TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM ESTUDOS DE NEUROIMAGEM ESTRUTURAL E FUNCIONAL

Publicado em 04/08/2021 - ISBN: 978-65-5941-292-1

Título do Trabalho
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM ESTUDOS DE NEUROIMAGEM ESTRUTURAL E FUNCIONAL
Autores
  • Hadassa Andrejeski Pacheco
  • ROBERTA BIANCA LOURENCONE LINDENBERG
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Biomedicina
Data de Publicação
04/08/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conigran2021/362573-transtorno-do-espectro-autista-em-estudos-de-neuroimagem-estrutural-e-funcional
ISBN
978-65-5941-292-1
Palavras-Chave
transtorno do espectro autista; autismo; neuroimagem; ressonância magnética.
Resumo
Introdução: A fusão de transtorno autista, transtorno de Asperger e transtorno global do desenvolvimento no Transtorno do espectro autista (TEA) foi implementada para melhorar a sensibilidade e a especificidade dos critérios para o diagnóstico de TEA e para identificar alvos mais focados de tratamento para os possíveis prejuízos específicos observados (APA, 2014). O TEA é uma disfunção do desenvolvimento que afeta a comunicação e comportamento, com a presença de déficits sociais de comunicação e comportamentos restritos e repetitivos, com intensidades que vão de leve a grave e que duram a vida toda e é conhecido como um distúrbio de "espectro" porque há uma grande variação no tipo e a gravidade dos sintomas que as pessoas experimentam (WOLFF et al., 2018). Caracterizar a neurobiologia do TEA pode eventualmente levar a melhor diagnóstico e subgrupo clínico, e o desenvolvimento de programas de tratamento direcionados individualmente. Apesar de desconhecida a neurobiologia TEA, alterações da estrutura cerebral parecem estar envolvidas e incluem diferenças no volume cerebral total (volume médio maior em crianças com TEA), bem como alterações do córtex frontal medial e inferior, cingulado anterior, córtex temporal superior, córtex orbitofrontal, e núcleo caudado (POSTEMA et al., 2019). As deficiências sociais predominam entre os principais critérios diagnósticos do TEA. No entanto, é provável que essas deficiências resultem da convergência de diferentes etiologias em um conjunto de fenótipos que atendem a esses critérios de diagnóstico; devido a isso a neuroimagem tem sido útil na identificação de endofenótipos estruturais, neurofisiológicos funcionais e neurocognitivos (MAHAJAN; MOSTOFSKY, 2015). Objetivo: Neuroimagem é uma ferramenta poderosa para estudo in vivo para investigar a estrutura e função do cérebro, nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi revisar as descobertas de estudos de neuroimagem cerebral estruturais e funcionais de pacientes com TEA e suas implicações na compreensão da neurobiologia do TEA. Materiais e métodos: O presente artigo foi realizado através de um levantamento bibliográfico eletrônico na base de periódicos nacionais e internacionais a fim de levantar as referências sobre o tema abordado. Foram usadas, como base de dados, as plataformas Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE). A revisão da literatura narrativa tem como propósito contextualizar para o problema e a análise das possibilidades oriundas da bibliografia consultada. Nesse tipo de estudo, são analisadas as produções bibliográficas em “determinada área [...] fornecendo o estado da arte sobre um tópico específico, evidenciando novas ideias, métodos, subtemas que têm recebido maior ou menor ênfase na literatura selecionada” (NORONHA;FERREIRA, 2000, p. 191). Foram selecionados artigos publicados entre 2006 e 2020 escritos em inglês e português. A fim de limitar a abrangência do assunto, utilizados como critérios de inclusão todos os artigos, independentemente do tipo de estudo, que abordassem temas com as seguintes palavras-chave: transtorno do espectro autista; autismo; neuroimagem; ressonância magnética. Artigos que abordem a classificação do TEA, eletroencefalograma, neuropsicologia ou tratamento foram excluídos da seleção de artigos. Resultado e discussão: A neuroimagem tem o potencial de ajudar a elucidar o desenvolvimento do cérebro em pacientes com TEA, pois a sintomatologia pode estar associada a variações no desenvolvimento neurológico na anatomia, funcionamento e conectividade do cérebro. O exame anatômico estrutural é aplicado para diagnosticar anomalias cerebrais que podem estar implícitas a muitos transtornos de neurodesenvolvimento, contribuindo