LOJA COM ENGAJAMENTO BIOFÍLICO ESPECIALIZADA NO COMÉRCIO DE CHÁS

Publicado em 03/01/2023 - ISBN: 978-85-5722-522-0

Título do Trabalho
LOJA COM ENGAJAMENTO BIOFÍLICO ESPECIALIZADA NO COMÉRCIO DE CHÁS
Autores
  • Ana Carla Porto
  • Maurício Nascimento de Oliveira
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Design de Interiores
Data de Publicação
03/01/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conigran2022/498950-loja-com-engajamento-biofilico-especializada-no-comercio-de-chas
ISBN
978-85-5722-522-0
Palavras-Chave
Chá, Design, Biofilia.
Resumo
Introdução O presente trabalho compõe o processo de pesquisa bibliográfica do projeto de conclusão do curso, apresentando uma loja voltada à venda de chás, com envolvimento no conceito biofílico, proporcionando requinte e desmistificando uma cidade onde prevalece a cultura do tereré. A cliente é Esther Salles Trajano e está se aposentando de suas funções como Assessora Técnica no Tribunal de Contas Estadual; pretende criar uma loja com uma proposta inovadora assim que encerrar suas atividades no órgão público. Sua inspiração inicial veio a partir de uma viagem que fez ao continente Asiático, onde despertou uma antiga paixão pela cultura dos chás. Foi quando decidiu se aprofundar no assunto, se especializando em sommelier de chás. A partir deste momento, notou a dificuldade de conseguir ervas e utensílios para sua nova profissão. Em suas viagens, a cliente visitou casas de chás, onde percebeu a presença frequente de plantas, desde ornamentais a naturais, justificando o pedido de presença biofílica em seu projeto. Assim, concretizando a ideia e necessidade de proporcionar à capital de Mato Grosso do Sul uma Loja voltada apenas a venda de chás e utensílios pertencentes. Objetivos O presente estudo tem por objetivo abranger os benefícios oriundos dos chás, apresentando um conceito com capacidade para estimular sensações e bem-estar através da biofilia. Para tanto, importa compreender a origem do chá e suas influências, associar a relevância dos chás à identidade da loja, além de demonstrar a importância do design biofílico ao projeto. Metodologia No que concerne à abordagem de pesquisa, é de caráter qualitativo, pois busca obter respostas conclusivas sobre diferentes ramificações do tema e considera a análise estatística de dados aferidos por revisão bibliográfica com base em livros relevantes, artigos e teses. Segundo Minayo (2013), o método qualitativo de pesquisa é aqui entendido como aquele que se ocupa do nível subjetivo e relacional da realidade social e é tratado por meio da história, do universo, dos significados, dos motivos, das crenças, dos valores e das atitudes dos atores sociais. Resultados O chá, de um modo geral, é uma das bebidas mais consumidas no mundo, e uma das fontes mais ricas em flavonoides, substâncias antioxidantes que atuam em diferentes níveis de proteção do organismo e que ajudam a neutralizar os radicais livres, impedindo sua formação e são responsáveis pelo envelhecimento celular precoce (MATSUBARA; RODRIGUEZ, 2006). Existe uma lenda chinesa que no ano de 2737 a.C., o imperador Shen Nung descansava sob uma árvore quando algumas folhas caíram em uma vasilha de água que seus servos ferviam para beber. Atraído pelo aroma, ele provou o líquido e adorou. Assim nascia o chá. Essa lenda é divulgada como a primeira referência à infusão das folhas de chá verde, provenientes da planta Camellia sinensis, originária da China e da Índia (VALENZUELA, 2004). Quando se refere à chás, o termo abrange tanto chás quanto infusões, portanto faz-se necessário definir o que são chás e o que são infusões. Conforme aponta Pettigrew (1999), somente é considerado chá a bebida preparada a partir da planta intitulada Camellia sinensis. Nessa vertente, bebidas quentes obtidas com água em fervura a partir de outras variedades de ervas, frutas e flores são intituladas infusões. A confusão sobre a nomenclatura deve-se à generalização do nome chá, que teve início na Europa. A planta que produz o chá é um arbusto originário da China. No mandarim, a bebida chama-se tchai, que deu origem ao termo chá em português e, posteriormente, tea em inglês. A importação da erva para a Europa fez