A CIDADE E SEU PORTO - CORUMBÁ/MS

Publicado em 04/08/2021 - ISBN: 978-65-5941-292-1

Título do Trabalho
A CIDADE E SEU PORTO - CORUMBÁ/MS
Autores
  • Giovane Chaparro
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Arquitetura e Urbanismo
Data de Publicação
04/08/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conigran2021/361048-a-cidade-e-seu-porto---corumbams
ISBN
978-65-5941-292-1
Palavras-Chave
Cidade, Porto, Traçado Urbano, Sintaxe Espacial.
Resumo
Introdução: Apresentamos uma reflexão sobre a constituição e a transformação do espaço intraurbano da cidade de Corumbá, no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, com enfoque sobre a configuração urbana, sua expansão e os resultados oriundos desta relação junto ao conjunto edificado, especialmente no que se refere ao conjunto urbano tombado como patrimônio histórico – o Porto Geral. Adota-se a ótica conceitual da Teoria da Sintaxe Espacial também conhecida como a Teoria da Lógica Social do Espaço para a compreensão dessa expansão, analisada em sua estrutura espacial por meio de representações diacrônicas de períodos de desenvolvimento urbano a partir da implantação do Porto Geral, os quais revelam alterações em acessibilidade topológica e permitem discutir relações entre configuração espacial da cidade como um todo estruturado e forma e usos da arquitetura, à luz da noção de movimento natural e demanda socioeconômica no processo de desenvolvimento e expansão. Objetivo: O objetivo norteador da investigação é compreender por meio da aplicação da Teoria da Sintaxe Espacial, as características configuracionais urbanas e as relações espaciais da cidade com seu conjunto urbano tombado, no início e fins do século XX (anos de 1914 e 2000). Desenvolvida por Bill Hillier e seus colaboradores da Universidade de Londres, a Teoria da Sintaxe Espacial (SE ) foi criada em fins dos anos de 1970 e, pretende descrever a configuração do traçado e as relações entre espaço público e privado através de medidas quantitativas, as quais permitem entender aspectos importantes do sistema urbano, tais como a acessibilidade, permeabilidade e a distribuição de usos do solo. A SE nasce da observação da cidade em busca do entendimento da integração dos aspectos físicos e das interações sociais que ocorrem em seus domínios. Com base nestes aspectos, utilizaremos desta teoria, como meio pelo qual poderemos obter os dados referenciais que nos ajudaram a compreender e comprovar a relação da cidade e seu patrimônio cultural, ora preservando-o ora abandonando-o. Nossas bases de estudo foram elaboradas conforme as configurações oriundas com base no sistema viário da cidade nos períodos em destaque, entendendo que as intersecções das vias e as conexões geradas entre os caminhos constituirão o que chamaremos de configuração urbana. Utilizaremos das categorias de análise da Teoria da Sintaxe Espacial para compreender o desempenho da estrutura urbana em vários aspectos, sendo o principal a relação forma/espaço. A configuração urbana, assim, se constitui num sistema de permeabilidades e barreiras que interfere nas relações sociais, inibindo ou incentivando movimentos que resultam em possibilidades de encontro, controle e acessibilidade, por exemplo. Potenciais centralidades, espaços mais integrados ou acessíveis, hierarquias de lugares são alguns dos resultados esperados para confrontarmos diacronicamente. Com base na análise configuracional por meio da Sintaxe Espacial, subdividimos a pesquisa em duas etapas: (1) Coleta e sistematização da informação quanto ao desenho urbano, baseado nos planos da cidade dos anos de 1914 e 2000 (início e fins do séc. XX); (2) Análise configuracional através da elaboração e processamento dos mapas axiais dos períodos mencionados; Metodologia: Tomamos como metodologia de pesquisa a Teoria da Sintaxe Espacial, conhecida também por Teoria da Lógica Social do Espaço, foi desenvolvida em Londres por Bill Hillier e colaboradores, nos anos 1970, na University College London (HILLIER; HANSON, 1984). Esta teoria iniciou-se a partir da observação da cidade e da integração dos aspectos físicos e de todas as interações sociais que ocorrem em seu espaço urbano. Aborda as relações do espaço urbano considerando a configuração da malha viária como determinante nos movimentos sociais e urbanos. Como ferramenta para a compreensão das relações abordadas pela Sintaxe Espacial (SE), utilizaremos do suporte analítico e técnico do software Depthmap®, o qual contribuirá para a eficácia do processamento dos dados, a análise e compatibilização das informações e aspectos configuracionais da estrutura urbana. Resultados: Apresentamos os resultados obtidos através do processamento dos mapas axiais por meio do software Depthmap®, ferramentas norteadas pela Teoria da Sintaxe Espacial, destacamos os aspectos relevantes conforme as variáveis analisadas, por meio de gráficos e mapeamentos correlacionados. Conclusão: Conforme aponta Hillier (1999) com os mapas axiais, constatou-se o deslocamento e a expansão do núcleo integrador da estrutura viária, formado pelo conjunto de vias mais bem conectadas na trama urbana, que costuma coincidir com o perímetro do centro urbano ativo, definido como a área onde se concentra a maior e mais diversa quantidade de usos. Esta afirmativa se aplica a cidade de Corumbá/MS, principalmente no se refere ao deslocamento da malha viária no sentido Sul e Leste, a partir de meados do século XX (entre 1950 a 1960) quando ocorre a implantação da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e a fábrica de cimento na divisa com o município de Ladário, com isso o comércio fluvial não é a única opção de transporte e escoamento da produção local. O vetor de crescimento avança neste sentido e o comércio varejista que antes estava próximo ao Rio Paraguai, nas Avenidas General Rondon e Manoel Cavassa, passa a ocupar a “cidade alta”, o que o mapa de conectividade comprova destacando a Avenida Porto Carreiro, via de ligação direta com a RFFSA como a via de maior conexão na malha viária. Ao comparar os mapas axiais de 1914 e 2000, nota-se o reflexo deste processo de ocupação e expansão urbana sofrido pela cidade, alterando significativamente o comportamento da lógica social do espaço e resultando na contida “iminente” da perda dos valores patrimoniais construídos. Principalmente aqueles remanescentes do período do apogeu sócio econômico da região interior do Brasil, a qual está associada às conquistas da Coroa Portuguesa e também a comunicação com a Bacia do Prata, o que desejamos nos aprofundar com o projeto de pesquisa. Ressaltamos os seguintes pontos relacionados ao processamento dos mapas axiais processados com o apoio do software Depthmap®, seguindo a Teoria da Sintaxe Espacial: ? A expansão urbana é gradativa e compreende um aumento gradativo da malha viária e em contraponto a diminuição do comprimento das linhas em função das limitações impostas pelo sítio físico; ? O traçado regular contribui para uma boa percepção da malha urbana, a conectividade se mantém em níveis elevados caracterizando uma articulação do sistema, muito próximo dos sistemas melhores articulados que são os das cidades da América Latina e Estados Unidos; ? A Integração Global (HH Rn) revela que com o deslocamento do núcleo de integração a partir do núcleo histórico para a região sul e leste da cidade diminui a integração e fragmenta o traçado, concentrando os fluxos nos pontos de maior conexão e interligação da malha viária; ? Com relação à Integração Local (HH R3), destacamos com a análise dos mapas, que no primeiro período 1914, Corumbá detinha uma forte integração local, com alta presença de linhas vermelhas concentradas em toda malha urbana. Essa tendência é interrompida em 2000, onde se destaca apenas algumas vias no sentido Norte-Sul como de maior integração local; ? Como resultante da relação entre Integração Global (HH Rn) e Integração Local (HH R3) a Sinergia diminui em função da perda da conexão entre os dois fatores; ? A facilidade na percepção da cidade é medida pela Inteligibilidade o que no caso de Corumbá, em virtude da fragmentação da malha viária devido à ruptura do tecido pelas barreiras naturais dificultam a apreensão do sistema como um todo; Concluímos que a metodologia da Sintaxe Espacial é extremamente eficiente no processo de percepção da configuração espacial urbana e mesmo não possuindo maior conhecimento sobre dada ocupação urbano, pode se apreender a essência das relações espaciais e sociais de um dado sistema. E no caso de Corumbá vem ao encontro com todos os fatores históricos, econômicos e sociais passados no decorrer da expansão urbana. Referências Bibliográficas: ARRUDA, Ângelo M. V. História da Arquitetura de Mato Grosso do Sul: origens e trajetórias. 1ª Ed. Campo Grande, MS: A.M.V.Arruda, 2009. AYALA, S. Cardoso e Simon F. Álbum Gráfico do Estado de Mato Grosso. Corumbá e Hamburgo, 1914. CORRÊA, Valmir Batista, CORRÊA, Lúcia Salsa e ALVES, Gilberto Luís. Casario do Porto de Corumbá. Campo Grande: Fundação de Cultura do Estado de MS, 1985. GRESSLER, Lori Alice e VASCONCELOS, Luiza Mello. Geografia do Mato Grosso do Sul. São Paulo: FTD, 2005. GUIMARÃES, Acyr Vaz. Mato Grosso do Sul, sua evolução histórica. Campo Grande: UCDB, 1999. HILLIER, B. Centrality as a process. In: SPACE SYNTAX SYMPOSIUM, 2., 1999, Brasília. Proceedings…Brasília: UnB, 1999. p.6.1-6.20. IBGE. Enciclopédia dos Municípios Brasileiros. Vol. XXXV Rio de Janeiro, 1958. ITO, Claudemira Azevedo. Corumbá: A Formação e o Crescimento da Cidade. São Paulo/SP, 1992. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo – USP.
Título do Evento
2º CONIGRAN - Congresso Integrado UNIGRAN Capital 2021
Título dos Anais do Evento
Anais do 2º CONIGRAN - Congresso Integrado Unigran Capital
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CHAPARRO, Giovane. A CIDADE E SEU PORTO - CORUMBÁ/MS.. In: Anais do 2º CONIGRAN - Congresso Integrado Unigran Capital. Anais...Campo Grande(MS) Unigran Capital, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conigran2021/361048-A-CIDADE-E-SEU-PORTO---CORUMBAMS. Acesso em: 16/05/2025

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