DESAFIOS DO ENFERMEIRO NO PLANEJAMENTO REPRODUTIVO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Publicado em 04/08/2021 - ISBN: 978-65-5941-292-1

Título do Trabalho
DESAFIOS DO ENFERMEIRO NO PLANEJAMENTO REPRODUTIVO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Autores
  • Alexsânia Letícia Santana Lopes
  • Karina Alvarenga Ribeiro
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
04/08/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conigran2021/360992-desafios-do-enfermeiro-no-planejamento-reprodutivo--revisao-integrativa-da-literatura
ISBN
978-65-5941-292-1
Palavras-Chave
Atenção Primaria à Saúde; Saúde da Mulher; Planejamento Familiar; Enfermagem.
Resumo
Introdução: O estudo focou-se no programa do Planejamento Reprodutivo (PR) que abarca o cuidado da mulher, porém, mais precisamente sobre os desafios enfrentados pelo profissional enfermeiro, que tem dentre suas atribuições desenvolvidos no serviço oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) o comprometimento com a saúde do indivíduo, família e comunidade. Com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) o PR, engloba ações que representam o planejamento da vida reprodutiva, bem como a promoção da igualdade de gênero e autonomia das mulheres garantido pela lei 9.263/96 os direitos iguais de constituição pelo homem pela mulher ou pelo casal tendo como preferencial o atendimento na Estratégia Saúde Família (ESF) (BRASIL, 1996; BRASIL, 2010). O desenvolvimento dessa pesquisa justifica-se pela oportunidade do profissional enfermeiro como um dos componentes essenciais do desenvolvimento do PR na ESF, o mesmo é quem faz o primeiro contato com o usuário, esse contato tem como objetivo fortalecer a promoção, prevenção, recuperação e cura dos indivíduos. (SOUZA; LOPES; BORGES, 2014). O PR é uma das atividades mais importantes de prevenção para a saúde coletiva, proporcionando ao mesmo decidir de forma consciente e voluntária o número e o intervalo de tempo para a concepção de filhos (BRASIL,2002). Objetivo: Descrever com base na literatura cientifica os desafios enfrentado pelo profissional enfermeiro na implementação do Planejamento Reprodutivo. Metodologia: Essa pesquisa tratou-se de uma revisão integrativa da literatura, utilizando como questão norteadora: Quais são os desafios enfrentados pelo profissional enfermeiro durante a assistência ao planejamento reprodutivo?. Sendo utilizadas as seguintes etapas: identificação do tema e questão de pesquisa, critério de inclusão e exclusão, definição das informações extraídas, avaliação, interpretação e apresentação dos resultados (MENDES et al,2008). Foram utilizados como critério de inclusão: artigos na integra dos últimos 10 anos no ano de 2001 a 2021, pesquisa do Brasil, com textos completos disponível. Exclusão: Artigos pesquisados em outros Países, dissertações e teses, anais de eventos, livros e artigos que não respondessem de modo significativo a questão norteadora. As bases de dados utilizadas para a composição da amostra deste estudo foram: Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Literatura-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde (LILACS), e Scientific Electronic Library Online (ScieELO). A busca ocorreu no mês de março de 2021 em quatro etapas: A primeira etapa foi a realização das associações dos descritores nas bases para a definição da escolha dos operadores booleanos. A segunda etapa foi a busca e seleção sobre a temática. A terceira etapa foi a literatura de título e resumo para elencar os estudos e a exclusão posterior de artigos duplicados. E na quarta etapa foi a inclusão e exclusão por textos completos dos artigos. Resultados: A análise desses revelou que somente nove atendiam aos critérios de inclusão estabelecidos para a responder à questão norteadora da pesquisa sendo cinco artigos na base LILACS, um na BDENF e três na SciELO. Dentre os nove artigos encontrados para responder à questão norteadora, tornou -se evidente que apenas três estudos eram dos últimos cinco anos e os seis artigos restantes eram dos anos de 2006, 2011, 2014, 2015 e 2016. Notou-se que na base de dados LILACS os artigos encontrados eram direcionados as ações dos enfermeiros na assistência juntamente com os desafios e estratégias no PR, na base BDENF destacou-se sobre o atendimento do PR e na base de dados SciELO foi mais enfatizado a importância do profissional e seus resultados. Dessa forma, pode-se perceber que os profissionais que se destacaram no desenvolvimento das pesquisas analisadas foram odontólogo, farmacêuticos, enfermeiros, mestres e docentes em enfermagem, mestre em saúde coletiva, médico e sociólogo. Porém o índice maior de profissionais que desenvolveram a temática proposta no estudo com 66,7% foram os profissionais enfermeiros. Discussão: Os resultados deste estudo demonstraram os desafios enfrentados pelo profissional enfermeiro durante a assistência ao Planejamento Reprodutivo ,para a construção do conhecimento em relação à temática, este estudo foi separado por categorias utilizando a identificação das expressões e situações em maior grau de frequência encontradas nos artigos que foram premissas para a análise de acordo com o objetivo proposto para a resolução da questão norteadora, a saber: Modelo impeditivo para a Integralidade em Saúde e a Profissionalização x Educação Permanente em Saúde. Modelo impeditivo para a Integralidade em Saúde: Conforme os estudos encontrados para essa categoria sobre a integralidade em saúde, proporcionou-se a falta de organização do programa, tornando-se algo impeditivo para a continuidade a assistência. Nessa perspectiva Almeida et al (2016) traz que a ausência ou desconhecimento de normas, protocolos fidedignos e problemas de dimensão organizacional dos serviços dificultam a assistência de forma integral ao PR, refletindo na qualidade e autonomia do profissional enfermeiro. Percebe -se que a efetividade para implementação da concepção para os usuários está debilitada, dificultando ao mesmo o direito de planejar e conceber uma gravidez desejada. Atualmente o PR é visto pela população como um meio de contracepção, procurando o atendimento somente para a utilização de métodos contraceptivos para evitar ter filhos. Silva et al (2014) relata que a dinâmica da assistência está caracterizada de forma fragmentadas, com resoluções mais rápidas e práticas, ocasionado pela falta de continuidade, irregularidade de métodos e a falta de profissionais. Com isso dificultando no comprometimento de rotinas de ações educativas, a continuidade de uma assistência mais qualificada, acolhimento preventivo, assim não proporcionando a integralidade a população adscrita. A falta de proximidade e adesão com o público adolescentes é outro utensílio para a continuidade da implementação a assistência do PR, onde Almeida et al (2016), relata que essa dificuldade está ocasionada porque os adolescentes estão distantes da ESF. Os adolescentes procuram a ESF de forma curativista e não de forma preventiva, chegando no atendimento para resolução de uma doença instalada, principalmente as IST´s ou com uma gravidez indesejada. Percebe-se que O PR está direcionado para o perfil materno-infantil, não conseguindo acolher essa população de forma integral. Com início sexual cada vez mais precoce, é fundamental a orientação do profissional enfermeiro sobre os direitos sexuais, e sobre os cuidados preventivos, sendo exigido pelo profissional a criação de estratégias e atividades educativas direcionado a essa população.Para tanto a fragilidade no processo para a efetividade com os princípios da integralidade em saúde ao PR, está organizado de forma vertical pouca articulada e coordenada de forma secundaria, sendo inserida em outros programas como materno-infantil, pré-natal, e não sendo direcionado exclusivamente aos direitos sexuais e reprodutivos (SANTOS; FREITAS, 2011).Profissionalização x Educação Permanente em Saúde: O profissional enfermeiro na ESF atribui competências e habilidades para o PR, garantindo aos cidadãos os direitos reprodutivos e promovendo a promoção, prevenção e recuperação. Entretanto para estabelecer uma boa assistência são necessários vários fatores funcionais. O profissional enfermeiro ressalta dificuldades em realizar uma assistência mais qualificada, sendo marcadas por algumas lacunas (PAIVA et al., 2019). O profissional enfermeiro enfrenta desafios em estabelecer estratégias e meios inovadores no PR. Para Flores et al (2017) as ações não são estabelecidas como é preconizado pelo Ministério da Saúde, onde o mesmo traz que o trabalho do enfermeiro é promover ações educativas sendo elas de forma grupais e