ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA EM EDIFICAÇÕES COMERCIAIS CAMPO GRANDE - MS

Publicado em 03/01/2023 - ISBN: 978-85-5722-522-0

Título do Trabalho
ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA EM EDIFICAÇÕES COMERCIAIS CAMPO GRANDE - MS
Autores
  • Ricardo Sarate Rios Ferreira
  • THIAGO FAUSTINO NEY MOREIRA DA COSTA
  • KATIA GODOI
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Arquitetura e Urbanismo
Data de Publicação
03/01/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conigran2022/502150-arquitetura-bioclimatica-em-edificacoes-comerciais-campo-grande---ms
ISBN
978-85-5722-522-0
Palavras-Chave
Open Mall, Arquitetura Bioclimática, Shopping a céu aberto.
Resumo
(i) Introdução: A iniciativa do projeto parte da análise das mais variadas formas de comércio, até chegar ao conceito de Open Mall - novo modelo de shopping, podendo ser considerado um "shopping a céu aberto”, com destaque não apenas para a atividade comercial, mas aliando também como um local de socialização e lazer. A inovação proposta fica por conta da junção das técnicas de gentileza urbana e da aplicação dos conceitos de biofilia, proporcionando a coexistência harmônica do ambiente público e do privado. A importância do presente estudo baseia-se na possibilidade de alcançar as regiões periféricas com um estilo de empreendimento comumente implantado em regiões centrais a luxuosas. Como consequência desse alcance, beneficiar os munícipes não apenas com opções de comércio e lazer, como também com transformações duradouras quanto à valorização imobiliária, visibilidade e, consequente criação de uma policentralidade. A problemática levantada, e que se pretende resolver, é a falta de opções em comércio local e áreas de lazer bem estruturadas, qualificadas para atender essa parcela da população, residente no bairro Nova Campo Grande, região do Imbirussu, da cidade de Campo Grande/MS. A área de estudo está situada às margens da Avenida Duque de Caxias, importante via de acesso, que leva, dentre outros pontos, ao Aeroporto Internacional e à BR 262. Por meio de pesquisa bibliográfica referente à temática proposta, conceito e aplicabilidade da edificação no formato Open Mall, correlacionando-o à shoppings centers tradicionais, comércios, galerias comerciais, buscou-se similaridades entre eles, e também disparidades que pudessem ser decisivas na escolha de um, em detrimento a outros. A relevância do Open Mall está no oferecimento de espaços de lazer e comércio em um só lugar, tratando-se de um elemento ímpar, contribuindo para o crescimento local e para a boa relação entre o indivíduo e o meio urbano. Loboda (2009, p.36) aponta para as práticas socioespaciais como mediadoras e facilitadorasda apropriação dos espaços urbanos pela população, incluindo-se tanto locais públicos como privados. Segundo o autor: As práticas socioespaciais são importantes em nossa análise, a partir do momento que adquirem sentidos através dos usos efetuados, vivenciados e percebidos pelos diferentes sujeitos sociais, seja por meio das situações mais banais como o simples passar, ou, então, das práticas nas quais a interação do habitante com o espaço público se mostra de forma mais contundente por meio da sua utilização e apropriação para necessidades diárias. (ii) Objetivo: Analisar as estratégias bioclimáticas em edificação comercial. (iii) Metodologia: Esta pesquisa traz uma abordagem qualitativa, com característica descritiva e exploratória. Como procedimento, traz a pesquisa bibliográfica que de acordo com Pizzani (2012, p. 54), a pesquisa bibliográfica pode ser entendida como “[...] a revisão de literatura sobre as principais teorias que norteiam o trabalho científico” e o levantamento bibliográfico pode ser realizado “[...] em livros, periódicos, artigo de jornais, sites da Internet entre outras fontes”. Partindo da leitura de livros, artigos científicos, teses e estudos acadêmicos usando como base de dados o Google Acadêmico por meio de palavras-chaves (Open Mall, Arquitetura Bioclimática, Shopping Center, Galerias Comerciais), para o desenvolvimento da pesquisa. (iv) Resultados e discussão: O modelo de Shopping a céu aberto será aqui referenciado pela terminologia ''Open Mall’’; por razão do interesse crescente em projetos de shoppings abertos e atualizados, que possibilitem a junção entre um ambiente que seja ao mesmo tempo urbano e nostálgico, propício para atividades familiares. Yuan (2018) menciona que esse estilo de empreendimento oferece ao usuário uma experiência diferente que possibilita a integração do ser humano à natureza. Um diferencial desse modelo de shopping são os projetos de paisagismo e