sucesso e popularizou o vocábulo, que acabou por intitular todas as demais infusões, hábito transmitido para a cultura brasileira. Camellia sinensis é um arbusto de pequeno porte, de origem asiática, pertencente à família Theaceae, que apresenta folhas simples, é designado como chá da índia ou chá verde, oolong ou chá preto, quando obtido a partir da fermentação das folhas, e designado de chá branco quando obtido a partir das flores. As folhas frescas recém coletadas e estabilizadas caracterizam o chá verde. O chá verde se destaca entre uma das bebidas estimulantes mais consumidas no mundo e foi utilizado durante séculos como medicamento. Cerca de dois terços da população o consomem todos os dias (LORENZI; MATOS, 2002 apud DUARTE; MENARIM, 2006). Além da classificação entre chá e infusões, existem também os blends, que são misturas feitas com chá e outras variedades de ervas, frutas e flores, bem como as infusões básicas, com outras ervas, como mate, hortelã, menta, capim limão, entre outras. Contudo, neste trabalho, o termo chá será usado para representar tanto chás, como infusões e blends. Desde a antiguidade, as plantas têm sido utilizadas como medicamentos, na prevenção, no tratamento e na cura de distúrbios, disfunções ou doenças em homens e animais. O chá é consumido principalmente nos países Asiáticos, onde seu significado vai além de uma simples bebida, é sinônimo de prosperidade, harmonia, beleza e seu consumo torna-se um ritual de grande importância social e cultural (RATES, 2001 apud CLARKE et al., 2007). Para compreender a identidade da loja a ser criada, primeiro deve-se abranger a história da primeira loja de chás. Após a popularização dos chás na Europa, principalmente na Inglaterra e, independentemente da posição social, quase todos no país tomavam uma ou duas xícaras de chá por dia. As mulheres ainda não podiam comprar chás em balcões de cafés públicos, no início do século XVIII, pois estes locais eram destinados exclusivamente para homens. Thomas Twining, proprietário de um café público de Londres, abriu uma loja exclusivamente para vender chá, no ano de 1717, inclusive para facilitar o consumo de chá às mulheres. Onde elas podiam comprar essa bebida elegante ou consumi-la de imediato na loja, estimulando o bem-estar feminino. “Distintas senhoras aglomeravam-se na casa de Twinings em Deveraux Court a fim de bebericar o líquido animador em pequenas xícaras pagando com seus xelins”, registrou um observador da época (STANDAGE, 2005, p.152). A infusão era servida em xícaras de porcelana importadas em largas quantidades nos mesmos navios que traziam chá da China. Existiam instrutores que explicavam qual era a maneira mais adequada de servir chá, com regras de etiqueta e detalhes na preparação. Sobre a biofilia, conceito introduzido por Edward O. Wilson em 1984, descreve a relação inata entre o homem e a natureza, além de tratar da necessidade dos indivíduos de permanecerem conectados a ela. Muitas pesquisas confirmam a preferência humana pelo ambiente natural, ao invés do construído (BROWNING e COOPER, 2015). O design biofílico busca soluções para as deficiências das edificações contemporâneas, estabelecendo novos meios que permitam a satisfação da experiência junto à natureza, no contexto da construção. O objetivo é a criação de habitats agradáveis ao ser humano, ambientes que qualifiquem a saúde e o bem-estar (KELLERT; CALABRESE, 2017). Dentre os autores que abordam estratégias para compreensão do design biofílico e suas possíveis contribuições para o desenvolvimento de projetos, Stephen Kellert, professor de ecologia social, um dos precursores do design biofílico, em parceria com Elisabeth Calabrese elencam atributos objetivos e os categoriza em três grupos, denominadas de experiências biofílicas: a experiência direta com a natureza; a experiência indireta com a natureza; a experiência de espacialidade e posicionamento. Essas, associadas a uma enorme variedade de atributos que implementam as estratégias de projeto. De acordo com Fonseca (2009, p. 6), “a Biofilia é o contato do humano com a Natureza, vai estar diretamente relacionado com a saúde e o bem-estar físico e psicológico”. Surge então a necessidade de um convívio entre ambos, direto ou indireto. Discussões A interação com ambientes agradáveis pode aumentar a calma e a segurança, reduzindo a agressividade e estimulando o entusiasmo (KÜLLER, 1980). A partir dessa perspectiva, conciliando o design biofílico com o uso dos chás é possível identificar efeitos positivos na proposta da criação desta loja. Assim como o chá, o design biofílico apresenta benefícios para saúde e bem-estar do usuário. Como um recurso para se incorporar a natureza aos projetos dos ambientes, satisfazendo a necessidade humana de aproximação aos elementos naturais. O ambiente construído atua diretamente nas percepções de uso do espaço, provocando emoções positivas ou negativas, as quais modificam o significado das experiências (NASSAR, 1994). Na biofilia, quando fala-se em experiência direta com a natureza, se refere ao contato direto com elementos, tais como luz e ar natural, plantas, animais, água, fogo, áreas abertas (clima) e paisagens naturais. A experiência indireta com a natureza se refere ao contato com representações ou imagens de referência, como fotos, quadros, materiais naturais e ornamentação inspirada em formas da natureza. Nesse grupo se encontram também o uso de cores naturais, as simulações de luz e ar natural, a riqueza de informações, as geometrias naturais e a biomimética. A terceira categoria - espacialidade, aborda características espaciais próprias do mundo natural, como espaços que estimulam a aventura ou refúgio, a complexidade organizada, fluxos e circulações, integração das partes com o todo, espaços de transição, além de vínculos culturais e ecológicos com o local. Considerações Finais Os chás e infusões tem lugar de destaque desde a antiguidade, independente da forma de preparo, seja quente ou frio. Sendo ricos em compostos biologicamente ativos que desencadeiam processos metabólicos ou fisiológicos, contribuindo para a prevenção e o tratamento de doenças. Além do intuito principal da loja em proporcionar a venda de produtos utilizados no preparo de chás e infusões, enriquecendo este mercado, também prioriza conceber o bem-estar dos usuários, desencadeando sensações. Associando todos os efeitos benéficos da bebida ao prazer de um ambiente agradável através da introdução do design biofílico. Seguindo os preceitos da biofilia, tendo o contato humano direto com a natureza, de forma natural ou não, direta ou indiretamente, pode levar o indivíduo a despertar sensações emocionais positivas e a diminuição do estresse. Satisfazendo os anseios de uma sociedade que cada vez mais se afasta do meio natural. Referências BROWNING, B.; COOPER, C. Human Spaces: The Global Impact of Biophilic Design in the Workplace. 2015. Disponível em: https://greenplantsforgreenbuildings.org/wp-content/uploads/2015/08/Human-Spaces-Report-BiophilicGlobal_Impact_Biophilic_Design.pdf. CLARKE, J. H. R. et al. Um alerta sobre o uso de produtos de origem vegetal na gravidez. Revista Informa, [S.l.], v. 19, n. 1/2, p. 41-48, 2007. DUARTE, M. R.; MENARIM, D. O. Morfodiagnose da anatomia folicular e caulinar de Camellia sinensis Kuntze, Theaceae. 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Tradução Maria Lúcia Cavinato. São Paulo: Nobel, 1999. STANDAGE, T. A história do mundo em 6 copos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. VALENZUELA, A., B. El consumo te y la salud: características y propriedades beneficas de esta bebida milenaria. Revista Chilena de Nutrición, Santiago, v. 31, n. 2, p. 72-82, ago. 2004.
Título do Evento
3º CONIGRAN - Congresso Integrado UNIGRAN Capital 2022
Cidade do Evento
Campo Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º CONIGRAN - Congresso Integrado da UNIGRAN Capital 2022.
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PORTO, Ana Carla; OLIVEIRA, Maurício Nascimento de. LOJA COM ENGAJAMENTO BIOFÍLICO ESPECIALIZADA NO COMÉRCIO DE CHÁS.. In: Anais do 3º CONIGRAN - Congresso Integrado da UNIGRAN Capital 2022.. Anais...Campo Grande(MS) Rua Abrão Júlio Rahe, 325, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conigran2022/498950-LOJA-COM-ENGAJAMENTO-BIOFILICO-ESPECIALIZADA-NO-COMERCIO-DE-CHAS. Acesso em: 16/05/2025

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