individuais, acolhimento aos usuários, informações de concepção e contracepção, ampliando à saúde integral a população. As atividades educativas para serem concretizadas precisam contar com recursos de infraestrutura, salas especificas, matérias disponíveis e educativos de boa qualidade, para que o enfermeiro conseguia elaborar estratégias que possa alcançar a participação da população nos encontros em grupos ou individuais no programa. Para tanto as dinâmicas em grupo está enfraquecida, onde o profissional enfermeiro não consegue realizar com o público alvo as ações educativas, por falta de participantes e estrutura física. Para Luiz et al (2015) na prática os princípios da atenção básica como coordenação, continuidade e integração dos cuidados ainda não são expressivos para visibilidade assistencial ao PR, ocorrendo certas limitações que restringem a garantia do programa. Percebe-se para que ocorra de forma funcional a implementação da qualidade da assistência conseguindo alcançar a população adscrita para o PR, são necessários vários fatores em conjuntos para estabelecerem a realização do programa de forma fidedigna e integral. Conclusão: Identificar na literatura brasileira científica os desafios enfrentados pelo profissional enfermeiro em sua assistência no Planejamento Reprodutivo proporcionou a identificação das potencialidades e fragilidades existentes no programa.Nesse sentido foram encontradas certas limitações no cotidiano de trabalho dos enfermeiros em relação ao PR, tendo como modelo impeditivo, a sobrecarga de tarefas, a falta de profissionais, irregularidades da utilização dos métodos, profissionais não capacitados e a precariedade da infraestrutura. Quanto a esses achados conclui-se que o PR não ocorre de forma como é preconizado pelas políticas públicas de saúde. Tal desenvolvimento não depende somente do profissional enfermeiro e por necessitar de outros profissionais é necessário empreender a realização da gestão dos serviços de saúde em conjunto com os profissionais inseridos no PR e assim utilizar de ferramentas que articulam as práticas educativas como processo prioritário ao entendimento dessa população. Destaca-se por fim que o programa precisar ser articulado de maneira mais horizontal, de forma que os direitos reprodutivos não sejam fragmentados, e não sendo inseridos de maneira verticalizada. Todavia esse estudo visa contribuir como aprimoramento para o atendimento da assistência de enfermagem no Planejamento Reprodutivo abrindo novas oportunidades para estudos futuros. Referências: ALMEIDA, M.P.; MELO, M.C.P.; SILVA, L.S.; SANTOS, A.D.B. Atenção Em Saúde No Planejamento Reprodutivo: Atitudes E Práticas De Enfermeiros. Revista Enfermagem UFSM, v.6, n.2, p. 270-280, abr./jun.2016. BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010. ______________Ministério da Saúde. Secretaria da Política de Saúde. Assistência em planejamento familiar: manual técnico/secretaria de políticas. Área Técnica de Saúde da Mulher. 4. ed. Brasília: Ministério de Saúde, 2002. ______________Lei 9.263, de 12 de janeiro de 1996. Regula o 7º do art. 226 da Constituição Federal, que trata do planejamento familiar, estabelece penalidades e dá outras providencias. FLORES, G.T.; LANDERDAHL, M.C.; CORTES, L.F. Ações De Enfermeiras Em Planejamento Reprodutivo Na Atenção Primária À Saúde. Revista Enfermagem UFSM, v.7, n.4, p.643-655, out./dez.2017. MENDES, K.D.S; SILVEIRA, R.C.C.P; GALVÃO, C.M. Revisão Integrativa: Método de Pesquisa para a Incorporação de Evidências na Saúde e na Enfermagem. 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Título do Evento
2º CONIGRAN - Congresso Integrado UNIGRAN Capital 2021
Título dos Anais do Evento
Anais do 2º CONIGRAN - Congresso Integrado Unigran Capital
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LOPES, Alexsânia Letícia Santana; RIBEIRO, Karina Alvarenga. DESAFIOS DO ENFERMEIRO NO PLANEJAMENTO REPRODUTIVO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA.. In: Anais do 2º CONIGRAN - Congresso Integrado Unigran Capital. Anais...Campo Grande(MS) Unigran Capital, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conigran2021/360992-DESAFIOS-DO-ENFERMEIRO-NO-PLANEJAMENTO-REPRODUTIVO--REVISAO-INTEGRATIVA-DA-LITERATURA. Acesso em: 19/07/2025

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