ESTUDO SOBRE DESIGN BIOFÍLICO PARA O DESIGN DE INTERIORES DE UM ESTÚDIO DE MAQUIAGEM

Publicado em 03/01/2023 - ISBN: 978-85-5722-522-0

Título do Trabalho
ESTUDO SOBRE DESIGN BIOFÍLICO PARA O DESIGN DE INTERIORES DE UM ESTÚDIO DE MAQUIAGEM
Autores
  • Jéssica Da Silva Oliveira
  • KATIA GODOI
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Design de Interiores
Data de Publicação
03/01/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conigran2022/502611-estudo-sobre-design-biofilico-para-o-design-de-interiores-de-um-estudio-de-maquiagem
ISBN
978-85-5722-522-0
Palavras-Chave
Design Biofílico, Biofília, Homem e Natureza.
Resumo
Título: Design Biofílico aplicado a um estúdio de maquiagem  (i)   Introdução: O ser humano está ligado a natureza desde os primórdios da humanidade, foi através dela que ele pôde adquirir conhecimentos que o fizeram chegar aonde o mesmo se encontra hoje, no ápice da evolução tecnológica e da Globalização (Albuquerque, 2007). Fatores estes que não só trazem benefícios, mas também inúmeros malefícios, como o cansaço devido ao acúmulo de trabalho e execução de diversas tarefas no dia a dia, pressão mental, aumento do ritmo nos afazeres, cobranças, condições que geram uma enorme sobrecarga e que trazem como consequência desgastes psíquicos (Viapiana; Gomes; Albuquerque, 2018).  Unindo esse contexto a um interesse pessoal pela área da beleza, a proposta deste trabalho, volta-se à aplicação do Design Biofílico para um projeto de interiores de um estúdio de maquiagem, dessa forma justifica-se primeiramente pela contribuição ao bem-estar das mulheres que frequentarão este espaço e pelo apreço a este ramo da Neuroarquitetura, campo de estudo que investiga a conexão do ser humano, dentro de um espaço construído com a aplicação da natureza (Ladislau, 2019). “O design biofílico é sobre a criação de bons habitats para as pessoas como um organismo biológico no ambiente construído.” (Kellert; Calabrese, 2015,  p. 21).  Com isso esse trabalho tem como foco proporcionar a união entre valorização feminina e o resgate de sua confiança, a religação do ser humano com a natureza dentro de um espaço comercial, proporcionando qualidade de vida a seus usuários e funcionários, promovendo maior desempenho e criatividade, trazendo paz e harmonia para dentro do ambiente, através de elementos como aromas, sons, materiais, formas, todos estudados e pensados exclusivamente para este projeto.  (ii)  Objetivos: Portanto, o objetivo é elaborar um estúdio de maquiagem biofílico, buscando reconectar homem e natureza, através de uma revisão bibliográfica, com pesquisa qualitativa, em livros e artigos que estejam relacionados aos conceitos da biofilia e suas influências.  (iii) Metodologia: A presente pesquisa faz parte do Projeto Integrador, e será desenvolvida a partir do método qualitativo com revisão bibliográfica. Segundo Gil (2008, p. 50), na análise qualitativa “não há fórmulas ou receitas predefinidas para orientar os pesquisadores. [...] passa a depender muito da capacidade e do estilo do pesquisador.” (p. 175). Porém, o mesmo defende três etapas apresentadas pelos autores Miles e Huberman (1994): redução, exibição e conclusão ( MILES; HUBERMAN 1994  apud GIL 2008, p. 175)  “A redução dos dados consiste no processo de seleção e posterior simplificação dos dados que aparecem nas notas redigidas no trabalho de campo”. “A apresentação consiste na organização dos dados selecionados de forma a possibilitar a análise sistemática das semelhanças e diferenças e seu interrelacionamento”. ( MILES; HUBERMAN 1994  apud GIL 2008, p. 176) “ A terceira etapa é constituída pela conclusão/verificação. A elaboração da conclusão requer uma revisão para considerar o significado dos dados, suas regularidades, padrões  e explicações”.  (iv) Resultados e discussões: Nota-se que homem e natureza caminham lado a lado desde muito antes da chamada civilização, este vivia da caça, pesca e do que a natureza o proporcionava, porém com o advento da famosa revolução industrial décadas depois, que trouxe grandes transformações na vida da sociedade, essa conexão com os ambientes naturais foi desaparecendo e se tornando praticamente extinta, o que causou impactos um tanto quanto negativos (ALBUQUERQUE, 2007). Por isso, “Não devemos enxergar a natureza simplesmente como um conjunto de belas paisagens, animais, plantas e elementos naturais. Ela é a extensão de nosso próprio ser, e nós somos a extensão dela(ALBUQUERQUE, 2007, p. 15). Sabemos que após essas variadas mudanças, o homem, passa a viver grande parte do seu dia e de sua vida trabalhando, dentro de ambientes corporativos ou até mesmo de forma remota, essa intensa rotina de trabalho unida aos desgastes físicos e mentais, pressões e competitividades, podendo  afetar de forma direta a disposição desses indivíduos, ocasionando um acúmulo de cansaços que mais tarde trarão como consequência uma série de problemas para sua saúde física e principalmente mental, como o aparecimento de crises psicóticas, distúrbios e transtornos.