para uma melhor compreensão das relações entre o cérebro e o comportamento (ECKER; MURPHY, 2014). O exame de RM estrutural (volume e morfologia) fornece vários meios pelos quais os pesquisadores podem delinear mudanças estruturais no cérebro de indivíduos com TEA (CHEN et al., 2011). A imagem por tensor de difusão (DTI) avalia a direção da difusão de água para cada voxel; esta técnica é sensível à perda da integridade da matéria branca e às diferenças de conectividade. Várias características cerebrais foram identificadas durante o período pré-síntomático no autismo, antes do desdobramento dos sintomas diagnósticos do autismo. Essas características neurais são simultâneas com os sinais comportamentais precoces no primeiro ano de vida, seguidas pelo desdobramento dos sintomas diagnósticos no segundo ano de vida, e pela consolidação de sintomas comportamentais totalmente diagnósticos do autismo (SHEN; PIVEN, 2017). Pua e Bowden (2017), observaram através de uma revisão sistemática da literatura, concluíram que dado os desafios únicos na pesquisa do TEA, metodologias padronizadas para validar potenciais marcadores de neuroimagem serão um passo importante para o avanço dos métodos clínicos e de pesquisa para investigar mecanismos etiológicos complexos e fatores de risco subjacentes ao TEA. E continuaram dizendo, que embora anormalidades na estrutura e função cerebral tenham sido implicadas na trajetória do neurodesenvolvimento do TEA, a busca por marcadores de neuroimagem definitivos permanece obscurecida por achados inconsistentes ou incompatíveis, sendo necessárias pesquisas futuras. Conclusão: Através do estudo realizado percebemos que é de grande importância o avanço de estudos nessa área, pois auxilia no diagnóstico precoce, dessa forma faz com que amigos e familiares se conscientizem sobre o assunto relacionados ao TEA, e assim o indivíduo com essa comorbidade receba tratamentos adequados, conforme suas necessidades. Podemos observar que os aspectos morfológicos do cérebro podem afetar no comportamento e desenvolvimento da pessoa autista. A previsão de resultados diagnósticos usando dados de neuroimagem na infância pode ser uma promessa para o avanço da prática clínica. Referências Bibliográficas AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). DSM-5: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed Editora, 2014. CHEN, R., JIAO, Y., HERSKOVITS, E. Structural MRI in Autism Spectrum Disorder. Pediatric Research, v. 69, p.63–68,2011. Disponível em: <https://www.nature.com/articles/pr9201195#citeas>. Acesso em: 18 de março de 2021. ECKER, C.; MURPHY, D. Neuroimaging in autism--from basic science to translational research. Nat Rev Neurol, v. 10, n. 2, p. 82-91, 2014. MAHAJAN, R.; MOSTOFSKY, S. H. Neuroimaging endophenotypes in autism spectrum disorder. CNS spectrums, v. 20, n. 4, p. 412, 2015. NORONHA, D. P.; FERREIRA, S. M. S. P. Revisões de literatura. In: Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000. POSTEMA, M. C. et al. Altered structural brain asymmetry in autismo spectrum disorder in a study of 54 datasets. NATURE COMMUNICATIONS, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1038/s41467-019-13005-8>. Acesso em: 07 set. 2020. PUA, E. P. K.; BOWDEN, S. C. Autism spectrum disorders: Neuroimaging findings from systematic reviews. Research in Autism Spectrum Disorders, v. 34, p. 28-33, 2017. SHEN, M. D; PIVEN, J. Brain and behavior development in autism from birth through infancy. Dialogues Clin Neurosci, v. 19, n. 4, p. 325-33, 2017. WOLFF, J. J.; JACOB, S.; ELISON, J. T. The journey to autism: Insights from neuroimaging studies of infants and toddlers. Development and psychopathology, v. 30, n. 2, p. 479-95, 2018.
Título do Evento
2º CONIGRAN - Congresso Integrado UNIGRAN Capital 2021
Título dos Anais do Evento
Anais do 2º CONIGRAN - Congresso Integrado Unigran Capital
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PACHECO, Hadassa Andrejeski; LINDENBERG, ROBERTA BIANCA LOURENCONE. TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM ESTUDOS DE NEUROIMAGEM ESTRUTURAL E FUNCIONAL.. In: Anais do 2º CONIGRAN - Congresso Integrado Unigran Capital. Anais...Campo Grande(MS) Unigran Capital, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conigran2021/362573-TRANSTORNO-DO-ESPECTRO-AUTISTA-EM-ESTUDOS-DE-NEUROIMAGEM-ESTRUTURAL-E-FUNCIONAL. Acesso em: 01/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes