DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO CUIDADOR NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA

Publicado em 04/08/2021 - ISBN: 978-65-5941-292-1

Título do Trabalho
DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO CUIDADOR NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA
Autores
  • Raquel Belarmino Pinheiro
  • Maura Figueira
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
04/08/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conigran2021/358196-desafios-e-potencialidades-do-cuidador-nas-instituicoes-de-longa-permanencia
ISBN
978-65-5941-292-1
Palavras-Chave
Saúde do Idoso; Instituição de Longa Permanência do Idoso; Modelos de Assistência à Saúde.
Resumo
Introdução: O Brasil envelhece de forma rápida e intensa. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população idosa brasileira é composta por 29.374 milhões de pessoas, totalizando 14,3% da população total do país, sendo que a expectativa de vida em 2016, para ambos os sexos, aumentou para 75,72 anos, sendo 79,31 anos para a mulher e 72,18 para o homem (IBGE, 2018). Esse crescimento representa uma importante conquista social e resulta da melhoria das condições de vida, com ampliação do acesso a serviços de saúde preventivos e curativos, avanços da tecnologia médica, ampliação da cobertura de saneamento básico, aumento da escolaridade e da renda, entre outros determinantes sociais. Portanto este estudo tem como questão norteadora: Como ocorre a atuação dos profissionais de saúde nas instituições de longa permanência no processo do cuidado ao idoso? Objetivo: Demonstrar os desafios e potencialidades do profissional cuidador nas instituições de longa permanência no cuidado e qualidade de vida do envelhecimento ativo do idoso. Metodologia: Trata-se de um estudo que é caracterizado por uma revisão integrativa da literatura sobre os desafios e potencialidades enfrentadas pelo cuidador para manter o idoso ativo no processo do envelhecimento dentro das instituições de longa permanência. Para sistematização da revisão integrativa seguimos as seguintes etapas: Identificação do tema, das questões de pesquisa e dos objetivos; definição das bases de dados e os critérios para inclusão e exclusão; definição das informações a serem extraídas e categorização; avaliação dos estudos incluídos na revisão, interpretação dos resultados; apresentação da revisão e síntese do conhecimento (FIGUEIRA et. al, 2018). Para a busca dos artigos foram selecionados termos dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Realizaram-se combinações entre os descritores selecionados com estratégias de busca usando o operador booleano “and” visando resultados mais significativos: Saúde do Idoso; Instituição de Longa Permanência do Idoso; Modelos de Assistência à Saúde. A coleta dos artigos foi realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) para acesso à Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e a Base de Dados em Enfermagem (BDENF). Buscou-se na base Scientific Electronic Library Online (SciELO) de maneira separada. A busca ocorreu em abril de 2021, sendo selecionados artigos publicados no período de 2016 a 2021, disponíveis em português e que tratassem sobre a temática. Na primeira etapa da pesquisa foram encontrados 7.143 artigos na BVS, seguindo a busca nas bases de dados específicas: LILACS - 431; BDENF - 156; SCIELO - 118. Na segunda etapa foi realizada a filtragem da base/língua portuguesa/período: LILACS - 124; BDENF - 45; SCIELO – 57; após realizado a leitura dos títulos: LILACS - 28; BDENF - seis; SCIELO – 12; e dos resumos: LILACS - 16; BDENF - três; SCIELO - três e, por fim, dos artigos na íntegra. Resultados: Foram selecionados oito estudos para esta pesquisa. Verificou-se que quatro dos artigos referem a importância na qualidade de vida do idoso, no conceito global, com domínio de autonomia e independência dentro das instituições de longa permanência. E dois dos estudos, estão relacionados à capacidade funcional e as potencialidades e limitações, avaliando que os idosos nestas instituições apresentam um déficit de planejamento de ações interdisciplinares pelos profissionais voltados ao cuidado. Outros estudos tratam sobre o convívio no contexto em que estão inseridos, sobre práticas educativas estimuladoras, ou seja, possibilidades de estímulo à capacidade ativa. Discussão: Durante a realização da pesquisa podemos identificar artigos, em diferentes bases de dados, que contemplam as questões iniciais do estudo e fornecem subsídios para fomentar esta discussão. Neste processo o profissional cuidador, bem como o enfermeiro, deve enfatizar e privilegiar as práticas educativas em saúde e a capacidade de intervenção no contexto no qual o idoso se insere, como possibilidade de mudança de sua realidade e melhoria na qualidade de vida e na saúde. O ambiente deve proporcionar a escuta ativa, a inserção da família, as relações interpessoais entre os idosos e outras ações devem ser estimuladas sempre, pois o idoso institucionalizado demonstra solidão, isolamento, tristeza e isso pode comprometer as atividades a serem desenvolvidas nesse ambiente. O ambiente em que o idoso está institucionalizado deve proporcionar atividades que facilitem e proporcionem ao máximo a independência e a possibilidade do autocuidado, sem privá-lo ou restringi-lo de executá-las (MACEDO et al, 2018). logo, faz-se necessário que os gestores e os profissionais de saúde que acompanham os idosos planejem uma assistência de qualidade à população idosa internada nas instituições de longa permanência. visando reduzir os possíveis danos causados pelas incapacidades físicas proporcionando um envelhecimento ativo à população idosa internada nessas instituições. As dependências apresentadas por idosos acompanham a idade avançada causando a institucionalização do idoso, e com isso, possivelmente a necessidade da equipe multiprofissional para estabelecer estratégias de promoção à saúde postergando o desenvolvimento de doenças e de agravos das morbidades (SILVA et al, 2017). Ressalta-se que os cuidados realizados por equipe multiprofissional quando voltados a proporcionar ao idoso ser mais efetivo e eficaz, individualizado/singular, favorece a autonomia e a independência do idoso dentro da instituição, objetivando a melhora na qualidade de vida com medidas preventivas e educativas. As maiores causas identificadas para a institucionalização dos idosos foram os fatores de longevidade, as fragilidades, o desenvolvimento de patologias degenerativas e o comprometimento da autonomia (BASSLER et al (2018). Outro achado positivo para a qualidade de vida do idoso é o papel da família, mas a maioria não retorna para visitá-los, delegando os cuidados apenas à instituição. Assim é essencial que as instituições de longa permanência realizem atividades e rotinas que amenizem o sofrimento causado pelo abandono familiar. As ações realizadas, tais como a promoção de saúde, a possibilidade de fala ao outro e a escuta, indicaram melhora na disposição da convivência interna na instituição, ocupação do tempo livre que na maioria das vezes é ocupada apenas com cuidados relacionados ao asseio pessoal, alimentação e medicação (MASSI et al, 2020). No contexto demonstrou-se que atividades dialógicas podem ser aplicadas por profissionais de saúde favorecendo o desenvolvimento de ações de caráter interacional, por meio das escutas e da fala dos idosos melhorando o relacionamento entre eles. O estímulo da autonomia permite aos idosos manterem-se produtivos e participativos dando-lhes satisfação e capacidade de gerir a vida. Nesse contexto, o enfermeiro se coloca como responsável pela aplicação das atividades como educador com a possibilidade de mudança na realidade e melhoria na qualidade de vida e saúde (CLARES, BORGES e FREITAS, 2018). Conclusão: Os estudos demonstraram que há déficit do profissional enfermeiro no cuidado ao idoso nas instituições de longa permanência, sendo o cuidado realizado por profissionais técnicos e auxiliares de enfermagem e/ou cuidadores. Os profissionais realizam o cuidado somente nos horários estabelecidos de alimentação, medicação e higiene pessoal, sem estabelecer rotinas no cuidado do idoso institucionalizado, visando o curativismo e não a promoção de saúde. Este trabalho foi importante para demonstrar a necessidade da equipe multiprofissional nas instituições de longa permanência visando o envelhecimento ativo com a melhoria da qualidade de vida dos idosos institucionalizados e assistidos de forma integral.
Título do Evento
2º CONIGRAN - Congresso Integrado UNIGRAN Capital 2021
Título dos Anais do Evento
Anais do 2º CONIGRAN - Congresso Integrado Unigran Capital
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PINHEIRO, Raquel Belarmino; FIGUEIRA, Maura. DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO CUIDADOR NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA.. In: Anais do 2º CONIGRAN - Congresso Integrado Unigran Capital. Anais...Campo Grande(MS) Unigran Capital, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conigran2021/358196-DESAFIOS-E-POTENCIALIDADES-DO-CUIDADOR-NAS-INSTITUICOES-DE-LONGA-PERMANENCIA. Acesso em: 22/06/2025

Trabalho

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