(SELIGMANN, 2011 apud VIAPIANA,  GOMES, ALBUQUERQUE, 2018).  Em meio a todo esse caos, de problemas que foram aparecendo com a evolução humana, foram surgindo movimentos e áreas de atuação que vieram com o objetivo de tentar reintegrar o homem em seu estado natural,  o que claramente influencia de forma direta a área do Design, mais especificamente do Design de interiores que é “ um processo consciente e deliberado que busca organizar matérias ( com suas linhas, texturas e cores) e diferentes formas a fim de alcançar determinado objetivo, seja funcional ou estético”. (GURGEL, 2018, p. 21). É notório que, o homem só evolui através de mudanças no meio em que ele está inserido, no entanto mediante tamanhas transformações e desenvolvimento tecnológico, este ser tem se afastado cada vez mais do que chamamos de ambiente natural, o que traz como resultado todos os problemas citados logo no início deste trabalho, tornando esta então uma nova questão a ser solucionada pelos Designers.  Como resposta a esta questão nasce a Biofilia, que ficou conhecida por Eduard Wilson em 1924 (LADISLAU, 2019) mas que vinha sendo utilizada muito antes do surgimento deste termo, já que o movimento veio a partir “da necessidade de exaltar a natureza e principalmente falar da vida bucólica que começava a desaparecer com a rápida industrialização da Europa” (AZEVEDO, 1988, p.  22). A palavra tem como significado “amor à vida” e mostra a importância do reestabelecimento desse contato com o que é natural e que ao longo dos anos o homem tem perdido com decorrência mediante sua evolução. (LADISLAU, 2019). De acordo com estudos, o cenário atual em que a sociedade está inserida ainda é algo muito recente para o cérebro humano tendo como referência toda a sua existência (KELLERT; CALABRESE,  2015) o que explica as sensações de paz e prazer quando se está inserido em ambientes naturais, pois este é capaz de remeter e trazer à tona lembranças em relação ao passado e como se era vivido. A Biofilia irá então conectar pessoas a natureza, através de elementos presentes na mesma, Sthephen R. Kellert, pioneiro no ramo, junto a arquiteta Elizabeth F. Calabrese, trazem três pilares do Design Biofílico que teriam como base, trazer elementos que irão estimular essas sensações através de diferentes experiências, são eles: (1) Experiência Direta com a natureza, (2) Experiência indireta com a natureza, (3) Experiência de espaço e lugar; No primeiro caso é indicado o uso de tudo q seja de origem totalmente natural, como a água, luz, plantas, fogo, paisagens e materiais, já no segundo, devem-se utilizar referências que remetem ao que é natural, como imagens, retratos, cores, simulações de luz e ar, formas;  no último pilar é proposto o uso de elementos que trarão sensações no espaço ou lugar, com o uso de mudanças e detonações do tempo, vínculos culturais e espaços de transição. Ambos os autores definem que: - O uso da  luz natural dentro do ambiente permitirá maior orientação de dia e noite, além de integrar saúde e bem-estar ao espaço; - A utilização da ventilação natural por meio de vãos e janelas, tornará o ambiente mais agradável, promovendo assim maior produtividade; - A água dentro do ambiente construído, deve estar ligada aos sentidos humanos, tato, visão, audição e paladar e trará para os indivíduos satisfação e alívio do estresse, o que consequentemente melhorará o desempenho destes; - A utilização de uma vasta quantidade de plantas, principalmente as que possuem flores, dentro dos ambientes, trará efeitos positivos para saúde de seus usuários, contribuindo com a saúde, conforto e aumento do desempenho; - A presença do fogo irá relembrar uma das maiores conquistas da evolução do homem, o seu domínio, que garantia segurança a este indivíduo, com isso o uso desse elemento poderá trazer enorme satisfação como conforto e controle da ansiedade; - O uso de materiais naturais também são importante, esses remetem a natureza, como a madeira, couro, lã, algodão e pedra, ajudarão a trabalhar o estresse e remetem a todas as lutas relacionadas a sobrevivência ao longo da evolução; - As formas naturais podem ser utilizadas também, devem ser inspiradas nas formas da natureza, como por exemplo no formato de folhas, plantas e animais, trazendo assim dinâmica para dentro do ambiente;  Portanto sabendo-se utilizar de forma corretas estes três pilares é possível alcançar resultados positivos, como benefícios físicos e mentais, o que reduzirá riscos e futuros problemas de saúde. ( KELLERT; CALABRESE, 2015).  Com base nesses estudos e em todos os fatores apresentados, surge a proposta do presente trabalho, a união do Design Biofílico a um ambiente comercial, no caso um estúdio de maquiagem, tendo como intuito tornar o ambiente, um estúdio que transmita paz, criatividade e ótimo rendimento, visando sobretudo a saúde e bem-estar não somente de suas clientes mas também de seus funcionários, já que a Biofilia é capaz de agregar todas essas vantagens no meio em que é aplicada, por isso serão explorados elementos como a iluminação natural, uso de vegetação, presença de elementos como a  água e o fogo, formas orgânicas e cores naturais, visando todas essas sensações transmitidas por eles e citadas no parágrafo anterior. “O projeto que contempla a biofilia não promove só uma melhoria do meio ambiente [...] Promove também mais produtividade e um amplo espectro de benefícios físicos, mentais e comportamentais.” (BONI, 2018, p. 07). (v) Considerações finais: Com o intuito de desenvolver um projeto de interiores para um estúdio de maquiagem com princípios Biofílicos, os estudos apresentados trazem como contribuição para área, mostrar a importância do contato do ser humano com o meio natural e todos os benefícios que a aplicação da Biofilia trará para dentro do ambiente em que está inserida, de forma direta ou indireta, através do uso de elementos naturais ou que remetam a ela, trazendo assim como resultado a redução de fatores como estresse, ansiedade, fadiga e distúrbios,  promovendo fatores de produtividade, conforto, criatividade, desempenho,  e melhora na qualidade de vida dos usuários, além de trazer informações e dados necessários para a criação de futuros projetos, por profissionais que estejam interessados em trabalhar com o uso e aplicação deste princípio.   (vi) Referências:  ALBUQUERQUE, Bruno Pinto de. As relações entre o homem e a natureza e a crise sócio-ambiental. 2007. 96 f. “ Monografia (de conclusão do curso de Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico de Laboratório de Biodiagnóstico em Saúde realizada por Bruno Pinto de Albuquerque e apresentada como requisito obrigatório no Projeto Trabalho, Ciência e Cultura)- Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro.   AZEVEDO, Wilton. O que é Design. São Paulo: Brasiliense, 1988.   BONI, Filipe. Interiores Sustentáveis: um guia prático para arquitetos e designers. Disponível em: https://www.ugreen.com.br/wp-content/uploads/2018/05/Interiores-Sustenta%CC%81veis-www.ugreen.com_.br-Ed.00.pdf . Acesso em: 20 mai. 2022. GIL, Antônio Carlos; Métodos e técnicas de Pesquisa Social. 6° ed. São Paulo: Atlas S.a, 2008. GURGEL, Miriam. Introdução . In: _________. Projetando espaços: guia de arquitetura de interiores para áreas residenciais. 8. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2018, cap. 1, p. 21.   KELLERT, Sthephen R; CALABRESE, Elizabeth F. Nature by design: The Practice of Biophilic Design.  2015. Disponível em: https://www.biophilic-design.com/. Acesso em: 20 mai. 2022.   LADISLAU, Amanda de Lourdes. Biofilia e sustentabilidade: relação arquitetura-homem-natureza. Disponível em: http://pensaracademico.facig.edu.br/index.php/repositoriotcc/article/view/1670/1290. Acesso em: 21 mai. 2022.   VIAPIANA, V. N.; GOMES, R. M.; DE ALBUQUERQUE, G. S. ; Adoecimento psíquico na sociedade contemporânea: notas conceituais da teoria da determinação social do processo saúde-doença. Scielosp.org, Rio de Janeiro, V. 42, ano 2018, n. Especial 4, P. 175-186, DEZ 2018. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/sdeb/2018.v42nspe4/175-186 . Acesso em: 19 mai. 2022.
Título do Evento
3º CONIGRAN - Congresso Integrado UNIGRAN Capital 2022
Cidade do Evento
Campo Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º CONIGRAN - Congresso Integrado da UNIGRAN Capital 2022.
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Jéssica Da Silva; GODOI, KATIA. ESTUDO SOBRE DESIGN BIOFÍLICO PARA O DESIGN DE INTERIORES DE UM ESTÚDIO DE MAQUIAGEM.. In: Anais do 3º CONIGRAN - Congresso Integrado da UNIGRAN Capital 2022.. Anais...Campo Grande(MS) Rua Abrão Júlio Rahe, 325, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conigran2022/502611-ESTUDO-SOBRE-DESIGN-BIOFILICO-PARA-O-DESIGN-DE-INTERIORES-DE-UM-ESTUDIO-DE-MAQUIAGEM. Acesso em: 12/08/2025

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