espaços de lazer, onde também utiliza-se do elemento espelhos d'água. Gomes e Boroto (2018) destacam o Grand Bazaar como uma das estruturas comerciais mais antigas do mundo. O avanço industrial e tecnológico, característicos da Primeira e Segunda Revolução Industrial e, intensificados no século XIX, possibilitaram um aumento na produção de mercadorias, impulsionando as atividades comerciais. Conforme analisa Silva (2012), esses fatores foram determinantes para a origem e o desenvolvimento de shopping centers. O arquiteto Victor Gruen foi o primeiro a projetar um Shopping Center tradicional, na cidade de Minneapolis, EUA, no ano de 1956. Maciel (2019) pontua que o modelo de configuração espacial, localizado no subúrbio da referida cidade, foi concebido com o intuito de trazer os aspectos positivos urbanos para dentro desses centros comerciais, oferecendo ao usuário conforto e segurança e livrando-os dos aspectos negativos, como violência e fenômenos climáticos. Na década de 50 chega ao Brasil o Shopping Center trazendo mudanças econômicas e financeiras. De acordo com Zaffari (2012,s/p), na década de 80 o Shopping Center Tradicional passou por uma transformação arquitetônica, deixando de ser uma caixa fechada e adotando as características de Mall. No Brasil destaca-se o Galleria Shopping, o Brascan Century Plaza e nos EUA o Shopping Coco Walk e o Aventura Mall. O Open Mall traz uma modernização dos modelos tradicionais, onde são implementadas técnicas para proveito da iluminação e ventilação natural, diminuindo consideravelmente os custos mensais do empreendimento. Yuan (2018, p. 54) aponta, dentre outras características do modelo, a circulação e acesso ao ar livre; lojas de serviços especializados; ventilação cruzada e uso de materiais translúcidos e materiais de qualidade proporcionando conforto térmico. O shopping a céu aberto, comumente dispensa a cobrança de estacionamento, por não dispor das grandes lojas conhecidas como ‘Loja âncora' ou 'Megalojas', modelo encontrado no Shopping Center Tradicional. São geralmente empreendimentos com apenas um pavimento e totalmente horizontal, podendo chegar a dois pavimentos. O local reúne lojas de diversos segmentos, entre eles pequenos mercados, lanchonetes, pet shop e coworkings. Vargas (2018) aborda sobre a importância de instalar novos empreendimentos em áreas disponíveis, frente ao crescimento de áreas já ocupadas. Segundo a autora, o tipo de negócio a ser implantado em determinada área deve considerar o interesse da coletividade, a viabilidade e a importância para o município. “O comércio varejista, assim como a maior parte dos serviços ao consumidor, tende a se localizar de acordo com a distribuição da população.” (VARGAS, 2018, p. 34) Outros pontos citados pela autora que merecem especial atenção no processo de escolha da localização são: o volume de negócios e oportunidades que podem ser gerados; a acessibilidade por meio das vias e meios de transporte; o potencial de crescimento demográfico e econômico; a distância entre as habitações e os habituais locais de compras. A Arquitetura Bioclimática surgiu por volta da década de 60 com a preocupação de adequar os projetos arquitetônicos ao meio natural, tendo em vista o conforto térmico, acústico e visual do usuário. Nessa perspectiva, Santos (2016) corrobora com a ideia quando trata das soluções relacionadas ao clima e às zonas climáticas. Segundo o autor, "tais soluções consideram dados meteorológicos como temperatura do ar, umidade absoluta e relativa, vento, radiação solar e umidade. Por sua vez, os ventos dominantes, os tipos de cobertura do solo, taxa de ocupação do terreno, fontes de ruído, orientação solar, são fatores a se considerar na busca por soluções voltadas à implantação". Pelo mesmo viés, Piassini (2015) destaca que todo projeto que ambiciona estar fundamentado nos princípios da arquitetura bioclimática, deve obrigatoriamente observar os fatores climáticos supracitados, uma vez que os mesmos são determinantes para a elaboração das estratégias, direcionando o aproveitamento da iluminação natural; a utilização da ventilação para renovação do ar e resfriamento do ambiente; a escolha adequada dos materiais; a correta manipulação dos panos de vidro, prevenindo o efeito estufa e a adaptação da edificação às características geográficas do entorno, relevo e vegetação. Os precedentes adotados tratam dos aspectos: Funcional, Plástico, Tecnológico e Estrutural. O precedente funcional escolhido foi o Viva Open Mall, localizado na cidade de Porto Alegre/RS. O projeto conta com dois pisos, predominando um amplo espaço destinado à circulação, onde parte dessa área é coberta com material aparente, favorecendo o aproveitamento da iluminação natural. O ambiente planejado para servir como espaço de convívio tem como elementos fundamentais o paisagismo e espelho d'água. O Shopping Jardim Paulista, imponente construção situada na cidade de São Paulo, foi selecionado como precedente plástico. O edifício apresenta um aspecto desconstruído inspirado no estilo industrial. Os elementos predominantes na fachada principal são vidro e estrutura metálica revelando parte do ambiente interno. O precedente Tecnológico Shopping Nord Graz, localizado na Áustria, foi inaugurado em 2015 e se destaca na arquitetura internacional, tendo recebido o Prêmio Especial Alemão de Design. O empreendimento passou por uma reforma nos dois pavilhões que trouxe uma modificação generosa, destacando-se a enorme fachada com seus vidros espelhados e cobertura com um pé direito alto, com claraboia translúcida e sua forma orgânica remetendo a um aspecto futurista. A entrada favorece uma melhor orientação e experiência do usuário. O Edifício SIOM, localizado na cidade de Quilicura, no Chile, foi selecionado como precedente estrutural. O prédio compreende 23.804m² de área construída e tem como elementos predominantes na fachada principal a estrutura metálica usada na escada, e a trama de pilares em concreto armado aparente. O projeto contempla a possibilidade de modificações e eventuais expansões futuras, a partir de um sistema construtivo rápido e eficiente. (v) Considerações Finais: O exercício do comércio e do setor de prestação de serviços, no entendimento de Vargas (2018), desempenha uma função onde as operações de compra e venda formaram e firmaram a dinâmica urbana, que, por sua vez, envolve as relações entre pessoas e mercadorias, instituições, estabelecimentos, lugares, culturas e regiões. A proposta é implantar uma construção tipo “mall aberto”, em cujo interior seja projetado um espaço de convívio com paisagismo, fundamentado nos princípios da arquitetura bioclimática. O empreendimento localiza-se na zona urbana, precisamente na entrada da cidade que dá acesso à BR 262, importante via que interliga a capital à região do Pantanal, chegando a Corumbá. O terreno está numa área residencial próxima ao Aeroporto Internacional, localização distinta dos demais shoppings, circundado pela Avenida Duque de Caxias, Rua Lido, Rua Joaquim Vieira de Almeida e Rua Teófilo Otoni, e é apoiado por linhas de transporte coletivo regulares e ciclovias. Referências: BOROTO, Wellington Inacio. AS TÉCNICAS DE MERCHANDISING APLICADAS AO SHOPPING POPULAR DE SÃO MATEUS. 2018. LOBODA, Carlos Roberto. Espaço público e práticas socioespaciais: uma articulação necessária para análise dos diferentes usos da cidade. Caderno Prudentino de Geografia, v. 1, n. 31, p. 32-54, 2009. GOMES, Edrielle; MACIEL, Larissa C. URB Open Mall - Disponível em https://bdtcc.unipe.edu.br/wp-content/uploads/2019/08/TCC-LARISSA-MACIEL-URB-OPEN-MALL.pdf. Acesso em: 27/04/2022. PIASSINI, Diogenes Júnior. Conceitos da arquitetura bioclimática ligados ao conforto térmico e eficiência energética dos edifícios. 2015. JUNIOR, LUCIANO BERTOLINI YUAN. Arquitetura Comercial: Centro comercial e coworking na cidade de Passo Fundo/RS. VARGAS, Heliana C. Espaço terciário: o lugar, a arquitetura e a imagem do comércio 2a ed..Editora Manole, 2018. 9788520453650. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520453650/. Acesso em: 26 mai. 2022. SANTOS, D. F. S. (2016). Arquitetura bioclimática: a integração do cobogó ao ambiente construído como ferramenta geradora de conforto térmico e lumínico em regiões quentes e úmidas. 5º SICS - Seminário Internacional de Construções Sustentáveis, Passo Fundo / RS. Anais V SICS. ZAFFARI, Vera. Open Mall: Uma Tendência de Varejo no Brasil - Disponível em: https://www.verazaffari.com.br/mercado/open-mall-uma-tendencia-de-varejo-no-brasil/. Acesso em: 27/04/2022.
Título do Evento
3º CONIGRAN - Congresso Integrado UNIGRAN Capital 2022
Cidade do Evento
Campo Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º CONIGRAN - Congresso Integrado da UNIGRAN Capital 2022.
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, Ricardo Sarate Rios; COSTA, THIAGO FAUSTINO NEY MOREIRA DA; GODOI, KATIA. ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA EM EDIFICAÇÕES COMERCIAIS CAMPO GRANDE - MS.. In: Anais do 3º CONIGRAN - Congresso Integrado da UNIGRAN Capital 2022.. Anais...Campo Grande(MS) Rua Abrão Júlio Rahe, 325, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conigran2022/502150-ARQUITETURA-BIOCLIMATICA-EM-EDIFICACOES-COMERCIAIS-CAMPO-GRANDE---MS. Acesso em: 08/08/2025

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