações Finais: Este estudo possibilitou compreender que ainda existem instituições de ensino que necessitam repensar suas políticas e práticas pedagógicas, dentre elas as práticas relacionadas à Educação Física, pensando nesta disciplina como ciência e não como um escape recreativo para os alunos. Para que assim possam promover um desenvolvimento de qualidade, sadio, que proporcione a evolução das habilidades, competências e dos conhecimentos básicos que serão utilizados durante toda a vida. Entretanto, mesmo sabendo de todo enriquecimento que o Atletismo pode proporcionar às crianças e adolescentes, ainda existem problemas básicos e culturais que tendem a desestruturar esta prática desportiva e até mesmo a popularização do esporte de uma forma geral. Diante disto, urge a necessidade de se adotar ações didáticas que possam mudar o quadro cultural delineado há décadas. Palavras-Chave: Atletismo; Educação; Sociabilização; Desenvolvimento Psicomotor; Saúde. Saravy Liniker Gomes, acadêmico graduando no curso de Educação Física, do Centro Universitário UNIGRAN Capital. Campo Grande MS. Brasil Maria de Fatima Brum, acadêmica graduanda no curso de Educação Física, do Centro Universitário UNIGRAN Capital. Campo Grande Ms. Brasil. Márcio Luiz Lomba, docente no curso de Educação Física, do Centro Universitário UNIGRAN Capital. Orientador do Artigo Científico. Rua Abrão Júlio Rahe,325, Campo Grande MS. REFERÊNCIAS AZEVEDO, Renato Ribeiro; BERGMANN, Gabriel Gustavo. O Papel do Esporte na Educação Física Escolar: Um Protagonista? Artigo, 2012, 15f. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Vol. 4, Nº 1, 2012. Universidade Federal do Pampa. Bagé, Rio Grande do Sul. Disponível em https://www.unipampa.edu.br/. Acesso em 18 abr. 2022. CARDEAL, Luciana Silva. A prática do atletismo: uma realidade no meio escolar? Artigo, 2012, 10f. Revista Digital. EFDeportes.com, Buenos Aires, Ano 18, Nº 187, descimbre de 2013. Disponível em http://www.efdeportes.com/. Acesso em 25 abr. 2022. DELGADO, Leonardo. A história do Atletismo. Artigo 2017, 11f. Centro Educacional Cristão. Unidade I. Rio de Janeiro RJ: CEC. Disponível em http://wwwcec.gov.br. Acesso em 5 abr. 2022. DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL. Irene Conceição Andrade. Educação Física na escola. Coleção Educação Física no ensino superior. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. FINCK, Silvia Christina Madrid. A Educação Física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação. Curitiba: Ibpex, 2010. GOMES, Leonires Barbosa. Atletismo como esporte base no desenvolvimento motor. 2010. Monografia Pós-Graduação em Educação Física. Faculdades Integradas de Jacarepaguá. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://corbrazdf.blogspot.com.br/p/atletismo-como-esporte-base-no.html. Acesso em 10 abr. 2022. GOMES, Aline; MATTHIESEN, Sara; GINCIENE, Guy. Atletismo para crianças e jovens: um projeto de extensão universitária. Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 1, p. 6-15, 2011. GOMES, Cecília Leda Jordão. O atletismo como conteúdo pedagógico e formativo. 2008 GONÇALVES, Bruno Araújo; MACEDO, Marcos Antônio. O Atletismo como conteúdo da educação física escolar nas escolas estaduais da cidade de Bocaiuva/MG. Revista Multitexto, v. 5, n. 01, 2017. Universidade Estadual de Montes Claros MG. Montes Claros, 2017. MELLO, Patrícia. Educação Física e sua evolução. Artigo, 2015, 10f. Sistema de Educação para jovens e adultos-SEJAEAD. Londrina Paraná. Disponível em http://wwwsejaead.com.br. Acesso em 4 abr. 2022. NASCIMENTO, Marilândia do. Contribuições da Inclusão do Atletismo no currículo escolar do ensino fundamental. Ágora: Revista Divulgação Científica ISSN 2237-9010, Mafra, v. 17, n. 2, 2010. Disponível em http://www.periodicos.unc.br/index.php/agora. Acesso em 4 abr. 2022. PIERI, Anderson de; HUBER, Marcos Paulo. A utilização do atletismo na Educação Física escolar como base para o desenvolvimento motor. Artigo 2012, 10f. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 17, Nº 178, março de 2013. Disponível em http://www.efdeportes.com/. Acesso em 10 abr.2022. ROSA, Rodolfo Silva da. Atletismo e desenvolvimento humano: Possibilidades pedagógicas em ambiente escolar. 2016, 144f. Dissertação de Mestrado em Educação Física. Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Florianópolis, 2016. SEDORKO, Clóvis Marcelo; DISTEFANO, Fabiane. O atletismo no contexto escolar: possibilidades didáticas no 2° ciclo do ensino fundamental. Revista Digital. EFDeportes.com. Buenos Aires, Nº 165, 2012. Disponível em http://www.efdeportes.com/efd165/o-atletismo-no-contexto-escolar-possibilidades-didaticas.htm. Acesso em 5 abr. 2022. SCAGLIA, Alcides José; REVERDITO, Riller Silva; GALATTI, Larissa Rafaela Galatti Da educação a educação esportiva na escola. Coleção Temas em Movimento, vol.5, Florianópolis, 2014. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Organização Alcyane Marinho, Juarez Vieira do Nascimento. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Florianópolis: UDESC, 2014. SOUZA, Patrícia Daura de; ABREU, Patrícia Silveira; BELMIRO, Janira Américo. Atletismo nos jogos internos da Educação Física: compreendendo os motivos do desinteresse de sua prática. Revista Digital EFDportes.com, Buenos Aires, Ano 11, N° 103, dezembro, 2006. Disponível em http://www.efdeportes.com/. Acesso em 10 abr. 2022.
Título do Evento
3º CONIGRAN - Congresso Integrado UNIGRAN Capital 2022
Cidade do Evento
Campo Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º CONIGRAN - Congresso Integrado da UNIGRAN Capital 2022.
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, Liniker Saravy; BRUM, Maria de Fátima; LOMBA, Marcio. ATLETISMO ESCOLAR: A CONTRIBUIÇÃO DO ATLETISMO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NO AMBITO ESCOLAR... In: Anais do 3º CONIGRAN - Congresso Integrado da UNIGRAN Capital 2022.. Anais...Campo Grande(MS) Rua Abrão Júlio Rahe, 325, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conigran2022/502612-ATLETISMO-ESCOLAR--A-CONTRIBUICAO-DO-ATLETISMO-PARA-O-DESENVOLVIMENTO-INFANTIL-NO-AMBITO-ESCOLAR. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes